PLANO DE ENSINO SEMESTRAL
EE.Professor Luis Tadeu facion
Professora : Rosane Aparecida Ribeiro
Língua Portuguesa:
Subsidiar e garantir ao aluno condições de desenvolvimento pleno das habilidades para produção, leitura e interpretação de textos, de forma que desenvolva competências e habilidades dentro de um projeto Interdisciplinar, acompanhando e avaliando seu próprio crescimento dentro do processo ensino-aprendizagem centrado no modelo ação-reflexão.
2. Objetivos Específicos:
● Propiciar condições para que o aluno possa desenvolver técnicas e materiais pedagógicos relativos à leitura e ao desenvolvimento da linguagem escrita e da interpretação de textos.
● Definir estratégias de leitura e de compreensão de diversos gêneros textuais, orais e/ou escritos.
● Ampliar técnicas de leituras e de produção de textos coletivos e individuais.
● Enfatizar a orientação do processo intertextual para que o aluno reconheça que o texto contém mais do que o sentido das expressões da superfície textual, porque incorpora conhecimentos e experiências cotidianas, atitudes e intenções.
● Desenvolver competências e análise lingüística: ortografia, pontuação e elementos morfossintáticos.
Conteúdo Programático Que venham garantir os Parâmetros Curriculares Nacionais, gêneros discursivos, análise lingüística, análise de situações de ensino-aprendizagem, reflexões sobre a prática da leitura e da escrita a partir de agrupamentos interativos, aprender para ensinar, métodos e técnicas diversificadas.
1-Alfabeto
2-Encontro vocálicos e consonantal.
3-Silabas
4-leitura dirigida
5- gêneros literários.
6-Reescrita de textos; bilhete , carta, email, comunicado, convite
7-Revisao coletiva de textos , musicas , auto ditado.
8-Ampliando vocabulário
9-Leitura Oral
10-Leitura Silenciosa
Estratégias: A proposta de ensino se baseia na construção do conhecimento, em que o professor é o mediador, um orientador do processo ensino-aprendizagem: o aluno é o sujeito, o cidadão da aula. Sendo assim, os métodos são diversificados, procurando atender às necessidades do grupo, sem abandonar o aspecto da formação individual.
Cada assunto será tratado com uma prática diferenciada, que pode ser uma aula expositiva, um debate, leitura, palestra, , dinâmicas de grupo, vídeos, situação-problema, teatro e outros.
Os conteúdos trabalhados serão desenvolvidos a partir de projetos como:
* QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.
*PREVENCAO SEMPRE.
Metodologia: Aula expositiva Atendimento individual e em grupo Slide, filmes, Musicas Treinos : Ortográficos e caligráficos Uso diários do dicionário e leituras diversificadas Recursos online Estudo dirigido Orientação pontual Apresentação de trabalhos
Avaliação: A avaliação é contínua e será composta da seguinte forma:
1 - Avaliação interdisciplinar composta pelos trabalhos interdisciplinares.
Compreende as práticas diárias e constantes. 2 - avaliação composta por, no mínimo, dois instrumentos, que podem ser: elaboração de textos, exercícios diversificados a exemplo SARESP .
Referencias biográficas: Básica: Título: Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário Autor: LERNER, Delia, Título: Além da Alfabetização Autor: Teberosky, Ana; Tolchinsky, Liliana Editora: Atíca A III. Bibliografia Básica: Título: Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário Autor: LERNER, Delia, Editora: Artmed Ano 2002 SP Título: Além da Alfabetização Autor: Teberosky, Ana; Tolchinsky, Liliana Editora: Atíca Ano 2005
Matematica:
1. Objetivo Geral: Conduzir e seduzir os alunos as diversas concepções sobre a aprendizagem matemática e os principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos aplicáveis e encaminhando-os para desenvolvimento do raciocino lógico e cognitivo de forma prazerosa.
2. Objetivos Específicos: 1-Caracterizar os processos pelos quais a matemática se constituiu como ciência e as reformulações que tem sofrido ao longo dos tempos. 2- Reconhecer a importância da linguagem como recurso de comunicação grupal e como suporte para reflexão em Matemática. 3-Analisar o movimento conceitual na matemática, para melhor compreendê-la e, também, para propor situações de aprendizagem aos alunos. 4-Compreender o conhecimento matemático como produto cultural e como pode ser organizado seu ensino no sistema escolar. . 5-Estabelecer conexões e relações matemáticas a partir da utilização da História da Matemática, da Resolução de Problemas e dos Jogos.
Conteúdo Programático
1. Matemática como linguagem; números naturais e racionais
2. Influências da Teoria da Aprendizagem na Matemática; tabelas e gráficos dentro de pequenas situações cotidiana.
3. Os conhecimentos Matemáticos ao longo da história da humanidade (Numeração romana , sistema de numeração decimal ,ordinal.)
4. A Matemática e os Temas Transversais; Geometria, estatística, interpretação de textos e tabelas.
5-. Resoluções de Problemas em Matemática; envolvendo as quatro operações.
6- Criar hipóteses
7-. Teoria e prática sobre jogos matemáticos ( tabuada , tabuleiro, domino, banco imobiliário e outros conforme o interesse e a motivacao da classe.
Estratégias: Aulas expositivas; Oficinas práticas; elaboração de jogos e figuras geométricas Biblioteca; Pesquisa; recorte colagem Áudio visual; PPS Envolvimento situação problema Atividades diversificadas para fixação e apresentação de habilidades. Atendimento individual conforme a necessidades apresentadas. Livro Idéias e relações editora Positivo
Avaliação: A avaliação da disciplina é formativa, ou seja, será efetuado diagnóstico em processo contínuo como acessório da monitoração do desenvolvimento do aluno composta pelos seguintes critérios:
Participação e Postura Ética Elaboração de exercícios diarios Confecção de Jogos Matemáticos. Avaliação Individual . Compreendendo as práticas acadêmicas, como participação nas aulas e questões interdisciplinares. ( Educacao física e Artes) Referencias biográficas Básica CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2005 Complementar: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC-SEF, 1997 MACHADO, Nilson José. Matemática e Educação. São Paulo: Cortez, 2002. Idéias e relações Editora Positivo
História e Geografia:
Objetivo geral: Identificar e avaliar as ações humanas em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais; Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares e interdisciplinares, utilizando os recursos mais freqüentes na produção da Ciência histórica e geográfica; Analisar as propostas e pareceres curriculares oficiais, à luz da bibliografia existente sobre o Ensino e Aprendizagem da História e Geografia.
Objetivos Específicos:
1 - Proporcionar ao aluno novas possibilidades do conhecimento através da pesquisa dos meios de comunicação enfatizando sempre a leitura como ferramenta indispensável em todas as áreas.
2 - Levar o aluno a perceber-se como parte do espaço e como sujeito social.
3 - Compreender a organização social e geográfica como resultado das relações e do tempo.
4 - Aquisição de hábitos de leitura diversificada bem como interpretação de diferentes fontes textuais localizando-os geograficamente e historicamente no espaço inserido.
5 - Conhecer a linguagem cartográfica e identificá-la no cotidiano.
6 - Valorizar e resgatar a importância da Pluralidade Cultural, desenvolvendo o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão.
CONTEÚDO PROGRAMATICO A disciplina tem por base a História e a Geografia enquanto ciências e disciplinas escolares do Ensino Básico, suas transformações com o movimento da história e das mudanças espaços-temporais, associadas à evolução tecnológica.
A análise das propostas curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais associadas a essas ciências. A produção de recursos didáticos como preocupação permanente para a aplicação no ensino destas disciplinas.
• Os povos indígenas do Brasil
• Descobrimento
• Os povos africanos
• Origem, população e colonização
• Organização do nosso estado - São Paulo
• Linha do tempo – leitura, interpretação e identificação do ontem, hoje e amanhã
• Movimentos - Família, Sociedade
• Paisagem e organização do espaço rural e urbano
• Meios de: Transporte e Comunicação
•Fotos, mapas, medição do tempo através de fatos históricos e geográficos.
• Imposições culturais e religiosas - manifestações culturais (passado e presente)
Métodos/Técnicas/Recursos: Aulas expositivas e dialogadas. Leitura de textos de suporte metodológico. Desenvolvimento projetos: Quem canta seus males espanta e outros tais como mural noticias. Construção coletiva de material que favoreça sempre e garanta a interdiciplina no desenvolvimento de temas transversais. Utilização da bibliografia básica e dos recursos oferecidos pelos multimeios.
Avaliação: Para atender a metodologia proposta, a avaliação devera ser de forma continua e permanente, valorizando a participação e a interação em todas as áreas de cunho exploratório interpretativo e aplicativo.
Ciencias:
1. Objetivo Geral: “O propósito mais geral do ensino das Ciências deverá ser incentivar a emergência de uma cidadania esclarecida, capaz de usar os recursos intelectuais da Ciência para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do Homem como ser humano”. (HURD apud CARMO, 1991, p. 146).
2. Objetivos Específicos: 1 -Oportunizar, para além do exercício da verbalização de idéias, discutir as causas dos fenômenos, entender os mecanismos dos processos que estão estudando, analisar onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula está presente em sua vida e, sempre que possível, relacionar as implicações destes conhecimentos na sociedade.
2- Compreender e participar ativamente do projeto Prevencao e Coisa Seria, Quem canta seus Males Espanta, onde serão explorados os temas transversais como:Meio Ambiente, higiene,cadeia alimentar
Conteúdo
1. Meio Ambiente e Seres vivos, Agua, Terra Universo .( Interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização garantido nos projetos ) 2. Saude e higiene
3. Ar
4. Reciclagem
5. Tempo
Estratégias:
No desenvolvimento do trabalho com os conteúdos selecionados privilegia-se o método de discussão onde o professor se coloca como mediador entre o aluno e o conhecimento. Haverá em número menor aulas expositivas, apoiadas em recursos como o retro projetor, para a introdução de alguns temas, sempre levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, bem como leituras compartilhadas, pesquisa e atividades reflexivas individuais e em grupo Pesquisa; recorte colagem Áudio visual; PPS Envolvimento com situações do dia dia analisando-as ( noticiários revistas) Atividades diversificadas para fixação e apresentação de habilidades, caca palavras, cruzadinhas , pesquisa individual e grupo. Atendimento individual conforme a necessidades apresentadas. Mural informativo: Especificidades do conhecimento cotidiano e do conhecimento científico.
Avaliação: avaliação ocorrerá durante o processo de ensino e aprendizagem onde fatores como a participação, assiduidade e a realização das atividades individuais e as de grupo determinarão o conceito final obtido pelo aluno na disciplina dentro de uma esfera de interdisciplinar.
Referencias biográficas : Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações Carvalho, Anna M.Pessoa Ensino de Ciências: fundamentos e métodos
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