sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto Quem Canta Seus Males Espanta - Dia Mundial da Agua






Interdiciplina _ Ciencias Geografia , Lingua Portuguesâ




Planeta Água
(Guilherme Arantes)



Água que nasce na fonte
Serena do mundo e que abre
Um profundo grotão.
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam
a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias e
Matam a sede da população.
Águas que caem das pedras, do véu das cascatas,
Ronco de trovão.
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos,
no leito dos lagos.
Água dos igarapés onde Iara mãe d’água
É misteriosa canção.
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água na chuva alegre arco-íris sobre a plantação, gotas de água da chuva,tão triste
São lágrima na inundação.
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão.
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, planeta Água.(3 vezes)
Água que nasce na fonte
serena do mundo e que abre
um profundo grotão,
água que faz inocente riacho
e deságua na corrente do ribeirão,
águas escuras dos rios que levam
a fertilidade ao sertão,
águas que banham aldeias e
matam a sede da população
águas que movem moinhos
são as mesmas águas que
encharcam o chão e sempre
voltam humildes pro fundo da terra,.
Pro fundo da terra
Terra, planeta água(3 vezes)



Ilustre o seu texto:

1.Quais as utilidades da água citadas na música?

.............................................................................

2.Que outras utilidades a água possui?

.............................................................................

3-.Imagine como seria a vida na Terra sem a água. Faça um desenho para ilustrar essa situação:

4.Quem alimenta os rios?

.............................................................................

5.Quais as utilidades do rio?

.............................................................................

6.Como podemos comparar um rio com o corpo humano?

.............................................................................

Você sabia...
...que 97% de toda a água é salgada, imprópria para beber e para ser utilizada na agricultura?
...que a água doce não está distribuída igualmente no planeta?
...que a América do Sul possui o maior estoque de água fluvial do mundo?
...que a Ásia, o maior dos continentes e o mais populoso, possui menos recursos hídricos que o continente sul- americano?

10.As palavras mundo e profundo, são palavras que rimam. O texto possui outras palavras que rimam. Procure esses pares e escreva abaixo:

............................................................................
11.Circule a sílaba tônica das palavras abaixo:

Água – profundo – lagos – humildes – virar

12. A sílaba tônica de cada palavra já está sublinhada, classifique as palavras quanto à tonicidade usando os numerais:
( 1 ) oxítona ( 2 ) paroxítona ( 3 ) proparoxítona

( ) lágrima ( ) água ( ) igarapés

( ) canção ( ) cascatas ( ) inocente

( ) grotão ( ) planeta ( ) população.

( ) evapora ( ) fontes ( ) profundos

13. Pesquise no dicionário o que significa a palavra grotão:
............................................................................
14.Circule no texto todos os verbos.

15. Complete as palavras com M ou N:

fo....te mu.....do profu.....do

inoce....te corre.....te banha......

mata....... tra....quilas o.....de

nuve.....s pla....tação inu....dação

16.No texto existem várias palavras com AO, pesquise e escreva abaixo:
............................................................................
17. Troque o que estiver sublinhado por pronomes:
A água nasce na fonte.
............................................................................
A água move moinhos.
............................................................................
Iara é misteriosa canção.
...........................................................................
O sol evaporou a água.
............................................................................


18.A palavra águas está no plural.

Classifique as palavras abaixo em ( s ) singular ou ( p ) plural:

( ) água ( ) riachos ( ) lagos

( ) chuva ( ) moinhos ( ) terra

( ) fontes ( ) cascatas ( ) trovão

19.Reescreva as frases passando-as para o plural:
A água banha a aldeia.
.............................................................................
Dorme tranqüila no leito do lago.
.............................................................................
20.Complete cada frase acrescentando um adjetivo:
A água do lago é.......................................
A água do rio estava ................, por isso não nadei.
A água da piscina era..................................


21.Em que tempo verbal está a frase?
A água abriu um profundo grotão.
.............................................................................
A água da fonte será limpa pela prefeitura.
.............................................................................

Nenhum comentário: