domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Interdisciplinar Dicionário




PROJETO "DICIONÁRIO"

E. E. Professor Luis Tadeu Facion

Professora: Rosane Aparecida Ribeiro


JUSTIFICATIVA: A apropriação do sistema da escrita é um processo gradual e cada criança terá seu próprio ritmo. Muitas capacidades deste eixo podem não estar consolidadas logo nos primeiros anos de escolaridade e vão demandar mais tempo. Muitas atividades pedagógicas podem contribuir para o desenvolvimento dessas capacidades pelas crianças, mas o uso do dicionário é imprescindível, e deve ser estimulado já nas primeiras experiências de apropriação do sistema de escrita enfatizando a busca o prazer o desafio. Seu uso de faz necessário dentro de uma projeto transversal e interdisciplinar onde a garantia da aprendizagem plenas nas diferentes áreas do conhecimento.


Objetivo Geral: Incentivar o uso do dicionário como recurso didático, para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta bem como o significado e ampliação de novos vocábulos.

Objetivos Específicos:

*Trabalhar criativamente a ortografia, e a construção de textos, com o aprimoramento do uso do dicionário.

*Possibilitar a apreensão das letras do alfabeto, bem como proporcionar momentos de escrita alfabética.

*Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto.

*Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.

Etapas de execução e desenvolvimento: . As etapas do trabalho realizados durante o ano letivo serão as seguintes: 1- Exploração verbal dos objetivos da aula: Observa-se que com a colocação dos objetivos, ao ouvirem que a atividade sera de produção textual livre .

2- Atividades dentro do temas transversais : Durante a atividade os alunos terão acesso a textos, autores diferentes estimulando-os a pesquisa como a fonte inesgotável de conhecimento, ressalto a importância do mesmo em todas as áreas do conhecimento.( destaque projeto Quem canta seus males Espanta )

3 – Correção individual do texto: Na medida em que os alunos desenvolvam as habilidades na produção textual e na verbalização de idéias a professora pedi para os mesmos uma leitura interpretativa junto com o aluno(a) identificando os sublinhando as palavras com escrita incorretas bem como os significados .

4-Orientação para correção e substituição das palavras sublinhadas: Os alunos serão orientados para reescreverem o texto, realizando a correção das palavras (sublinhadas) escritas de forma incorretas, fazendo uso do dicionário para verificação da escrita correta das mesmas.

Através da experiência a professora problematiza a noção de letramento, propondo a escrita de texto livre e ao mesmo tempo, incentiva a prática da pesquisa em dicionário na escola. Fazendo o que Heath (1982, p. 50) denomina eventos de letramento: “eventos em que a linguagem escrita é essencial à natureza das interações e aos processos e estratégias interpretativas de seus participantes”.

Este relato, onde a professora explora o uso do dicionário em sala de aula, só reforça o que os estudos e as evidências trazidos sobre letramento, ao longo, pelo menos, dos últimos anos, caminham na direção de afirmar que tanto alfabetização como letramento podem ser traduzidos como partes indissolúveis de um mesmo processo, cada qual com suas especificidades. Um ponto básico para fazer essa discussão é compreender que, atualmente, o ensino da alfabetização teria de dar conta das relações fundamentais entre sons e letras, segundo a categorização funcional, gráfica e convencional do sistema alfabético, e desenvolver a consciência fonológica do aluno. Ao mesmo tempo, essas práticas seriam desenvolvidas em contextos reais de escrita e leitura. Esses contextos seriam aqueles em que a utilização da escrita e da leitura, cotidiana ou não, expressassem as práticas sociais, situações reais , onde se enfatize que mesmo com todo avanços tecnológicos o Ler e Escrever continua sendo a principal ferramenta para a aprendizagem da humanidade.




Avaliação: É um processo diagnóstico permanente que auxilia e conduz o desenvolvimento e aprofundamento do projeto nas diferentes áreas. Produto Final: Formação de alunos leitores e pesquisadores altamente estimulados de acordo com o nível do desenvolvimento psicogentetico. Proibido esquecer: “Psicogenético” é o termo empregado para descrever a pedagogia criada a partir das teorias e pesquisas piagetianas. Significa que o processo pedagógico modifica-se sucessivamente, de acordo com o estádio de desenvolvimento mental (psicogênese). O Nível mental da criança é que determina como o professor deve apresentar as situações didáticas, pois, em cada estádio do desenvolvimento a criança tem uma maneira diferente de aprender. Método Psicogenético guia-se por quatro linhas fundamentais:



1. Situação Problema: o contínuo desafio à pesquisa, à descoberta e invenção

2. Dinâmica de Grupo: O grupo é o ambiente mais estimulador, que constrói a solidariedade, preservando a individualidade.

3. Tomada de Consciência: Tomar consciência dos mecanismos que utilizou para realizar uma atividade é sua forma de construir a consciência social.

4. A Avaliação: É um processo diagnóstico permanente que auxilia e conduz o desenvolvimento.



Algumas das inúmeras atividades que deveram ser propostas no decorrer do processo. Atividades com Dicionários

Atividade 1

Produção de dicionário Depois de observarmos cuidadosamente a apresentação dos textos nos dicionários, que tal criarmos um dicionário da turma, com os nomes das crianças, relacionado-os em ordem alfabética? A turma poderia propor descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições, por exemplo, incorporando etimologia, abreviações e outros conceitos importantes.


Atividade 2

Ordem alfabética dos nomes Cada aluno escreve em um papel o nome de outro aluno da classe, aquele que vem logo depois do seu na lista de chamada, sendo que o último da chamada ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. O(a) professor(a) embaralha todos os nomes e depois solicita que os alunos coloquem os papéis em ordem alfabética, colando-os numa cartolina para serem visualizados por todos. Você tanto pode trabalhar com nomes inteiros, quanto com o primeiro ou o último nome, e assim, com estas alternativas, pode repetir o jogo algumas vezes, de maneira diferente.

Atividade 3

Jogo de adivinhação: Cada grupo consulta o dicionário e escolhe uma palavra de uso pouco freqüente. Em seguida, registra no caderno uma definição extraída do dicionário e uma outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada. Afinal, além de consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem tornar as aulas mais alegres e descontraídas.


Atividade 4

Jogo do começo O (a) professor(a) leva para a classe diversos textos — anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas — e solicita aos alunos que encontrem as palavras que começam com a letra A. Os alunos copiam as palavras começadas por A no caderno e depois colocam em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e assim sucessivamente até completar todo o alfabeto. Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas, como no jogo abaixo.


Atividade 5

Campeonato de palavras ou caça-palavras

O (a) professor(a) distribui diversos textos para os alunos, divididos em grupos, e solicita que eles circulem todas as palavras difíceis. Em seguida, cada grupo vai anotar os vários significados propostos para cada uma das palavras circuladas. Depois, os grupos voltam aos textos para discutir qual o significado que se aproxima do contexto em que a palavra foi utilizada. Se houver discordâncias, o problema será resolvido numa plenária maior, com a participação de toda a classe.

Atividade 6

Stop modificado O aluno divide uma folha de papel em branco, em colunas verticais com os seguintes nomes: flores, cores, frutas, meninos, meninas, cidades, carros, etc. Essa atividade também pode ser feita coletivamente no quadro-negro desde o princípio ou no final para visualizar o resultado geral. Em seguida, o(a) professor(a) sorteia uma letra do alfabeto e dá um tempo para cada aluno pensar e escrever (5 minutos para cada letra sorteada), por exemplo a letra A: Amor-perfeito (flor), Amarelo (cor), Abacate (fruta), Amauri (menino), Amélia (menina), Adamantina (cidade) e Alfa Romeu (carro). Quem não conseguir encontrar algum nome começado com A, deixa o local em branco. No final da atividade, cada um soma sua pontuação (pode estipular 5 pontos para os nomes repetidos e 10 pontos para os nomes que não se repetem na folha de outros colegas). Depois de tudo finalizado, os alunos podem juntar todas as folhas individuais e, juntos, organizarem todos os nomes encontrados em ordem alfabética num grande mural.

Atividade 7

Revisão e reescrita de texto

No momento dedicado ao aperfeiçoamento do texto, podemos dividir a turma em grupos e distribuir uma produção diferente para cada um. Um código acertado com a turma — um círculo, por exemplo — indicaria incorreção ortográfica nos textos analisados previamente pelo(a) professor(a). Os grupos teriam um tempo estipulado para conferir a ortografia das palavras circuladas no dicionário e reescrever os textos, focalizando o seu aprimoramento

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida, amo ver vc atuando.Sei que tem sido cansativo e difícil pra vc mas as cçs precisam de uma Ribeira na sala de aula.Ela merecem!!!
Que Deus ilumine seu caminho e seu coração ´pra que vc reflita sempre sua imagem a tds q cruzarem seu caminho.Tiamu!
Bjim minerim!

Unknown disse...

PARABÉNS!!!!! UM TRABALHO MUITO SÓBRIO, PESQUISA ALGO EM QUE PUDESSE ME BASEAR PARA DESENVOLVER COM MEUS ALUNOS DE 2° ANO, E APÓS VÁRIOS TRABALHOS, NÃO DESMERECENDO OS OUTROS, MAS GOSTEI MESMO DESSA EXPERIENCIA. SORTE E SUCESSO!!!!