sábado, 24 de março de 2012

Ponto de vista



O estudo da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação atual. Este estudo nos possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão.



O estudo da educação a partir de um contexto histórico é importante, pois nele estão juguladas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.



Portanto, é importante também resgatar a história da educação, para que possamos abranger a época moderna, somente através do estudo conhecemos o passado e percebemos a necessidade da reflexão compreendendo assim o presente.


Todo educador comprometido, precisa conhecer esse contexto histórico da Educação para que de fato possa agir e conduzir seus alunos em busca de uma Sociedade melhor fundamentada em uma pedagogia consistente, não só no sentindo, de preparar o indivíduo para se enquadrar no sistema social, mas sim fazer com que de forma crítica e consciente participe do processo social, político e educacional, sendo ele, o protagonista de sua história; cidadão capaz de se atuar integralmente numa lógica social, econômica e educacional que pode ser superada.

Nenhum comentário: