sábado, 10 de março de 2012

Confabulando com Fábulas I















OBJETIVOS:



1-GERAL :Formar alunos e autores capazes de produzir textos coerentes , coesos e eficazes . Interagindo com os textos e entendendo sua essência .
2-ESPECÍFICOS :Pesquisar a origem das fábulas


Conhecer os principais fabulistas ( Esopo , La Fontaine e Monteiro Lobato Conhecer a estrutura das fábulas


Desenvolver o gosto pela leitura e escrita

Explorar a criticidade das fábulas



CONTEÚDOS TRABALHADOS POR EIXOS TEMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA:



Leitura e interpretação das fábulas


Produção de texto
MATEMÁTICA :

Gráficos
Medidas ,Situações- problemas
HISTÓRIA : Origem das fábulas

Linha do tempo , Biografia dos fabulistas
GEOGRAFIA :
Localização geográfica da Grécia , França e o Brasil

População , aspectos culturais dos países : Grécia , França e Brasil >> Trabalho com mapas CIÊNCIAS:

Os animais ( características )

Meio ambiente ( preservação )


O Projeto Confabulando com Fábulas divide se em:
1ª etapa- Levantamento do que sabem sobre fábulas
2ª etapa-Conhecendo vários tipos de fábulas
3ª etapa - Produto final e avaliação
1ª Etapa
* Levantamento do que eles sabiam sobre Fábulas
* Explicação do que é fábula e leitura de fábulas variadas.* Escrita e leitura dos títulos das fábulas que iremos trabalhar ao longo do semestre.
Atividades de leitura de lista para alunos pré silábicos e silábicos.
o alfabeto.

(enfase ao Projeto Dicionario)


2ª Etapa
* ler para os alunos e com os alunos todas as fábulas listadas e desenvolver as seguintes atividades
*reescrita das fábulas
* segmentação
*cruzadinha
*organização de fábulas
interpretação de texto
*comparação de fábulas
acima de diferentes formas atendendo sempre a todos os níveis de escrita.


O Leão e o ratinho
Leitura da fábula ( Parceria Professora Malu sala de leitura )
roda de conversa - moral, personagens, etc
reescrita coletiva no caderno
atividade em folha
A Cigarra e a Formiga

leitura da fábula
roda de conversa - identificação da moral comparando com os dias atuais
interpretação de texto
cruzadinha com banco para os alunos silábicos e alfabeticos














ditado

reescrita coletiva

Ilustrando a fabula



Produto final Será a criação de um livro virtual coletivo de fábulas, alem da avaliação e análise do desenvolvimento dos alunos, verificando as habilidades nao só na reescrita mas na produçao de texto

Nenhum comentário: