segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acompanhando etapas do Projeto INTERDISCIPLINAR

 "A educação para a paz garantiria a harmonia do homem com a natureza por meio de um desenvolvimento sustentado e a harmonia entre os seres pelo espírito de solidariedade entre os homens e suas nações...A noção de paz positiva surge da compreensão mais ampla e profunda da própria violência. É uma abordagem transformadora que visa rechaçar todas as formas de violência e não apenas a guerra entre nações e violência física entre indivíduos , mas também aquela instaurada na própria estrutura social e inserida na própria política externa das nações.A paz positiva ,além da ausência de guerras , compreende o bem-estar da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser humano.Este 'estar bem' passa necessariamente pela conquista concreta dos direitos humanos fundamentais:Alimentação , habitação , educação , cultura , lazer , liberdade de expressão , meio ambiente saudável..."

Objetivos

*Refletir sobre diversos tipos de violência, como:contra crianças, animais, os idosos, a mulher,contra pessoas de opção sexual diferente,contra pessoas de raças diferentes,contra a natureza,contra os direitos do cidadão,contra o bem público,contra o bem particular,...outros descritos
*Refletir sobre os momentos em que é praticada a violência , seus desencadeadores;sobre os locais onde há atos de violência.
*Desenvolver a sensibilidade para a percepção de todas formas de violência que provocam sofrimento no ser humano;
*Ampliar o conceito de paz como oposição a tudo que fere a dignidade humana em sua integridade física , psicológica e social :
*Conhecer as causas históricas e sociais nas mais diversas situações que provocam a violência : desigualdades sociais , preconceitos , cultura autoritária , individualismo , intolerância , destruição do meio ambiente;
*Estimular o cultivo de valores como: democracia , igualdade , liberdade , solidariedade , tolerância , respeito ao meio ambiente e aos bens , públicos e privados.
*debater sobre :o que é a paz;quem pode promover a paz;como me sinto em um ambiente violento;quais fatores são gerados pelos atos violentos em determinadas situações(como campos de futebol, bares, estádios de futebol...);quais contribuições eu dou para que se modifique esta perspectiva;como tenho promovido o entendimento quando me deparo com situações de conflito

Estimular a compreensão de que:
*Há diferentes maneiras de se promover a paz , desde a paz interior , a paz no ambiente em que vivemos(escola , família , bairro) , a paz no planeta...
Cada cultura , assim como cada diferença deve ser respeitada para manter o equilíbrio em nossa sociedade
*Meus atos influenciam no meio em que vivo
*A paz é uma necessidade de nossa sociedade e do planeta
*Cada um pode disseminar a paz com ações individuais
*A manutenção da vida no planeta depende da paz


Conteúdos PROJETOS : QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
                                           MEIOS DE COMUNICAÇAO
                                           PAZ PARA TODOS NÓS


Português:Oxítona , paroxítona e proparoxítona , letra maiúscula , concordância verbal, graus do adjetivo, pontuaçõa , produção de texto;
Teatro:Representação de diferentes situações , expressões faciais , oralização

Música: Diferentes ritmos , melodias e letras
Matemática:Porcentagem , fração , experessões numéricas, medidas , quatro operações , histórias matemáticas
Ciências:O homem e a natureza: O homem e suas relações com o meio , sua interferência e as consequências ; àgua e solo
Geografia: Vegetação do Rio Grande do Sul, bacias hidrográficas do Sul , fronteiras do Rio Grande do Sul
História: A chegada dos portugueses ao Brasil, A relação dos índios e do homem branco , a interferência do homem branco na cultura indígena
Cidadania: O bem público e o bem particular, administração do bem público e sua manutenção, os impostos.
Os recursos materiais serão:
Retroprojetor , data show , filme em dvd, video do Youtube , livro de história , recortes de jornais e revistas, uso do laboratório de informática para explorar o 'google earth' , mapas, materiais recicláveis, filme em cinema, livros diversos.
As práticas:
Serão realizadas atividades de debate sobre situações de conflito
Hora do conto(Se mamãe não voltar para casa?)
Confecção de materiais com sucata(símbolos para paz no planeta)
Análise de textos(manifesto pela paz, versão para crianças)
Reportagens , crônicas , produção de texto em grupo , duplas e individualmente
Reflexão sobre o filme 'Azur e Asnar' , interpretação oral e escrita do filme e debate sobre o tema central
Produção de uma música com o tema paz

Relaxamentos
Reflexões sobre a música 'Quero te dar a paz..." (padre Zeca)
A paz ( Gilberto Gil)
Elaboraçao de um projeto de paz, por parte dos alunos ,a ser aplicado por cada um na escola , na família , na rua , no bairro..., onde cada aluno será responsável por promover a paz, cultivando em si , e estimulando os outros a cultivar a " paz"
Avaliação;
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades , sua participação , suas contribuições positivas , suas colocações e questionamentos durante os debates. Também serão avaliados em sua postura nas diferentes situações e locais , sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo. Ao final de cada quinzena será feito um trabalho de avaliação coletiva sobre as atividades , a postura dos alunos e o comprometimento na prática das tarefas.
Professores Envolvidos :
Educaçao fisica,Rodrigo Oliviere
Artes Leticia
Classe  Rosane.


Nenhum comentário: