segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ponto de vista ;Professora Rosane A Ribeiro





A função do coordenador pedagógico dentro da escola nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o cargo do coordenador é auxiliar do diretor nas questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E seu papel muitas vezes é ocupado por outras funções. Porém, a tarefa do coordenador é fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola.

Há quem acredite que ensinar é uma vocação e, por isso, o “dom” nasceria com a pessoa. Outros afirmam que ele aprende por tentativa e erro, acumulando experiências de sala de aula. E ainda existem os que defendem que o domínio do "como ensinar" vem da mera reprodução de roteiros prontos de aulas e de atividades. A necessidade de haver formação continuada só surge quando o professor é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela e tem contato com o conhecimento didático. É aí que surge o papel de formador do coordenador pedagógico, que se torna imprescindível para orientar esse processo. Para bem cumprir a função, ele deve estar sempre atualizado (o que significa estudar muito) com as didáticas específicas – compostas dos saberes sobre os conteúdos, da forma de ensinar cada um deles e da maneira como as crianças aprendem.

Agora os desvios de tais atribuições acontecem por vários fatores não só desconhecimento mas a precariedade de muitas escolas a falta de estrutura cabe ate de forma consciente desviando o verdadeiro papel do Professor Coordenador.
Não posso deixar de mencionar que na rede estadual esse cargo de PCP foi criado em 1996 o que antes era privilegio das então escolas padrão passou a ser estendidas as demais inicialmente exigia-se uma prova de seleção onde os professores interessados deveriam comprovar mais de dois anos de exercício na rede.Detalhe apresentar proposta aos seus pares direção enfim um processo muito democrático no papel nao na pratica efetiva aparentemente mas com alguns mecanismos digo muitos que não so desviava a função em questão como abria uma brecha enorme para a perda do profissionalismo.
Isso foi em toda rede estadual eu tive o privilegio que muitas colegas sei que não tiveram mas sou consciente so os tive porque fui atrás porque consegui uma gestora comprometida.
Eu atribuo depois de muito tempo na coordenação tanto do ensino fundamental como ensino médio que na verdade o que contribui pra o desvio da verdadeira fuinçao do Professor |Coordenador são as mudanças no âmbito político social ficamos a mercê de um desrespeito que se da com algumas denominações como:
Mudança secretaria , designação sessada , gestores designados sem o menor preparo enfim uma processo muito mais político que profissional.



2 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante-

Anônimo disse...

muito interessante -luis do shopping