Obrigada a todos que estiveram presentes no meu dia a dia somando experiencias e meu dando atenção e CARINHO.
Obrigada em especial a quem tem me dado agua pra beber e matado minha sede de COMPREENSÃO...
É tempo de fim e de recomeço. Tempo de criar novas expectativas e realizar antigos sonhos.
É o momento de exercitar o amor, a fraternidade e a união.
A igualdade entre as desigualdades, a paz em meio a guerra.
Espero que no nesse semestre possamos dar continuidade a esse projeto de aprendizagem , onde todos os envolvidos possam cada vez mais doar se , dedicar-se rumo ao crescimento tanto cognitivo quanto emocional.
sábado, 25 de agosto de 2012
Resgatando o Patriotismo- (História e Port)
Projeto Interdisciplinar :
Quem canta seus males espanta e Dicionario
Leitura informativa :
O resgate do patriotismo pela lei 12.031 de 21 de setembro de 2009
No dia 21 de setembro de 2009, o legislador teve seu espírito de patriotismo exaltado. Refiro-me a lei nº 12.031 que entrou em vigor, tornando obrigatória a execução semanal do hino nacional brasileiro em escolas privadas e públicas de todo o território nacional. É de se enaltecer o legislador ao retomar o espírito de amor a pátria dando tal obrigatoriedade. Veja que é uma forma de trazer a tona o sentimento que há tempos encontra-se adormecido no fundo histórico do país.
O primeiro presidente a decretar que os estudantes brasileiros deveriam ter maior consciência quanto ao seu papel de cidadãos foi Getúlio Vargas em 1936, mas foi no mandato de João Goulart (Jango), que antes de ser deposto incluiu tal matéria, denominada Moral e Cívica ao currículo do ensino médio que também tinha o nome de OSPB, Organização Social e Política Brasileira.
Não acredito que seja uma forma de impor controle ao que hoje é uma das maiores classes existente no Brasil, os estudantes, pois eles, também precisam ter essa noção de cidadania, história, capacidade de indagação, filosofia, construindo assim pensadores que vivam a democracia. Alem da importância de inserção de tal conhecimento aos estudantes, é imprescindível salientar que esses são na grande maioria jovens, que ainda não possuem uma formação superior, estando assim em construção as suas idéias. Torna-se para o governo, ou melhor, para o Estado brasileiro uma tarefa difícil no desenvolvimento da educação, o que sempre foi alvo de críticas por todos, mas ao mesmo tempo é de suma importância, pois, são estes, jovens estudantes a grande massa de votos para consolidação democrática brasileira.
Quem sabe aos poucos não sejam inseridas matérias que ajudem na formação política e até jurídica. Seria uma maneira interessante para somar conhecimento na formação de pessoas com conduta ilibada e aptas ao exercício da vida em sociedade. É um sonho, que sem dúvida alguma começa a se tornar realidade com a lei que entrou em vigor, criando um sentido patriota e de amor nas pessoas que futuramente estarão guiando o país.
Eu acredito fielmente que o legislador ao estabelecer esse projeto de lei, teve como principal preocupação a formação dos estudantes no Brasil. É perceptível tal afirmação. Pois dentre os valores que a sociedade precisa tomar consciência, estão os direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal em seu artigo 5º que a meu ver são as armas do povo contra a tirania e total soberania do Estado. Mas para chegarmos ao conhecimento desses direitos o governo deve contribuir, nem que seja aos poucos, como a obrigatoriedade da lei aqui em discussão. Para construirmos um país mais democrático, devemos mexer nas nossas bases, os estudantes, os jovens, pois tendo essa base uma consciência jurídica e política, teremos mais seriedade na cobrança dos direitos que fazemos jus. Assim, como já dizia o grande filósofo:
"Se a liberdade e a igualdade são essenciais à democracia só podem existir em sua plenitude se
todos os cidadãos gozarem da mais perfeita igualdade política."
Aristóteles - Política (Livro IV, cap. IV).
Projeto Dicionario:
Projeto Dicionario:
1-Pesquise os significado das palavras: seriedade-democrático-jurídica-perceptivel-legislador-inserção-mprescindível- salienta-deposto-patriota- indagação
2- Forme uma frase para cada palavra.
3- Faça uma redação falando sobre o que acha do horário em que estamos cantando o Hino Nacional , você tem participado? podemos melhorar esse momento? enfim escreva tudo aquilo que você acha importante nesse para a organização desse momento.
Carta de leitor
[…] embora sendo cartas, não são da mesma natureza, pois circulamem campos de atividades diversos, com funções comunicativas variadas [...] assim, [estes] tipos de cartas podem ser considerados
como subgêneros do maior “carta”, pois todos têm em comum – sua
estrutura básica: a seção de contato, o núcleo da carta, e a seção de
despedida – mas são diversificados em suas formas de realização,
suas intenções.
Têm-se os tipos de carta de acordo com o contexto sócio-discursivo. “É assim que temos carta pedido, carta resposta, carta pessoal, carta programa, carta circular, carta ao leitor e tantas outras” (BEZERRA, 2003, p. 201).
A carta do leitor segue a mesma estrutura de uma carta pessoal, por exemplo, porém, o estilo e a linguagem são diferentes porque o contexto discursivo é diferente.
A diversidade tipológica em uma carta pessoal certamente predominará a descrição, a narração, a exposição, a injunção, como bem mostrou Marcuschi (2003), ao analisar uma carta pessoal. Nesta, a linguagem beira o coloquialismo, a informalidade, por isso está mais próxima de um gênero primário, como uma conversa.
A carta do leitor, definida como um texto em que o leitor de jornal ou de revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos, ao contrário, requer uma maior elaboração e ordenamento das ideias, pois se trata de um gênero secundário mais complexo, cuja linguagem tem que ser formal, na variedade padrão. Daí o papel da escola em torná-la um gênero escolar (entre outros) a ser ensinado para que o aluno desenvolva-se como leitor crítico por meio da análise do gênero e da sua reprodução. Nesse sentido é que Cardoso e Silva (2006, p. 19) afirmam:
"[...] através da produção e leitura de cartas do leitor o aluno aprende a diferenciar marcas de valores e intenções de agentes produtores, em função de seus compromissos e interesses políticos, econômicos e ideológicos."
Como já foi dito, toda carta apresenta uma estrutura básica: local, data, saudação ou vocativo, texto, despedida e assinatura, contudo, quando a carta entra na seção Carta do Leitor da revista ou jornal, ela pode passar por um processo de triagem, paráfrase, resumo ou ter informações eliminadas, dependendo do direcionamento argumentativo (BEZERRA, 2003). Ou seja, as cartas que são editadas, na verdade, não são como realmente foram escritas pelos seus autores e, em decorrência do pouco espaço que a revista reserva para isso, a estrutura é modificada. Todos aqueles elementos que fazem parte da estrutura básica, não aparecem.
No entanto, quando o leitor/remetente se trata de alguma autoridade pública ou que ocupe alguma posição de destaque na sociedade, o conteúdo da carta é transcrito na íntegra, inclusive citando o cargo ou a função e a entidade ou órgão a que está ligado.
Os exemplos de cartas do leitor retirados da revista Veja, da citada edição, nos dão uma ideia da forma que essas cartas adquirem após sua editoração.
Texto A
Gostei muito da reportagem. Vivemos no cotidiano a luta do bem contra o mal – e claro que bem e mal podem ter significados inversospara cada personagem das nossas vidas.
Adriana Borges - Palmas, TO
Texto B
Fico muito feliz por saber que faço parte dos 130 milhões de brasileiros que não assistem a essa novela.
