segunda-feira, 15 de abril de 2013

Plano de aula -



1. INTRODUÇÃO: 1

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

A diversidade que caracterizam o universo da educação reflete diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento no cotidiano e restrições posturais muito comum que, visando garantir uma atmosfera de ordem e de harmonia, algumas praticas educativas. são necessárias para que a criança com deficiência visual possa movimentar se com segurança
O conhecimento é construído pela criança num complexo indissociável de interações com o meio físico e social, promovido pela ação. Dessa forma, respeitando o seu desenvolvimento, o processo de construção do conhecimento no dia–a-dia, oportunizando situações para a tomada de decisões, escolhas e intercambio dos pontos de vista promovendo a manifestação da autonomia, da cooperação, tão importantes na formação.
Para desenvolver essa autonomia das crianças com deficiência visual, a área de Orientação e Mobilidade trabalha com os sentidos remanescentes, como o tato, olfato, audição, visão residual utilizando técnicas apropriadas e especificas através de brincadeiras e mapas táteis entre outros.

2. CONTEÚDOS:
Matemática
Português

3. OBJETIVOS:
Execução de tarefas reais inseridas no cotidiano;
Abstração dos conceitos exatos sobre dimensões;
Experiências matemáticas da serie progressiva dos cubos de 1 a 10

4. TEMPO:
Podendo variar 1, 2,7 dias etc. Este trabalho implica – ensinar de modo.
reais inseridas no cotidiano;
Abstração dos conceitos exatos sobre dimensões;
Experiências matemáticas da serie progressiva dos cubos de 1 a 10

5. RECURSOS UTILIZADOS:
Aluno x aluno; Professora; Cadeiras; Bengalas; giz, Cubos de madeira, tinta rosa, banquinho,

6. DESENVOLVIMENTO: 2
Educação dos olhos do sentido visual ás dimensões os blocos.
TORRE ROSA
Trata-se de uma série de 10 cubos de madeira, pintados em rosa pálida, decrescendo em tamanho de 10 a 1cm. Os cubos são colocados superpostos, sobre um banquinho (de cor contrastante), formando uma torre. O banquinho com a torre deverá estar em um dos ângulos da sala.
1º Apresentação
A professora deverá convidar a criança a estender um tapete e transportar para ele, um a um, os cubos da torre, sem preocupação de ordem. Os cubos devem ser presos com uma só mão, pela face superior. Mesmo com as maiores, a criança deve esforçar-se por pega-los do mesmo modo, distendendo, bem a mão. Se a criança sentir dificuldade, poderá colocar a mão esquerda por baixo do cubo, a fim de sustentá-lo melhor.
Uma vez que os cubos estiverem espalhados no tapete, a professora sem falar, pega o maior e o coloca a sua frente. Depois, procure o maior que restou no tapete e o superpõe ao anterior, procurando deixar uma mesma distancia em todos os quatro lados, isto é, um deve estar bem ao centro do outro. Continua-se assim, procurando localizar os cubos seguintes, que vão formar uma gradação de 10 cubos, do maior ao menor.
Construída a torre, fazemos a criança sentir que a diferença entre eles.
corresponde, sempre, ao menor, isto é a diferença é constante.
Depois, convidamos a criança a demolir a torre, tirando, um a um os cubos, para refaze-la, agora sozinha. Não interferiremos e se a criança errar, ao menos que use o material desordenadamente.
A criança poderá também dispor o material horizontalmente, formando uma escada, mas sem que isso seja ensinado pela professora.
Quando a criança terminar de trabalhar com a torre, deve recoloca-la no banquinho, partindo do cubo maior, isto é reconstruindo-a.
Depois que a criança trabalhou longamente com a torre, a professora apanhará o primeiro e o último cubo, isolando-os dos demais, e com a lição dos três tempos, dará a nomenclatura de pequeno a grande.
Lições coletivas:
- construção da torre rosa à distância
- aperfeiçoamento dos conceitos de grandeza.
Por exemplo: isolar um cubo e pedir que se complete a série para menos e para mais. O mesmo pode ser feito com 2 ou 3 cubos, para que a criança compara as dimensões.

7. FECHAMENTO DA AULA:
A mão da criança vai executar 2 movimentos importantes: distensão ( sobre os cubos grandes) e pequena pega ( sobre os cubos pequenos).
Percepção da diferença de peso, pois os cubos vão aumentando progressivamente, de um a um centímetro, e como, a madeira é maciça também o peso se modificará.
8. Avaliação:
O aluno será avaliado a partir do reencontro com a situação problema levantada inicialmente, com os comentários feitos sobre o proposto e o realizado, observando constantemente a ampliação do vocabulário e dos conhecimentos em relação às atividades propostas.




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