Segundo Schon (1992, p. 34) o conhecimento não se aplica à ação, mas está encarnado nela; é por isso que é um conhecimento na ação. O conhecimento é uma relação que se estabelece entre a prática e a teoria, num modo de ver e interpretar o modo de agir no mundo.
A reflexão sobre a prática constitui o questionamento da prática, levando a intervenções e mudanças. A capacidade de questionamento e auto-questionamento é pressuposto para a reflexão, um constante e amplo processo de procura entre o que se pensa e o que se faz.
A prática pedagógica desenvolvida sob uma perspectiva reflexiva não é uma prática que se realiza apenas circunscrita ao contexto no qual ocorre; está dimensionada num contexto social maior, que representa também diferentes interesses e valores que a condicionam.
CONSIDERAÇÕES
Pode-se concluir que a EJA vem evoluindo significativamente nos últimos anos, considerando-se que o número de alunos atendidos vem aumentando. Todavia, ainda são necessárias Políticas Públicas especificas que atendam essa modalidade de ensino, propiciando uma educação de qualidade para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso de freqüentar a escola no período regular.
Também, faz-se necessário uma política nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, que viabilize recursos para que seja realizado um trabalho de melhor qualidade. O estudo, a pesquisa e a produção de material didático-pedagógico são importantes para a realização desse trabalho.
Superar todo esse contexto no qual se construiu a Educação de Jovens e Adultos que se apresenta hoje não é fácil. É preciso, antes de tudo, entender a escolarização desses alunos como de fundamental importância, pois eles são os pais, as mães, os trabalhadores, aqueles que constroem, com seu trabalho, os meios necessários à sobrevivência e que na história deixam a sua contribuição.
A superação do quadro crônico de analfabetos ou semi-analfabetos em nosso país está a exigir o repensar desta importante questão recorrente no processo de nosso desenvolvimento histórico, sendo necessário promover debates acadêmicos, elaboração de pesquisas e propostas que visem superar a situação de extrema desigualdade social e educacional vigentes no contexto brasileiro.
Percebe-se, portanto, que a Educação de Jovens e Adultos, apresenta-se como questão ampla e complexa, que não será resolvida apenas em nível de decisões governamentais, mas, exige o engajamento de todas as pessoas que acreditam no potencial humanizador e transformador da educação, oportunizando a inserção crítica e participativa de seus usuários nos destinos da sociedade.
REFERÊNCIAS: BRASIL. Constituição. Constituição Federal do Brasil. Brasília, 1998.
. LDBEN. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário