Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos que atuam no processo educacional no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.
Cada um tem um papel específico e o uso da tecnologia deve atender a todos, para que, juntos possam articular as ações em prol desenvolvimento global do aluno.
Nesse exato momento esse tem sido um desafio pessoal.
Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Nós professores sentimos cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentamos segurar o máximo que podemos, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial.
Já tive medo de revelar minhas dificuldade diante dos alunos. Por isso e pelo hábito mantive uma estrutura repressiva, controlador. Como eu outros colegas professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança.
Hoje tive a oportunidade de dar meus primeiros passos rompendo o medo. Alem de traduzir mudanças significativas nas aulas mas tambem na minha atitude enquanto docente.
Pelo que se observam, os recursos tecnológicos de um modo geral provocaram e provocam grande preocupação para a maioria dos profissionais da educação.
O grande desafio do profissional da educação, mais do que utilizar tal ou qual recurso tecnológico é pautar-se em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista. Se esse é o grande desafio certamente nao posso ter medo nao posso me omitir de forma alguma.
A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e focar sua intensionalidade na aprendizagem de fato. O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos.
E a tecnologia está aí como um instrumento de amplas possibilidades.
Possibilidades essas que pretendo registra-las passo a passo segurando toda anciedade possivel e contando com ajuda de outros colegas que ja estao numa sintonia mais confortavel vivenciando essa fase que eu gosto de denominar como os primeiros passos para a revolucao educacional.
Agradeco aqui todo apoio da direcao da Unidade escolar onde estou inserida, (EEProfessor Luis Tadeu Facion )que num gesto de credibilidade tem proporcionado minha participacao no projeto Aula Fundação Telefônica (AFT) um projeto cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade educativa e para a igualdade de oportunidades em entornos onde há trabalho infantil. Sua realização é uma colaboração entre os programas EducaRede e Pró-Menino, da Fundação Telefônica. Portanto nao tenho outra alternativa que nao seja a do inovar a do crescimento a busca por novas e melhores estrategias, afinal todos os recursos tecnologicos passam a ser o 'aliados' , propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos que atuam no processo educacional no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.
Cada um tem um papel específico e o uso da tecnologia deve atender a todos, para que, juntos possam articular as ações em prol desenvolvimento global do aluno.
Nesse exato momento esse tem sido um desafio pessoal.
Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Nós professores sentimos cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentamos segurar o máximo que podemos, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial.
Já tive medo de revelar minhas dificuldade diante dos alunos. Por isso e pelo hábito mantive uma estrutura repressiva, controlador. Como eu outros colegas professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança.
Hoje tive a oportunidade de dar meus primeiros passos rompendo o medo. Alem de traduzir mudanças significativas nas aulas mas tambem na minha atitude enquanto docente.
Pelo que se observam, os recursos tecnológicos de um modo geral provocaram e provocam grande preocupação para a maioria dos profissionais da educação.
O grande desafio do profissional da educação, mais do que utilizar tal ou qual recurso tecnológico é pautar-se em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista. Se esse é o grande desafio certamente nao posso ter medo nao posso me omitir de forma alguma.
A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e focar sua intensionalidade na aprendizagem de fato. O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos.
E a tecnologia está aí como um instrumento de amplas possibilidades.
Possibilidades essas que pretendo registra-las passo a passo segurando toda anciedade possivel e contando com ajuda de outros colegas que ja estao numa sintonia mais confortavel vivenciando essa fase que eu gosto de denominar como os primeiros passos para a revolucao educacional.
Agradeco aqui todo apoio da direcao da Unidade escolar onde estou inserida, (EEProfessor Luis Tadeu Facion )que num gesto de credibilidade tem proporcionado minha participacao no projeto Aula Fundação Telefônica (AFT) um projeto cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade educativa e para a igualdade de oportunidades em entornos onde há trabalho infantil. Sua realização é uma colaboração entre os programas EducaRede e Pró-Menino, da Fundação Telefônica. Portanto nao tenho outra alternativa que nao seja a do inovar a do crescimento a busca por novas e melhores estrategias, afinal todos os recursos tecnologicos passam a ser o 'aliados' , propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário