Valeu!!!
MATEMÁTICA - Fichas SobrepostasAntes do jogo...* Explorar, indivualmente, o conjunto de fichas recebidas pelo professor, formando diferentes números de sua escolha.
Neste primeiro momento, o objetivo é que os alunos se familiarizem com as fichas. Ao formar um número, oriente que, como são fichas sobrepostas, devem ser colocadas umas sobre as outras, como mostra o exemplo abaixo.
Exemplo: veja como formar o número 245, usando as fichas sobrepostas :
Orientação
para o jogo:
1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado.
Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.
2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada é a formação, por exemplo, do menor número.
a) o uso dessas fichas auxilia na “ponte” entre linguagem falada e escrita;
b) o principio que rege a numeração falada é o principio aditivo e o que rege a numeração escrita é o posicional, e que são necessárias intervenções pedagógicas para que o aluno reflita sobre essa questão.
Converse sobre a escrita decomposta, por exemplo, (26 = 20+ 6), que é facilmente percebida pelas fichas. Escrever números decompostos desta maneira:
26=2 dezenas + 6 unidades
* Proponha jogos em grupos de
quatro alunos: cada um deve organizar suas fichas em três montinhos separando as
de 1 algarismo, 2 algarismos e 3 algarismos.
1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado.
Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.
2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada é a formação, por exemplo, do menor número.
3ª
rodada: novamente as fichas nos montes originais e a formação de
outro número. Ganhará a rodada aquele que formar o número mais próximo de 500,
por exemplo.
Obs:
Este jogo pode ter quatro ou cinco rodadas, com os critérios para vencer cada
uma delas, escolhidos pelo professor, e posteriormente, em outros momentos,
escolhidos por um aluno, que seria o “juiz” do jogo.
PARA O
PROFESSOR...
As fichas
sobrepostas formam um material interessante para trabalhar com composição e
decomposição de números. É importante que:a) o uso dessas fichas auxilia na “ponte” entre linguagem falada e escrita;
b) o principio que rege a numeração falada é o principio aditivo e o que rege a numeração escrita é o posicional, e que são necessárias intervenções pedagógicas para que o aluno reflita sobre essa questão.
Converse sobre a escrita decomposta, por exemplo, (26 = 20+ 6), que é facilmente percebida pelas fichas. Escrever números decompostos desta maneira:
26=2 dezenas + 6 unidades
contribuem para equívocos,
principalmente quando aparecem zeros no meio dos números. Por exemplo: 207 = 2 c
+ 0 d + 7 u, em que se pensa (a partir dessa forma de escrever), que 207 não
possuem dezenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário