segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tipos de texto: Convite






Como é bom recebermos um convite de alguém, não é mesmo?
Vamos aproveitar esta alegria para tratarmos de um assunto referente ao convite: sua linguagem.
Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.
Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem. você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?
Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!
* O primeiro passo é preencher o envelope com os dados do remetente (a pessoa que envia) e do destinatário (a pessoa que recebe).
* O vocativo – É a pessoa a quem nos dirigimos para enviar o convite. Neste caso devemos estar atentos quanto ao pronome de tratamento que usaremos. Como por exemplo, no caso de uma pessoa mais íntima, é permitido o uso de uma linguagem mais informal.
Mas quando tratar-se de alguém que não temos muita convivência, ou uma autoridade, o pronome deverá adequar-se à situação de uso.
* Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.
* Por último vem a despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS- APRENDENDO A ESCREVER UM CONVITE


1-LEIA  CONVITE ABAIXO:


OLÁ COLEGAS!

CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.


LOCAL: SALA DE AULA.
HORA: 14 HORAS
DIA: 5 DE SETEMBRO.
SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!

ANA.

AGORA RESPONDA:

QUEM ESCREVEU ESTE CONVITE? _________________________________________________________________________

QUEM RECEBEU O CONVITE? _________________________________________________________________________

DE QUEM É O ANIVERSÁRIO? _________________________________________________________________________

ONDE SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________

QUE DIA SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________

Faça esta atividade junto com as crianças. Mostre no convite ampliado onde estão localizadas as informações.

Atividade 3 – Diferenciando o bilhete do convite:
Professor(a), reproduza em tamanho A3 um modelo de convite e outro de bilhete. Peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.
Atividade 4 – APRESENTAÇAO TEATRAL DOS ALUNOS DO QUARTO ANO A
Divida toda a turma em 4 grupos.
Dois grupos precisam fazer uma :  LISTA  DOS CONVIDADOS
Os outros dois grupos precisam escrever um bilhete VERIFICANDO ,DIA LOCAL E HORARIO
Deixe o cartaz de modelo disponível para as crianças e ajude-as a escrever os bilhetes e os convites.
Faça as correções e depois escreva os bilhetes e convites, um a um, no quadro, pedindo que comentem se estão corretos: o que falta, o que não está adequado a esse gênero textual, se há alguma palavra grafada de maneira incorreta etc.
Por ultimo os envelopes e a entrega
*******************************************************************

Atividade 5 – ampliando a habilidade de leitura e escrita:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) COMPLETE AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO:
CON_____TE
ANIVER_____RIO
BILHE______
FES_______
DIVER_______DO
AU_____
HOS______TAL
COME_____RAR
______TEMBRO
BE_____

2) ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E LEIA UMA A UMA EM VOZ ALTA:
_________________________________________ _________________________________________
_______________________________________
_________________________________________ _________________________________________


3)  ESCREVA AGORA UM CONVITE A UM COLEGA DA SALA PARA IR A SUA CASA:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Avaliação   
Observe:
1) A criança consegue identificar informações simples do texto;
2) A criança é capaz de ler sozinha palavras canônicas( consoante-vogal, como bebê e Carolina), ou reconhecer globalmente palavras que vê com maior frequência(mamãe, hora, aula)?
3) A criança consegue diferenciar um bilhete de um convite? Quais são os aspectos que a criança mais destaca relativos à semelhança e diferenças entre esses dois gêneros?
4) Demonstrou, na produção escrita, que compreendeu quais são as informações que precisam estar em um convite?

Nenhum comentário: