sexta-feira, 15 de março de 2013

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB




 A Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394/96 no cap. 5 “Da Educação Especial” assegura aos alunos com necessidades especiais o direito ao acesso e permanência na escola regular,
Quando for possível, em decorrência das condições específicas dos alunos. Para os alunos com necessidades educacionais especiais, asseguram-se currículos, métodos, técnicas, recursos e terminalidade específicos, bem como professores especializados e capacitados.( lamentavelmente esse quando for precisso e complicado de um processo de muita peregrinação .
Como mãe de uma filha da inclusão me sinto ate mais a vontade pra fazer alguma colocações .Alei e muito filosófica mais de pouquíssima aplicação ainda.Sonhamos com dias melhores com uma visão mais ativa mais inovadora em todos os sentidos . Na Educação Inclusiva, portanto, constituiu-se uma mudança radical na política educacional, já que essa decisão demanda uma completa reestruturação nas ações de gestão e nas ações educacionais do sistema todo. O sistema educacional que se pretende inclusivo tem muito que se adequar a realidade a diversalidade dos alunos  que necessitam ser assistidos .
Desacato aqui : Capítulo V da LDB n. 9394/96
Capítulo V Da Educação Especial
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidadede educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
§ 3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de
inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem pg. 2Políticas e Práticas de Inclusão como para aqueles que apresentam uma habilidade
O Destaco
 prever e prover, em suas prioridades, os recursos humanos e materiais necessários à educação na diversidade, assegurando respostas educativas adequadas às necessidades educacionais de todos os seus alunos (inclusive os que apresentam necessidades educacionais especiais),em seu processo de aprender...Deixo no ar onde pegrunta onde esta garantido o cumprimento dessa ?? Conclusão com realto pessoal|:
Estamos melhores que no passado sem duvida; mas em passos lentos na o sei se de fato quantos  professores estão comprometidos como essa inovação necessária como essa visão carinhosa e direcionada a esses alunos que tem o direito garantido mas que lamentavelmente nas maiorias das escolas não ocorre como a lei garanti,
Consigo percerber profissionais com boa vontade emas sem nenhum respaldo pedagógico político. Enfim caminhamos em passos lentos .
Agora importante ressaltar que esse caminhar já e um passo importante eu diria um bom começo ainda que lento,

Caminhamos para mundo mais justo com mais respeito as difernça com menos preconciito onde saibamos nos aceitar sem medo de se feliz.
Isso tbm faz  oaret da revoluçao educacional tao consonhando tao idealizada.


prof RosaneAparecida Ribeiro

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