segunda-feira, 25 de março de 2013

Refletir é APRENDER!



Sala de aula, alunos, rotina, aprendizagem, desenvolvimento infantil, ensino, dificuldades de aprendizagem... Essas palavras estão ecoando na minha memória e isso de forma que me deixa inquieta para refletir, repensar minha ação docente para que essa seja significativa, dotada de relevância para os meus amados alunos... Digo amados porque sei que antes de qualquer coisa tenho que amar o que faço e realizar o que me cabe como professora... Contudo, não quero cair em questões epistemológicas e conceituais sobre o que é o AMOR na Educação, mas o mesmo no sentido de me sentir responsabilizada e compromissada com as minhas atribuições docentes, o que para mim tem que está muito imbuido de amor, respeito e valorização do outro. Assim, mesmo que meu discurso possa cair nas barreiras da cientificidade, continuo a acreditar que sem AMOR nada consigo realizar e nem tampouco Ensinar...
Falando em ensinar, estou em um momento de minha carreira docente muito instigadora, desafiante mas também que me remete muitas expectativas: Lecionar requer atenção e tenho me atentado para cada "pista" que a sala de aula me revela para que minhas experiências sejam relevantes diante desse período formativo! Na verdade estou a aguardando minha aposentadoria e me sinto como uma iniciante cheia de expectativas , inquieta doida pra ver as coisas acontecerem. Acredito na Revoluçao educacional sonho em poder dar minha contribuiçao nesse processo que mais cedo ou mais tarde sera  inevitável.
Sei e conheço de uma autora renomeada da Educação Infantil, Maria Lúcia Machado, que PRÉ-ESCOLA É E NÃO É ESCOLA...
 E tenho percebido que a Educação Infantil deve ser um espaço mágico, de descoberta do mundo letrado, das infinidades de possibilidades que o inventar, o criar possibilita à uma criança... 
Creio e por isso  auxiliar meus alunos nesse momento fantástico sendo um exemplo, uma inspiração para os longos anos que eles ainda enfrentarão na escola... Por isso quero encantá-los cada dia mais nesse mistério e fazer com que eles percebam minha intencionalidade... Quero investir na rotina como forma de organização; no calendário como um excelente meio de organização e descoberta do tempo cronológico; dos cantinhos como espaços dedicados para a imaginação; da hora do brincar como um momento em que eles são CRIANÇAS e se divertem, riem e mostre que o bom da vida é ser feliz; nas atividades pedagógicas voltadas para um fazer prático, experiencial, que permita que com meu auxílio que eles se percebam e sejam verdadeiros autores de suas aprendizagens; dinamizar projetos para que a realidades seja analisada e refletida; enfim, estou percebendo que para EDUCAR O OUTRO, EU PRECISO PERCEBER O QUE ESSE OUTRO REPRESENTA NESSA SOCIEDADE... EM QUAIS ESPAÇOS ESSE OUTRO SE ENCONTRA QUE INFLUENCIA SUA APRENDIZAGEM..
Me  percebo mesmo depois de 20 anos na educaçao como uma  como UMA ETERNA APRENDIZ...acredito sempre que hoje estou sou melhor que ontem e menos que amanhã.

Nenhum comentário: