domingo, 17 de março de 2013

IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO INFANTIL ( COGNITIVO E EMOCIONAL)


A_  Como você percebe que a criança é tratada na educação infantil.
Entende-se criança como um ser diferente do  adulto, diferenciando na idade, na maturidade, além de  ter certos comportamentos típicos. A infância vinha tem sendo um  objeto de pouca preocupação pela sociedade atual que desconsidera seu valor e potencial para o desenvolvimento sadio e  integral do ser humano e sua melhor inserção na sociedade.
O reconhecimento da criança enquanto sujeito  de direitos já não é tão recente, data da promulgação da  constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em que a educação da infância é proposta por meio de creches e pré-escolas que possam desenvolver integralmente a criança, segundo a LDB nº 9394/96, em
Organizar situações de aprendizagem adequadas à criança de quatro a seisanos a partir da compreensão de que vivem um processo de ampliação deexperiências com relação à construção das linguagens e dos objetos de c onhecimento, considerando o desenvolvimento, em seus aspectos afetivo,físico, psico-social, cognitivo e lingüístico (MEC/SEMTEC, 2000, p. 73)
B_Quais as ações escolares indicam esta percepção?
- A (o) professora ouve a criança? Em quais momentos?
- Ela deixa a criança expor suas dúvidas, medos e anseios? Como você percebe isso?
- Ela é vista como um sujeito de direitos e deveres? Dê algum exemplo disso.

Há que se reconhecer e assumir que o direito da criança é compromisso e responsabilidade do Estado da família e da sociedade, uma vez que os processos  educativos ocorrem em espaços de inteiração  humana,mas profissional e intencionalmente devem ser atendidos em instituições para tal fim ,respeitando a etapa educacional definida enquanto educação Infantil. Portanto, muito há o que se fazer para que os direitos educacionais da criança possam de fato se tornar realidade e atingir a qualidade necessária para obter sucesso em sua finalidade.
As competências prioritárias a serem desenvolvidas pelo professor são aquelas do pensamento reflexivo. Significa dizer que de nada servem teorias de aprendizagem se estas não ajudam a identificar as dificuldades reais das crianças
Agora vamos a pratica embora a lei seja bonita e muito filosófica .
Bom o que percebo é que profissionais da educação ainda se confundem com meros cuidadores se objetivos se estratégias  pré definidas.
Na verdade me perdoe aquelas que são serias e que preciso acreditar que seja a maioria ainda que escondidas. Encontramos muita gente brincando de ensinar motivo esse que nossos gestores também brincam quando assunto é remuneração.
Lamentavelmente trabalhamos com medo ,medo de dar atenção a realidade de nossos alunos afinal elas nos colocariam  em uma situação de risco,
O medo de nossos pequenos são simplesmente ignorados vamos brincar vamos jogar bola mas não vamos verbalizar os absurdos que cada um carrega e que certamente trará um prejuízo cognitivo e afetivo nas próximas series.
Ei pessoalmente não consigo delegar a culpa apenas aos gestores ao governo que ai esta mas compartilho com meus colegas que usam o termo não ganho pra isso , não me envolvo com isso , a isso vem de casa isso e problema de policia.
Temos que assumir todos os problemas toda a criança que fazemos calar e o adulto rebelde de amanha, todo aquele que negamos nossa atenção nosso carinho e pra isso não se perde p profissionalismo  não muito pelo contrario com isso preservamos o que temos de mais sagrado a paixão o amor pela aprendizagem pelo crescimento constante .
Cada vez que ignoramos tais sentimentos contribuímos para que a sociedade continue mais desigual, que nossos alunos não tenham condições plenas tais como os da rede privada.
Lamentavelmente encerro dizendo que o professor  que atende a rede publica e o mesmo que atende a privada e onde esta a diferença??
Meus caros bastam prestar um pouquinho atenção  um certo sorriso nos rosto uma gesto lá outro cu lá e toda criança emite um som ainda que suave já nas redes hum eles crescem eles começam a ter voz quando encaminhados para conselho de escola para conselho tutelar.
Esse processo inicia-se na educação infantil  mesmo sem que muitos os percebam.


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