domingo, 26 de fevereiro de 2012

Educaçao Fisica um papel importante dentro de um projeto Interdisciplinar


















A Educação Física mexe com o corpo, a afetividade, a sociabilidade, a ética e a sexualidade do aluno



Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
A área de Educação Física fundamenta-se nas concepções de corpo e movimento. Isto é, a natureza do trabalho desenvolvido nesta área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos.
“A Educação Física nas escolas primárias terá por fim [ ...] promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social, [...]” (p.74).
Assim, percebe-se que a Educação Física deve oportunizar ao educando a multiplicidade de suas possibilidades cinéticas, ampliando seu mundo disponível.



Entretanto, algo mais que todos os exercícios físicos, ela é educação, pois através da seleção e ordenamento das atividades o educador busca cumprir seus objetivos educacionais.


Percebo cada vez mais a necessidade da parceria entre professores das diferentes áreas.

È fundamental que haja e que se desenvolva projetos interdisciplinares que comtenplem a necessidade de nossos alunos,e ao mesmo tempo facilite e enriqueça o trabalho pedagogico.




































Nenhum comentário: