sábado, 25 de agosto de 2012

Resgatando o Patriotismo- (História e Port)



Projeto Interdisciplinar :

 Quem canta seus males espanta  e Dicionario 


Leitura informativa : 

O resgate do patriotismo pela lei 12.031 de 21 de setembro de 2009

No dia 21 de setembro de 2009, o legislador teve seu espírito de patriotismo exaltado. Refiro-me a lei nº 12.031 que entrou em  vigor, tornando obrigatória a execução semanal do hino nacional brasileiro em escolas privadas e públicas de todo o território nacional. É de se enaltecer o legislador ao retomar o espírito de amor a pátria dando tal obrigatoriedade. Veja que é uma forma de trazer a tona o sentimento que há tempos encontra-se adormecido no fundo histórico do país.
O primeiro presidente a decretar que os estudantes brasileiros deveriam ter maior consciência quanto ao seu papel de cidadãos foi Getúlio Vargas em 1936, mas foi no mandato de João Goulart (Jango), que antes de ser deposto incluiu tal matéria, denominada Moral e Cívica ao currículo do ensino médio que também tinha o nome de OSPB, Organização Social e Política Brasileira.
Não acredito que seja uma forma de impor controle ao que hoje é uma das maiores classes existente no Brasil, os estudantes, pois eles, também precisam ter essa noção de cidadania, história, capacidade de indagação, filosofia, construindo assim pensadores que vivam a democracia. Alem da importância de inserção de tal conhecimento aos estudantes, é imprescindível salientar que esses são na grande maioria jovens, que ainda não possuem uma formação superior, estando assim em construção as suas idéias. Torna-se para o governo, ou melhor, para o Estado brasileiro uma tarefa difícil no desenvolvimento da educação, o que sempre foi alvo de críticas por todos, mas ao mesmo tempo é de suma importância, pois, são estes, jovens estudantes a grande massa de votos para consolidação democrática brasileira.
Quem sabe aos poucos não sejam inseridas matérias que ajudem na formação política e até jurídica. Seria uma maneira interessante para somar conhecimento na formação de pessoas com conduta ilibada e aptas ao exercício da vida em sociedade. É um sonho, que sem dúvida alguma começa a se tornar realidade com a lei que entrou em vigor, criando um sentido patriota e de amor nas pessoas que futuramente estarão guiando o país.
Eu acredito fielmente que o legislador ao estabelecer esse projeto de lei, teve como principal preocupação a formação dos estudantes no Brasil. É perceptível tal afirmação. Pois dentre os valores que a sociedade precisa tomar consciência, estão os direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal em seu artigo 5º que a meu ver são as armas do povo contra a tirania e total soberania do Estado. Mas para chegarmos ao conhecimento desses direitos o governo deve contribuir, nem que seja aos poucos, como a obrigatoriedade da lei aqui em discussão. Para construirmos um país mais democrático, devemos mexer nas nossas bases, os estudantes, os jovens, pois tendo essa base uma consciência jurídica e política, teremos mais seriedade na cobrança dos direitos que fazemos jus. Assim, como já dizia o grande filósofo:

"Se a liberdade e a igualdade são essenciais à democracia só podem existir em sua plenitude se
todos os cidadãos gozarem da mais perfeita igualdade política."
Aristóteles - Política (Livro IV, cap. IV).

Projeto Dicionario:


1-Pesquise os significado das palavras: seriedade-democrático-jurídica-perceptivel-legislador-inserção-mprescindível- salienta-deposto-patriota- indagação

2- Forme uma frase para cada palavra.

3- Faça uma redação falando sobre o que acha do horário em que estamos cantando o Hino Nacional , você tem participado? podemos melhorar esse momento? enfim escreva tudo aquilo que você acha importante nesse para a organização desse momento. 



Nenhum comentário: