Sondagem: Avaliação Diagnóstica
A sondagem é um dos recursos que você dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de forma geral.
Vejamos alguns exemplos dessas hipóteses:
Pré-silábico - a criança não tem ainda uma associação da escrita com a fala.
Você pede pra ela escrever a palavra FORMIGA ela pode escrever várias letras ou símbolos que para ela faz sentido. Ex: LDSAD ou pode representá-la através de um desenho.
Silábico sem valor: A criança já consegue associar as sílabas com a fala, mas representa a sílaba com uma letra sem valor. Utilizando ainda a mesma palavra vejamos: FOR - MI - GA ela representará A - L - O ou seja, para o A (for) para o L (mi), para o O (ga). Percebemos que ela associa uma letra para uma sílaba, mas não tem valor sonoro.
Silábico com valor: A criança associa as sílabas com a fala e se utiliza de valores do som. FOR - MI - GA ela representa F - I - A ou seja, para o F (for) para o I (mi), para o GA ( a). Percebe que ela associa letras que fazem parte da construção da palavra Formiga.
Silábico Alfabético: Nesse caso, a criança já consegue escrever quase alfabeticamente, por exemplo: FOR-MI- GA ela escreverá FO - MI - GA, talvez tenha dificuldade de uma letra ou outra, mas já consegue associar as sílabas com a fala e a escrita.
Alfabético - Esse já consegue escrever alfabeticamente, porém com alguns erros ortográficos que não devemos considerar como problema, pois com o tempo ele irá se aperfeiçoando.
FORMIGA poderá virar FORMIJA.
Dicas para o encaminhamento da sondagem:
As sondagens deverão ser feitas no início das aulas (em fevereiro), início de abril,final de junho, ao final de setembro e ao final de novembro.
Ofereça papel sem pauta para as crianças, pois assim, será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.
Se possível, faça a sondagem com poucos alunos por vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto a sua presença.
Dite normalmente as palavras e a frase sem silabar.
Observe as reações dos alunos enquanto escrevem. Anote aquilo que eles falarem em voz alta, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar nada).
Quando terminarem, peça para ler aquilo que escreveram. Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedo cada uma das letras ou não, se associam aquilo que falam à escrita etc.
Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. Por exemplo, o aluno escreveu KBO e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu
Ofereça papel sem pauta para as crianças, pois assim, será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.
Se possível, faça a sondagem com poucos alunos por vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto a sua presença.
Dite normalmente as palavras e a frase sem silabar.
Observe as reações dos alunos enquanto escrevem. Anote aquilo que eles falarem em voz alta, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar nada).
Quando terminarem, peça para ler aquilo que escreveram. Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedo cada uma das letras ou não, se associam aquilo que falam à escrita etc.
Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. Por exemplo, o aluno escreveu KBO e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu
. Registre: K B O
! ! !
(PRE) (SUN) (TO)
Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU (ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha de letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura.
Por exemplo: ----------------------->
BNTAGYTIOAMU
Sugestão para avaliação:
Ditar palavras que façam parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo que eles ainda não tenham tido a oportunidade de refletir sobre a representação escrita dessas palavras. Mas não devem ser palavras cuja a escrita tenham memorizado.
O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois pela trissílaba, pela dissílaba e, por último, pela monossílaba. Finalizando com uma frase, que inclua uma das palavras.
Evite palavras que repitam as vogais, pois podem fazer com que as crianças entrem em conflito.
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(PRE) (SUN) (TO)
Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU (ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha de letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura.
Por exemplo: ----------------------->
BNTAGYTIOAMU
Sugestão para avaliação:
Ditar palavras que façam parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo que eles ainda não tenham tido a oportunidade de refletir sobre a representação escrita dessas palavras. Mas não devem ser palavras cuja a escrita tenham memorizado.
O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois pela trissílaba, pela dissílaba e, por último, pela monossílaba. Finalizando com uma frase, que inclua uma das palavras.
Evite palavras que repitam as vogais, pois podem fazer com que as crianças entrem em conflito.
Ex. ARARA
Utilizando uma lista com a mesma semântica temos:
MORTADELA
PRESUNTO
QUEIJO
PÃO
O MENINO COMEU QUEIJO
cima está um exemplo de uma lista de alimentos que compramos na padaria.
Fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Professor Alfabetizador - 1ª série - ( Projeto Ler e Escrever ) Utilizando uma lista com a mesma semântica temos:
MORTADELA
PRESUNTO
QUEIJO
PÃO
O MENINO COMEU QUEIJO
cima está um exemplo de uma lista de alimentos que compramos na padaria.
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