quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estagio...


Registro aqui meu profundo respeito por essa pratica torna-se sempre enriquecedora.
Ja atuo no magisterio ha quase 29 anos e volta e meia me pego analisando revendo nao so as minha pratica como as dos colegas pois a reflexao levantada nos estagios devem ser trabalhadas dia dia em sala de aula.
Existe um grande mito no campo educacional, que teoria e prática são totalmente diferentes.
 O professor que é o principal responsável pela prática em sala de aula, é quem muitas vezes cria esta diferença.
Muitos dizem \"a teoria é uma, a prática é outra\", concordamos com esta afirmação em partes, pois com certeza teoria e prática são diferentes, mas são aspectos de uma mesma situação, ou seja, ambas caminham juntas.
Como ter a prática sem um embasamento teórico, sem algo em que se apoiar?

E o que dizer da teoria sem a prática?
Muitos são os que acreditam que ser professor é fácil, que simplesmente é só entrar na sala de aula e dar a sua aula, o que é um grande equívoco, pois para quem faz Pedagogia, a responsabilidade ainda é maior, por trabalhar principalmente com crianças do Ensino Infantil e Fundamental do Ciclo I.
É papel do professor mudar esta imagem tão distorcida da realidade, porque só assim terá seu mérito reconhecido.
Através do estágio o futuro professor tem seus primeiros contatos com o ambiente escolar pela perspectiva da escola e do professor, ali ele pode analisar com base nos conhecimentos adquiridos até o momento, como aplicar a teoria à prática.
Este é o maior benefício do estágio, a possibilidade de analisar diversas situações com embasamentos teóricos, que possibilitem desta forma uma futura prática pedagógica consciente

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