Guido Gomes – por e-mail
As cartas originais passaram por um processo de editoração, o que significa adaptação para a transposição ao contexto em que serão publicadas. Apenas uma parte do texto e da estrutura foi transcrita para a edição. Assim, em geral, são as cartas do leitor editadas pela revista: um pequeno fragmento do texto, o nome do remetente/leitor e a cidade/Estado.
ATIVIDADES
Analise uma carta por vez e responda as questões:
1. A carta do leitor está cumprindo o principal objetivo: apresentar a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos, veiculados nelas?
2. A carta possui:
a). Referências às matérias comentada? ........................
b). Posicionamento/ou opinião do leitor em relação ao fato ou à matéria comentada..........................
c). Dados de identificação do leitor como, cidade e a sigla do Estado em que foi escrita, e nome completo de quem escreveu? .................................
3. As informações da carta aparecem de maneira direta, sem rodeios?...................
4. A crítica ou a opinião apresentada aos autores da revista é respeitosa e contribui com a revista?...........
5. O texto está escrito em primeira pessoa?.......................................
6. O texto está escrito de forma que possa circular nessa revista (considerando o seu público leitor) ortograficamente correto?.......................................
7-Vamos fazer uma escrita coletiva de uma carta para Revista Recreio.
8-Sondagem -
Propor uma escrita individual de uma carta do apresentando um pedido pessoal .
como subgêneros do maior “carta”, pois todos têm em comum – sua
estrutura básica: a seção de contato, o núcleo da carta, e a seção de
despedida – mas são diversificados em suas formas de realização,
suas intenções.
Têm-se os tipos de carta de acordo com o contexto sócio-discursivo. “É assim que temos carta pedido, carta resposta, carta pessoal, carta programa, carta circular, carta ao leitor e tantas outras” (BEZERRA, 2003, p. 201).
A carta do leitor segue a mesma estrutura de uma carta pessoal, por exemplo, porém, o estilo e a linguagem são diferentes porque o contexto discursivo é diferente.
A diversidade tipológica em uma carta pessoal certamente predominará a descrição, a narração, a exposição, a injunção, como bem mostrou Marcuschi (2003), ao analisar uma carta pessoal. Nesta, a linguagem beira o coloquialismo, a informalidade, por isso está mais próxima de um gênero primário, como uma conversa.
A carta do leitor, definida como um texto em que o leitor de jornal ou de revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos, ao contrário, requer uma maior elaboração e ordenamento das ideias, pois se trata de um gênero secundário mais complexo, cuja linguagem tem que ser formal, na variedade padrão. Daí o papel da escola em torná-la um gênero escolar (entre outros) a ser ensinado para que o aluno desenvolva-se como leitor crítico por meio da análise do gênero e da sua reprodução. Nesse sentido é que Cardoso e Silva (2006, p. 19) afirmam:
"[...] através da produção e leitura de cartas do leitor o aluno aprende a diferenciar marcas de valores e intenções de agentes produtores, em função de seus compromissos e interesses políticos, econômicos e ideológicos."
Como já foi dito, toda carta apresenta uma estrutura básica: local, data, saudação ou vocativo, texto, despedida e assinatura, contudo, quando a carta entra na seção Carta do Leitor da revista ou jornal, ela pode passar por um processo de triagem, paráfrase, resumo ou ter informações eliminadas, dependendo do direcionamento argumentativo (BEZERRA, 2003). Ou seja, as cartas que são editadas, na verdade, não são como realmente foram escritas pelos seus autores e, em decorrência do pouco espaço que a revista reserva para isso, a estrutura é modificada. Todos aqueles elementos que fazem parte da estrutura básica, não aparecem.
No entanto, quando o leitor/remetente se trata de alguma autoridade pública ou que ocupe alguma posição de destaque na sociedade, o conteúdo da carta é transcrito na íntegra, inclusive citando o cargo ou a função e a entidade ou órgão a que está ligado.
