sexta-feira, 15 de março de 2013

Abordagens do processo Ensino e Aprendizagem



Considerando que o processo de ensino e aprendizagem tem sido visto como forma integrada à sociedade-cultura, as suas crenças e valores dominantes em uma determinada época, faz se necessário conhecer e analisar  referenciais teóricas desse processo em quatro aspectos relevantes: escola, aluno, professor e o processo de ensino aprendizagem.
 As abordagens do processo de análise em questão são : abordagem tradicional, abordagem comportamentalista.
( deixando para um segundo momento a abordagem humanista, abordagem cognitivista e a abordagem sociocultural embora todas estejam interligadas  e sejam presentes dentro das mencionadas  Tradicional e Comportamentalista)

De acordo com Mizukami (1986, p.1), para entendermos o processo educativo, faz-se necessário refletir sobre seus diferentes aspectos: “É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto as dimensões humanas quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural”.

Entende-se por abordagem tradicional a prática educativa caracterizada pela transmissão do conhecimento, essa tarefa cabe essencialmente para o professor em situações de sala de aula, agindo independentemente do interesse do aluno.
A escola é vista como um lugar que prepara o indivíduo para a sociedade, reconhecido como o lugar ideal para a aprendizagem, um lugar com rígidas normas disciplinares. O processo de ensino e aprendizagem obedece a uma sequencia lógica dos conteúdos, esses são baseados na cultural universal, nelas predominam aulas expositivas, de mera fixação dos exercícios.
  O aluno é um ser receptor, ele recebe as informações, o conhecimento pronto e são apenas receptores passivos só repassam o que recebem, não analisam, não questionam, só repetem e memorizam o que o professor diz, o professor na abordagem tradicional é considerado o detentor do saber e o aluno tem em questão só “decorar” pra ganhar nota e não interagir com o professor com os alunos.
Nessa abordagem os alunos são tratados de maneiras iguais como se eles não fossem diferentes, diferentes na hora de entender, diferentes nas duvidas no processo de aprendizagem.
O processo educacional é visto como individualista nessa abordagem, pois não possui trabalhos de cooperação entre os alunos. Aos alunos são apresentados apenas os resultados do processo, para que sejam armazenados por eles, levando-os a um ensino dedutivo, sendo que ao aluno cabe apenas a memorização, tratando-se, pois, de ideias selecionadas e organizadas impostas a eles.
 Ao professor cabe o papel de transmissão de certos conteúdos que já são predefinidos, sendo um mediador entre cada aluno e aos modelos culturais impostos, inexistindo interação entre os alunos e o próprio professor.
O destaque nessa abordagem não é colocada no aluno, mas na intervenção do professor, para uma garantia de aquisição do patrimônio cultural.

Abordagem comportamentalista: O homem é produto do meio , ele que tem que se adequar a sociedade, a educação não só transmite o conhecimento como também comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades básicas para o controle do mundo/ambiente . A escola é que promove as mudanças em seus alunos, adquire novos comportamentos ou modifica aqueles que já existem, os alunos são estimulados pelos professores. Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.

A educação não deverá apenas transmitir conhecimentos, mas também comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades básicas para o controle do mundo/ambiente, seja ele cultural social etc., implicando tanto na aquisição de novos conhecimentos como na modificação dos já existentes. Os comportamentos desejados dos alunos serão instalados e mantidos através de elogios, notas, prêmios, reconhecimento, prestígio etc..
A aprendizagem será garantida pela sua programação, onde cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem, de forma que o desempenho do aluno seja elevado ao máximo, permitindo aprendizagens individualizadas como em grupos, e também variações de ritmos de aprendizagem, métodos e materiais de estudo variados, respeitando o ritmo próprio de aprendizagem de cada aluno.
Faz-se necessário que o educador, além de compreender as questões teóricas metodológicas do tema, efetive uma radical transformação em sua prática pedagógica. É importante a adoção de uma nova concepção do ato de avaliar, expressando-se em atitudes concretas de observar, analisar, decidir e, principalmente, intervir cotidianamente no processo do ensino e aprendizagem. Percebo que  traçar um paralelo entre tais concepções  é também uma oportunidade de rever  a trajetória pedagógica de cada um.
Acredito na auto avaliação do docente  revendo  as praticas de  pedagógicas num todo, onde  o visão da avaliação do aluno também atinge uma outra dimensão muito maior do que  a prevista num a visão tradicional.
Afinal permitimos e garantimos  desenvolvimento de muitas outras habilidades e competências  incluindo  a  inteligência\ emocional nas suas diferentes áreas do saber d e do construir . Para tal e necessário novas estratégias postura , planejamento  há de se propor um conjunto de ações pedagógicas que facilitem o processo que garantam a todos oportunidades para tal.

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