segunda-feira, 25 de março de 2013

Entrevistas com educadores de instituições diferentes




 Em entrevista realizada em duas escolas diferentes; uma particular e outra da rede municipal  pude perceber  pontos diferentes dentro da concepção de Educação Infantil.
Embora as dois professores entrevistadas mostrassem conhecimento sobre RCNEI   percebi que nas respectivas respostas a visão do que venha ser de fato a função da educação infantil  é a mesma embora cada uma  de um enfoque diferente sobre o cuidar dentro da educação infantil.
 Não ficando clara a consciência do triple da educação infantil uma vez que a
 alfabetização possui o caráter emancipatório, por compreender a dimensão da história de vida da pessoa, de suas experiências e cultura, bem como da fundamental importância da apropriação dos códigos e culturas das esferas dominantes, o que para as crianças dos anos iniciais corresponde à aquisição da palavra escrita como ferramenta de apropriação de seus direitos.

 Acredito que este estudo venha a contribuir com as políticas públicas no que diz respeito à definição de conteúdos da língua materna para crianças do, bem como auxilio a professores que atuam nessa faixa etária, principalmente, favorecendo  a aprendizagem de forma a contemplar suas necessidades, considerando as brincadeiras, o desenho, a linguagem oral e escrita como fundamentais à sua formação
Para um dos entrevistados o brincar é apenas um brincar uma forma de passar as horas afinal são alunos de um comunidade carente onde a única preocupação dos pais é que tenham onde deixa-los durante o dia, com essa fala fica claro o ignora do poder que esse brincar tem ou e terá mas a frente.
E importante que todos nós não nos esqueçamos de que “Cuidar e educar são ações intrínsecas e de responsabilidade da família, dos professores e dos médicos. Todos têm de saber que só se cuida educando e só se educa cuidando”.

Já para o outro professor o brincar tem objetivos claros metas, inclusive chegou a usar o termo Brincar é uma coisa muito seria aqui.
Percebi uma compreensão maior do que se faz e do que se espera dentro da educação infantil. A criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanentemente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
Portanto, neste trabalho faz-se uma reflexão baseada na observação sobre o que consiste o cuidar e o educar, bem como, discute-se as bases do significado de cuidar e educar, ressaltando seu caráter de unicidade, ao invés de dupla tarefa.

“Para cuidar é preciso antes de tudo estar  comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades.
“Disso depende a construção de um vínculo afetivo entre quem cuida e é cuidado”.
(RCNEI –Vol. 1, p. 75, MEC/SEF, 1988

Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
O cuidado preciso considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.

 Observei certo distanciamento um professor entrevistados; e procurei questiona-lo mais sobre sua forma de ver a criança todas as respostas foram claras no sentido de cobrança da família e do meio onde estão inseridos.

Sabemos que a vida na instituição infantil deve funcionar com base na tríade pais-educadores crianças. O bom relacionamento entre esses três personagens é fundamental durante o processo de inserção da criança na vida escolar, além de representar a ação conjunta rumo à consolidação de uma pedagogia voltada para a infância.
Separar o que é dever dos pais e o que é dever do educador pode significar a perda de certos momentos de formação e aperfeiçoamento do indivíduo que, em alguns casos, poderão jamais ser vivenciados novamente e acarretar danos em sua vida para sempre.
Finalmente o educador não pode trabalhar somente com o intelectual da criança, não são máquinas sem sentimentos. Em todo momento deve sentir e proporcionar às crianças momentos que lhes façam crescer, refletir e tomar decisões direcionadas ao aprendizado com coerência e justiça, o que não é tarefa fácil.

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