Nela o aluno observa as imagens e forma 3 frases pra cada uma delas nos três tempos verbais.
Montei 2 arquivos para que o professor analise qual a melhor forma de aplicação à sua turma.
O primeiro arquivo é pra ser aplicado à alunos que tenham certo conhecimento de verbos como os de 4° e 5° ano.
O segundo obviamente para introdução do conteúdo no 2° e 3° ano.
Após a execução da atividade o professor poderá explorar outros aspectos gramaticais e também analisar a estrutura das frases criadas.
Beijinhos e boa aula
Rosane
Adjetivos - verbos - substantivos
Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________
1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:
a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.
2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria
4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
5 – Circula os substantivos compostos:
beija-flor passatempo pé-de-moleque
avião terreno girassol
televisão Marcelo formiga
6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:
7 – Escreve frases com os verbos abaixo:
lavar –
escrever –
partir –
Aluno:_________________________________________________________
1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:
a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.
2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria
4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
5 – Circula os substantivos compostos:
beija-flor passatempo pé-de-moleque
avião terreno girassol
televisão Marcelo formiga
6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:
7 – Escreve frases com os verbos abaixo:
lavar –
escrever –
partir –
Nenhum comentário:
Postar um comentário