OBJETIVOS:
1-GERAL :Formar alunos e autores capazes de produzir textos coerentes , coesos e eficazes . Interagindo com os textos e entendendo sua essência .
2-ESPECÍFICOS :Pesquisar a origem das fábulas
Conhecer os principais fabulistas ( Esopo , La Fontaine e Monteiro Lobato Conhecer a estrutura das fábulas
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita
Explorar a criticidade das fábulas
CONTEÚDOS TRABALHADOS POR EIXOS TEMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação das fábulas
Produção de texto
MATEMÁTICA :
MATEMÁTICA :
Linha do tempo , Biografia dos fabulistas
GEOGRAFIA : Localização geográfica da Grécia , França e o Brasil
GEOGRAFIA : Localização geográfica da Grécia , França e o Brasil
População , aspectos culturais dos países : Grécia , França e Brasil >> Trabalho com mapas CIÊNCIAS:
Os animais ( características )
Meio ambiente ( preservação )
O Projeto Confabulando com Fábulas divide se em:
1ª etapa- Levantamento do que sabem sobre fábulas
2ª etapa-Conhecendo vários tipos de fábulas
3ª etapa - Produto final e avaliação
1ª Etapa
* Levantamento do que eles sabiam sobre Fábulas
* Explicação do que é fábula e leitura de fábulas variadas.* Escrita e leitura dos títulos das fábulas que iremos trabalhar ao longo do semestre.
Atividades de leitura de lista para alunos pré silábicos e silábicos.
o alfabeto.
1ª etapa- Levantamento do que sabem sobre fábulas
2ª etapa-Conhecendo vários tipos de fábulas
3ª etapa - Produto final e avaliação
1ª Etapa
* Levantamento do que eles sabiam sobre Fábulas
* Explicação do que é fábula e leitura de fábulas variadas.* Escrita e leitura dos títulos das fábulas que iremos trabalhar ao longo do semestre.
Atividades de leitura de lista para alunos pré silábicos e silábicos.
o alfabeto.
(enfase ao Projeto Dicionario)
2ª Etapa
* ler para os alunos e com os alunos todas as fábulas listadas e desenvolver as seguintes atividades
*reescrita das fábulas
* segmentação
*cruzadinha
*organização de fábulas
interpretação de texto
*comparação de fábulas
acima de diferentes formas atendendo sempre a todos os níveis de escrita.
* ler para os alunos e com os alunos todas as fábulas listadas e desenvolver as seguintes atividades
*reescrita das fábulas
* segmentação
*cruzadinha
*organização de fábulas
interpretação de texto
*comparação de fábulas
acima de diferentes formas atendendo sempre a todos os níveis de escrita.
O Leão e o ratinho
Leitura da fábula ( Parceria Professora Malu sala de leitura )
roda de conversa - moral, personagens, etc
reescrita coletiva no caderno
atividade em folha
A Cigarra e a Formiga
leitura da fábula
roda de conversa - identificação da moral comparando com os dias atuais
interpretação de texto
cruzadinha com banco para os alunos silábicos e alfabeticos
ditado
reescrita coletiva
Ilustrando a fabula
Produto final Será a criação de um livro virtual coletivo de fábulas, alem da avaliação e análise do desenvolvimento dos alunos, verificando as habilidades nao só na reescrita mas na produçao de texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário