domingo, 7 de agosto de 2011

Projeto Ensinando Valores Humanos ( Contem comigo)






“Quem não serve para servir não serve para viver”.

‘Teo’ significa Deus e ‘filo’, amigo. Juntando, temos ‘Teófilo: amigo de Deus’. E o que é Deus para a Educação em Valores Humanos? Deus é virtudes, e quanto mais você desenvolve virtudes mais amigo de Deus - mais Teófilo - você fica. Esse selo significa que você e/ou sua empresa, escola, casa etc, estão contribuindo para melhorar o mundo, melhorando o homem, através do desenvolvimento dos valores humanos, ajudando assim a construir uma cultura de paz, em nossa cidade, através da metodologia da Educação em Valores Humanos.

“Temos que ser a mudança que queremos ver no mundo”

A metodologia da Educação em Valores Humanos, é composta de 5 técnicas, são elas:

1- Citação
2- Histórias
3- Meditação
4- Canto em grupo
5- Dinâmicas de grupo



Todas essas técnicas, quando utilizadas, de forma correta, contribuem para o desenvolvimento, dos Valores Humanos. Podem ser utilizadas, isoladamente, nas escolas, faculdades, casas, lojas, repartições publicas, empresas, prédios, Tv, rádios, prisões, igrejas, bares, restaurantes, lanchonetes, clinicas, consultórios etc. Fazendo uso de pelo menos uma dessas 5 técnicas em seu estabelecimento de trabalho, ou casa, você passa a ser um parceiro do, Projeto Teófilo Otoni capital Mundial dos Valores Humanos. E recebendo, inclusive o selo “Eu sou Teófilo”, podendo usá-lo, em impressos, ou afixá-lo no próprio estabelecimento



“Teófilo Otoni, lapidando pedras e agora lapidando gente”.

A Educação Verdadeira deve simultaneamente, preencher a cabeça com conhecimento e o coração com virtudes, para isso é preciso desenvolver virtudes, lapidando assim, nossos defeitos, imperfeições de caráter.

Mas enquanto família e escola continuarem limitando a idéia de educação como: apenas adquirir conhecimento, priorizando a aquisição de informação em detrimento da formação do caráter, ou seja, desenvolvimento de virtudes, valores humanos, como bondade, compreensão, amor, solidariedade, verdade, bom humor, coragem, humildade, tolerância, paz, alegria, etc. Estaremos na verdade, dando “asa para cobra”. Formando pessoas inteligentes, com grande conhecimento intelectual, mas com coração ruim, tristes e com comportamentos violentos, ajudando, a construir, assim uma humanidade, cada vez mais violenta e infeliz.

A violência, a maldade e infelicidade humana têm aumentado, em todo o mundo de maneira geral.

Apesar do grande avanço tecnológico que a humanidade conseguiu atingir, podemos perceber que nosso verdadeiro avanço foi externo, porque internamente ainda estamos na idade da pedra, pois em pleno séc. 20 ainda estamos resolvendo nossos conflitos com a guerra, com a morte! O que fazer? Nada? Sim há muito que se fazer, para haver paz no mundo é preciso haver paz dentro das pessoas, para haver paz dentro de nós é preciso, desenvolver virtudes, valores humanos, lapidando nossos defeitos. Desse modo temos a garantia de que a inteligência, o conhecimento intelectual, o dinheiro do ser humano, não serão usados para o mal e/ ou de uma maneira egoísta e sim de maneira altruísta, para o bem da humanidade.

“Os valores forjam o caráter e o caráter define o homem”.

O PROJETO TEÓFILO OTONI, CAPITAL MUNDIAL DOS VALORES HUMANOS, tem uma solução eficaz e eficiente, para mudar esse triste quadro e o rumo da nossa cidade, e ainda servir de exemplo, para as demais cidades do Brasil e até mesmo do mundo. Não devemos e nem podemos ficar de braços cruzados, pois devido à lei da entropia para as coisas piorarem não é preciso esforço algum, é só a gente ficar sem fazer nada que naturalmente as coisas pioram. E mais, se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos receber o que sempre recebemos, é preciso fazer algo diferente para termos um resultado diferente.

“A vela só se mantém acesa se o combustível, cera, se der ao desgaste, sejamos, pois ceras”.

Teófilo Otoni, já é a capital mundial das pedras preciosas e semipreciosas, somos conhecidos no mundo todo pela existência e lapidação dessas pedras, agora está na hora de sermos conhecidos no mundo todo, também pela transformação, lapidação de pessoas, a partir da implantação, da metodologia da Educação em Valores Humanos. Em escolas e faculdades públicas e particulares, empresas, comunidades, bairros, favelas, lares, micro, pequena e grandes empresas, comércios, prisões, polícia civil e militar, repartições públicas etc., desenvolvendo em nossa cidade uma cultura de paz, que efetivamente, contribua para a diminuição da violência nas escolas, ruas, bairros e lares etc. transformando, definitivamente.

Teófilo Otoni na Capital Mundial dos Valores Humanos, a capital da paz.

Com o objetivo de conscientizar a população de Teófilo Otoni, sobre o que é a verdadeira Educação, e colocá-la em pratica aqui em nossa cidade, e com isso fazer um ajuste de rota na educação, de Teófilo Otoni, Minas Gerais e até mesmo do Brasil, há 6 anos, foi idealizado e vem sendo desenvolvido , por Izabel Ribeiro.

O Projeto Teófilo Otoni Capital Mundial dos Valores Humanos, Que tem como Meta transformar Teófilo Otoni, Na Capital Mundial dos Valores Humanos, fazendo de nossa cidade um modelo para todo Brasil e o mundo, mostrando como deve ser, e como se faz, a verdadeira educação, que é aquela que molda o caráter e seus resultados positivos, para a comunidade, como a diminuição e controle da violência, e construção de relações humanas mais harmoniosas e felizes.

Para atingir o objetivo, do projeto, já vem sendo trabalhado, através de palestras que conscientizam sobre a importância dos valores humanos, e ensinam como desenvolve-los em nós e em nossos filhos. Esse trabalho tem sido feito junto a professores de escolas públicas e particulares, pais, enfim todos os segmentos de nossa comunidade. A metodologia da Educação em Valores Humanos, não é religião, é uma metodologia sistematizada, que consiste no uso de cinco técnicas, são elas: citação ou provérbios, histórias, meditação ou sentar em silêncio, canto grupal, e atividade integracional. Que podem ser utilizadas, juntas ou separadamente. A aplicação das técnicas dessa metodologia visa o desenvolvimento dos Valores humanos.

“A educação atual está penas informando, a verdadeira educação deve transformar o ser humano através do desenvolvimento de virtudes em seu coração, tornando-o bondoso e compassivo, afim de que sua inteligência seja usada para um fim benéfico para si e para a humanidade, dessa maneira, a escola passa a ser, um local de avanço para humanidade”.

“Não vá dormir pensando que uma idéia é impossível, pois você pode ser acordado pelo barulho de alguém que a executa”.

Nenhum comentário: