A formação de leitores competentes, como processo anterior ao da formação de escritores, exige a participação do professor, enquanto promotor de uma intertextualidade organizada em torno da diversidade de textos que circulam socialmente o aluno.
Preparar este leitor é um trabalho que pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente.
O que é relevante no ato de ler
O ato de ler é o processo de “construir significados” a partir do texto. Isto se torna possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor.
Preparar este leitor é um trabalho que pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente.
O que é relevante no ato de ler
O ato de ler é o processo de “construir significados” a partir do texto. Isto se torna possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor.
Quanto maior for a compreensão do leitor da posição do autor, maior será a probabilidade de êxito na leitura. O professor deve promover o encurtamento entre os elementos textuais e os conhecimentos que o leitor tem do que está lendo. Assim, passa a aproximar o leitor do texto, incentivando-o a ler cada vez mais, pois a leitura passa a ter significado.
Na leitura, o leitor está diante de palavras escritas por um autor que não está presente para completar as informações. O texto atua sobre os esquemas cognitivos do leitor.
Na leitura, o leitor está diante de palavras escritas por um autor que não está presente para completar as informações. O texto atua sobre os esquemas cognitivos do leitor.
Quando alguém lê algo, aplica um determinado esquema, alterando-o ou confirmando-o, ou ainda tornando-o mais claro e exato. Assim, duas pessoas lendo o mesmo texto, podem entender mensagens diferentes porque seus esquemas cognitivos e o conhecimento de mundo são diferentes.
O trabalho de leitura tem por objetivo levar o aluno à análise e à compreensão das idéias dos autores buscando no texto os elementos de sentido. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão dos vários materiais portadores de mensagem presentes na comunidade em que vive.
Assim, um trabalho de leitura deve abordar tipos diversificados de textos, enfoques diferentes de interpretação e proporcionar o desenvolvimento de estratégias e habilidades para incentivar a leitura.
REFERÊNCIAS
ZILBERMAN. Regina. História e Sociedade. In São Paulo (Estado) FDE. Leitura: Caminhos da Aprendizagem
O trabalho de leitura tem por objetivo levar o aluno à análise e à compreensão das idéias dos autores buscando no texto os elementos de sentido. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão dos vários materiais portadores de mensagem presentes na comunidade em que vive.
Assim, um trabalho de leitura deve abordar tipos diversificados de textos, enfoques diferentes de interpretação e proporcionar o desenvolvimento de estratégias e habilidades para incentivar a leitura.
REFERÊNCIAS
ZILBERMAN. Regina. História e Sociedade. In São Paulo (Estado) FDE. Leitura: Caminhos da Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário