terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Roda de Conversa e Leitura


Conceber a alfabetização na dimensão do letramento possibilita aliar os microaspectos,
comentados anteriormente, com macroaspectos, relacionados com o conhecimento da
organização sintático-discursiva dos textos; conhecimento de instituições, atividades e
situações sociais que são marcadas pela linguagem escrita em diferentes esferas sociais de
conhecimento; de tipos de texto e de suas particularidades e usos, entre outros aspectos. A
aliança entre os microaspectos e os macroaspectos do processo de aprendizagem da
linguagem escrita vem recentemente merecendo a atenção de pesquisadores e professores, já
que se observa uma tendência para se privilegiarem ora alguns aspectos, ora outros. De uma
forma e de outra, conhecimentos importantes para a aprendizagem da escrita são deixados de
lado. Segundo Soares (2004), os processos de alfabetização e de letramento, embora
processos distintos, são interdependentes e indissociáveis. Assim, entendemos que os micro e
os macroaspectos devam ser trabalhados de modo inter-relacionado, já que ambos têm papéis
fundamentais na produção de sentido na leitura e na produção textual – uns não vivem sem os
outros.

Um comentário:

Leticia e Ananda disse...

TUDO MENOS NOS
DINOVO NE
PROFESSORA........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................BEIJO..................................................................................................