Os exemplos de cartas do leitor retirados da revista Veja, da citada edição, nos dão uma ideia da forma que essas cartas adquirem após sua editoração.
Texto A
Gostei muito da reportagem. Vivemos no cotidiano a luta do bem contra o mal – e claro que bem e mal podem ter significados inversospara cada personagem das nossas vidas.
Adriana Borges - Palmas, TO
Texto B
Fico muito feliz por saber que faço parte dos 130 milhões de brasileiros que não assistem a essa novela.
Guido Gomes – por e-mail
As cartas originais passaram por um processo de editoração, o que significa adaptação para a transposição ao contexto em que serão publicadas. Apenas uma parte do texto e da estrutura foi transcrita para a edição. Assim, em geral, são as cartas do leitor editadas pela revista: um pequeno fragmento do texto, o nome do remetente/leitor e a cidade/Estado.
ATIVIDADES
Analise uma carta por vez e responda as questões:
1. A carta do leitor está cumprindo o principal objetivo: apresentar a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos, veiculados nelas?
2. A carta possui:
a). Referências às matérias comentada? ........................
b). Posicionamento/ou opinião do leitor em relação ao fato ou à matéria comentada..........................
c). Dados de identificação do leitor como, cidade e a sigla do Estado em que foi escrita, e nome completo de quem escreveu? .................................
3. As informações da carta aparecem de maneira direta, sem rodeios?...................
4. A crítica ou a opinião apresentada aos autores da revista é respeitosa e contribui com a revista?...........
5. O texto está escrito em primeira pessoa?.......................................
6. O texto está escrito de forma que possa circular nessa revista (considerando o seu público leitor) ortograficamente correto?.......................................
7-Vamos fazer uma escrita coletiva de uma carta para Revista Recreio.
8-Sondagem -
Propor uma escrita individual de uma carta do apresentando um pedido pessoal .
Matematica - revendo conhecimentos -Semana de 27a 31 de agosto
Atividades de Matemática (colar caderno )
1) No mês de abril a fábrica de chocolate da Garoto vendeu 16.478 chocolates e a fábrica da Nestlé vendeu 38279 ovos.
a) Qual fábrica vendeu mais?
b) Qual o total de ovos vendidos pelas duas fábricas?
c) Qual a diferença de chocolates vendidos entre as fábricas?
2) Escreva por extenso o numero de ovos vendidos por cada fábrica.
Garoto: ______________________________________
Nestlé: _______________________________________
3) Resolva e tire a prova real.
a) 2.981 + 579 b) 8.743 – 2.379
4) Escreva por extenso.
• 12º - _______________________________________________
• 25º - _______________________________________________
• 40º - ________________________________________________
• 38º - ________________________________________________
• 3º - _________________________________________________
• 7º - _________________________________________________
6) Usando os algarismos 2 – 5 – 8 – 6 - , forme 5 numerais sem repetir os algarismos.
7) Desafios!
a) A lotação de um estádio é de 59.500 pessoas. Em um jogo estiveram 48.452 pessoas. Quantas pessoas faltam para lotar o estádio?
b) De uma caixa de lápis com 1.600 unidades, um comerciante vendeu 1.106. Quantos lápis ainda restam na caixa?
c) De uma dívida de R$ 22.580, já paguei R$ 15.600. Quanto ainda devo?
d) Qual o resultado de uma adição na qual as parcelas são 3.612 e 2.381?
e)Tenho 187 balas meu primo tem o triplo .Quantas balas temos juntos??
f)Lucas ganhou R$364,00 de seu pai , Leticia tem a metade desse valor pois também ganhou da sua mãe.Quantos os dois possuem juntos?
g)Rebeca tem 12400 CDs um a metade é de musica sertaneja.Quantos Cds sertanejos ela tem?
h)Patrick quer comprar uma coleção de figurinhas que custa R$68,00, ele tem R$25,00 .Quanto falta para que ele possa comprar a coleção?
I)Yara tem 17 a\nos sua prima tem o quádruplo da sua idade.Qual é a idade da sua prima?
J)Matheus recebi R$12,00 por dia .Em 9 dias quantos ele terá recebido?
h)Quantas folhas preciso para imprimir uma atividades de 4 paginas para uma classe de 32 alunos?
1) No mês de abril a fábrica de chocolate da Garoto vendeu 16.478 chocolates e a fábrica da Nestlé vendeu 38279 ovos.
a) Qual fábrica vendeu mais?
b) Qual o total de ovos vendidos pelas duas fábricas?
c) Qual a diferença de chocolates vendidos entre as fábricas?
2) Escreva por extenso o numero de ovos vendidos por cada fábrica.
Garoto: ______________________________________
Nestlé: _______________________________________
3) Resolva e tire a prova real.
a) 2.981 + 579 b) 8.743 – 2.379
4) Escreva por extenso.
• 12º - _______________________________________________
• 25º - _______________________________________________
• 40º - ________________________________________________
• 38º - ________________________________________________
• 3º - _________________________________________________
• 7º - _________________________________________________
6) Usando os algarismos 2 – 5 – 8 – 6 - , forme 5 numerais sem repetir os algarismos.
7) Desafios!
a) A lotação de um estádio é de 59.500 pessoas. Em um jogo estiveram 48.452 pessoas. Quantas pessoas faltam para lotar o estádio?
b) De uma caixa de lápis com 1.600 unidades, um comerciante vendeu 1.106. Quantos lápis ainda restam na caixa?
c) De uma dívida de R$ 22.580, já paguei R$ 15.600. Quanto ainda devo?
d) Qual o resultado de uma adição na qual as parcelas são 3.612 e 2.381?
e)Tenho 187 balas meu primo tem o triplo .Quantas balas temos juntos??
f)Lucas ganhou R$364,00 de seu pai , Leticia tem a metade desse valor pois também ganhou da sua mãe.Quantos os dois possuem juntos?
g)Rebeca tem 12400 CDs um a metade é de musica sertaneja.Quantos Cds sertanejos ela tem?
h)Patrick quer comprar uma coleção de figurinhas que custa R$68,00, ele tem R$25,00 .Quanto falta para que ele possa comprar a coleção?
I)Yara tem 17 a\nos sua prima tem o quádruplo da sua idade.Qual é a idade da sua prima?
J)Matheus recebi R$12,00 por dia .Em 9 dias quantos ele terá recebido?
h)Quantas folhas preciso para imprimir uma atividades de 4 paginas para uma classe de 32 alunos?
Agradecimento prof.Rodrigo
Os alunos não devem
acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação,
mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer
muitos benefícios se inseridos no quotidiano. Mas, para que estes benefícios
sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma,
a nosso ver, a aula de educação física deveria ser mais valorizada por todos integrantes da unidade escolar.
As aulas devem ser
dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma
complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e
cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia
de ensino.
O professor tem de inovar
e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem
ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro,
expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas,
leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de
televisão, DVD, etc. O campo é muito amplo. Por esse motivo aproveito para agradecer o trabalho que vem sido desenvolvido com os meus alunos ( digo nossos ) pelo professor Rodrigo Oliviere que com muita responsabilidade e, seriedade tem oferecido criativamente um trabalho significativo promovendo e estimulando a
longevidade com qualidade no processo da aprendizagem .
Valeu!
Raciocinio Linguístico(explorar jogos oferecidos pela coordenaçao)
1. Combine cada grupo de letras da esquerda com um grupo da direita para formar uma palavra. Pinte da mesma cor as partes que pertencem às mesmas palavras.
2. Escreva as palavras que você formou abaixo, em ordem alfabética.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Anote as palavras que você descobriu no primeiro quadro de cada grupo. Em seguida, desembaralhe a palavra do segundo quadro. Para completar, forme uma frase utilizando ambas as palavras.
Atenção: as palavras devem ser usadas na ordem alfabética.
4. Anote na tabela abaixo as mesmas palavras da lista do exercício 2, separe suas sílabas e classifique-as de acordo com o número de sílabas.
palavra separação de sílabas classificação
Tarefas da semana de 27 a 31 de agosto
1-Pesquise e recorte 10 palavras com SS, cole no caderno e faça uma frase interrogativa para cada uma delas.
2- Pesquise o significado dos vocábulos: lenda, harmonia, equilíbrio, sensibilidade, virtude, sintetizado. ( Forme uma frase para cada vocábulo.)
3- Escreva uma carta para a produção de algum programa que você assista e aponte sugestões para torna-lo melhor .
4- Pesquise um texto que fale sobre o meio ambiente e faça a reescrita do mesmo de forma bem sintetizada.
A Lenda do Boitatá
Objetivo: utilizar conhecimentos de ortografia para identificar erros de escrita, além de corrigi-los no momento da .reescrita fiel de texto pré-estabelecido.
A Lenda do Boitatá
Leia a lenda folclórica abaixo, de origem indígena. Os números à direita são para que você localize melhor as linhas do texto.
No total, há ONZE erros de ortografia. Encontre todas as palavras com erros e circule-as.
O Boitatá é um momstro com olhos de fogo, enormes, que de dia é quasi cego e à noite vê tudo. Dis a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a tera. Para escapar, ele entrou num buraco e ficou lá dentro, assim, seus olhos cresceram.
Desde então, anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com olios flamejantes do tamanho de sua cabessa e persegue viajantes noturnos. Às vezes ele é visto como um facho de fogo, correndo de um lado para o outro da mata. No Nordeste do Brasil é xamado de “Cumadre Fulôzinha”. Para os índios, ele é “Mbaê-Tata”e mora no fundo dos rios.
Disem ainda que ele consegue tocar fogo nos campos e há os que dizem que ele protege as matas de insêndios.
A ciência diz que existe um fenômeno chamado Fogo-fátuo, que são os gazes inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcassas de grandes animais mortos e, que visto de longe parecem grandes tochas em movimento.
Após verificar se os erros que você encontrou realmente estão corretos, reescreva a lenda, corrigindo-os:
Leitura de todos os dias , um estimulo constante.
1. Leia histórias variadas – quanto mais as crianças têm contato com a leitura, em geral, mais fácil será a integração desta em sua vida cotidiana. Cada história traz um novo mundo e o contato com a variedade pode propiciar o interesse com maior eficácia.
2. Incentive o amor por rimas e cantigas – pode parecer estranho, mas o trabalho de incentivo à rimas e cantigas propicia o amor da criança pelas palavras. Quanto mais a criança “brincar” com as palavras, mais irá gostar delas. Além disso, cantigas e rimas treinam a memorização e a consciência fonológica.
3. Demonstre prazer na leitura – quando fazemos algo por prazer, é muito mais fácil transmitir para outra pessoa. Se você leu uma história ou artigo que gostou muito, conte à criança, para que ela possa perceber como é gostoso ler e aprender novas coisas.
4. Aumente o vocabulário – quando a leitura é feita entre duas ou mais pessoas, fica mais fácil perceber detalhes do texto. Quando a criança já sabe ler ou já tem maturidade suficiente, passe para a leitura de histórias com um vocabulário melhor e procure mostrar curiosidade por palavras que possam ser novas para ela, ou mesmo pergunte se ela percebeu alguma palavra ‘estranha’. Isso irá lhe incentivar a perceber a importância de saber novas palavras e de conhecer seu significado, instigando-a a melhorar sua leitura e seus conhecimentos – um desafio.
5. Proporcione situações de leitura da própria produção - após ler uma história ou mesma depois de algum acontecimento importante em família ou na escola, incentive a criança a registrar por meio de desenhos ou escrita o que aconteceu. Desta forma, toda vez que o registro for lido, você pode relembrar o acontecimento ou a história com a criança, para que ela perceba a importância da escrita/desenho no registro de fatos importantes.
6. Faça a leitura com indicação do dedo – para que a criança perceba que aquilo que você leu é o que está escrito no livro ou no papel, siga sua própria leitura com o dedo, indicando as partes lidas.
7. Incentive a escrita também – a escrita pode ser uma grande amiga da leitura. Ajude a criança a se corresponder com alguém por meio da escrita para que ela tenha o prazer de ler a resposta. A escrita será, desta maneira, uma grande aliada da leitura.
8. Crie um ambiente acolhedor à leitura – ter um ‘cantinho’ próprio para leitura é um grande passo para que a criança possa ‘curtir’ seu contato com os livros. Tenha alguns livros que a criança goste sempre juntos neste cantinho, que pode ser uma estante ou uma caixinha. Procure organizar este espaço em um ambiente acolhedor à leitura, bem tranquilo . Sempre que ela tiver vontade, poderá ir até o local e escolher uma leitura.
9. Dê o exemplo – crianças aprendem muito por imitação. Se elas observam que o adulto lê, irão seguir seu exemplo;
10. Propicie tempo para a leitura – faça da leitura uma rotina. Quanto maior o contato, mais facilmente a criança criará vínculos com o hábito. Saber que a hora da leitura está chegando e sentir prazer neste momento são itens essenciais à formação de amantes da leitura.
2. Incentive o amor por rimas e cantigas – pode parecer estranho, mas o trabalho de incentivo à rimas e cantigas propicia o amor da criança pelas palavras. Quanto mais a criança “brincar” com as palavras, mais irá gostar delas. Além disso, cantigas e rimas treinam a memorização e a consciência fonológica.
3. Demonstre prazer na leitura – quando fazemos algo por prazer, é muito mais fácil transmitir para outra pessoa. Se você leu uma história ou artigo que gostou muito, conte à criança, para que ela possa perceber como é gostoso ler e aprender novas coisas.
4. Aumente o vocabulário – quando a leitura é feita entre duas ou mais pessoas, fica mais fácil perceber detalhes do texto. Quando a criança já sabe ler ou já tem maturidade suficiente, passe para a leitura de histórias com um vocabulário melhor e procure mostrar curiosidade por palavras que possam ser novas para ela, ou mesmo pergunte se ela percebeu alguma palavra ‘estranha’. Isso irá lhe incentivar a perceber a importância de saber novas palavras e de conhecer seu significado, instigando-a a melhorar sua leitura e seus conhecimentos – um desafio.
5. Proporcione situações de leitura da própria produção - após ler uma história ou mesma depois de algum acontecimento importante em família ou na escola, incentive a criança a registrar por meio de desenhos ou escrita o que aconteceu. Desta forma, toda vez que o registro for lido, você pode relembrar o acontecimento ou a história com a criança, para que ela perceba a importância da escrita/desenho no registro de fatos importantes.
6. Faça a leitura com indicação do dedo – para que a criança perceba que aquilo que você leu é o que está escrito no livro ou no papel, siga sua própria leitura com o dedo, indicando as partes lidas.
7. Incentive a escrita também – a escrita pode ser uma grande amiga da leitura. Ajude a criança a se corresponder com alguém por meio da escrita para que ela tenha o prazer de ler a resposta. A escrita será, desta maneira, uma grande aliada da leitura.
8. Crie um ambiente acolhedor à leitura – ter um ‘cantinho’ próprio para leitura é um grande passo para que a criança possa ‘curtir’ seu contato com os livros. Tenha alguns livros que a criança goste sempre juntos neste cantinho, que pode ser uma estante ou uma caixinha. Procure organizar este espaço em um ambiente acolhedor à leitura, bem tranquilo . Sempre que ela tiver vontade, poderá ir até o local e escolher uma leitura.
9. Dê o exemplo – crianças aprendem muito por imitação. Se elas observam que o adulto lê, irão seguir seu exemplo;
10. Propicie tempo para a leitura – faça da leitura uma rotina. Quanto maior o contato, mais facilmente a criança criará vínculos com o hábito. Saber que a hora da leitura está chegando e sentir prazer neste momento são itens essenciais à formação de amantes da leitura.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
REUNIAO DE PAIS-
Sejam todos bem vindos
“Peça bis…Sempre que alguma coisa boa acontecer
Peça a bis…Sempre que fizer uma amizade
bis…Sempre que descobrir coisas novas
Peça bis…Para tudo de bom que acontecer este ano
Para amizades, risadas, lembranças boas.
Para uma caminhada feliz cheia de sucesso
Peça bis…”
As transformações de avaliação são multidimensionais.
Uma grande questão é que avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa.
Nós somos o que sabemos em múltiplas dimensões. Quando avaliamos uma pessoa, nos envolvemos por
inteiro , o que sabemos, o que sentimos, o que conhecemos desta pessoa, a relação que nós temos com ela. E é esta relação que o professor acaba criando com seu aluno. Então, para que ele transforme essa sua prática, algumas concepções são extremamente necessárias. Em primeiro lugar, o sentimento de compromisso relação àquela pessoa com quem está se relacionando. Avaliar é muito mais que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse.
Em segundo lugar, o professor precisa estar preocupado com a aprendizagem desse aluno. Nesse sentido, o professor se torna um aprendiz do processo, pois se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age, pensa e realiza atividades educativas. Só assim é que o professor pode intervir, ajudar e orientar esse aluno. É um comprometimento do professor com a sua aprendizagem tornar-se um permanente aprendiz. Aprendiz da sua disciplina e dos próprios
processos de aprendizagem. Por isso a avaliação é um terreno bastante arenoso,complexo e difícil. Eu mudo como pessoa quando passo a perceber o enorme comprometimento que tenho como educador ao avaliar um aluno.
". O aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a curiosidade do aluno, a sua autoria como pesquisador, como escritor, como leitor. Envolve o seu desenvolvimento pleno. É preciso perceber a aprendizagem nessas múltiplas
dimensões. Participação, por tarefas, pelo interesse do aluno. Não há como somá-las. A análise da aprendizagem é uma análise de conjunto de saberes e de fazeres. Esse aprender é um aprender muito mais amplo do que os trabalhados na nossa época afinal os desafios são outros. Inclusive leva-los a perceber o que seja a progressão automática e o que de fato deve ser levado em consideração.
Avaliar para promover a cidadania do aluno, como um sujeito digno de respeito, ciente de seus direitos e que tenha acesso a todas as oportunidades que a vida social possa lhe oferecer. E sem promover a aprendizagem, isso não acontecerá. Avaliação é sinônimo de evolução. Eu respondo sobre a evolução de um aluno de uma tarefa a outra, de um fazer a outro, de um momento de convivência a outro.Avaliação é, basicamente, acompanhamento da evolução do aluno no processo de construção do conhecimento.
E para responder sobre essa evolução eu preciso caminhar junto com ele, passo a passo. Eu não posso me postar no final do caminho e dizer se o aluno chegou lá. É preciso acompanhá-lo durante todo o caminho.
Rabiscando...
"Para começar, não tenha pena de mim...
Ensine seus filhos para não sentir pena dos nossos...
Ensine as crianças que há várias formas de se expressar...
Saiba que fazer amizade com uma criança especial é bom para as duas crianças...
Encoraje o seu filho a dizer "oi"...
Ensine respeito às crianças com seus próprios atos...
Inicie uma conversa...
Não se preocupe com o constrangimento...".
Vale à pena...
divulgue e contribua com uma educação inclusiva.
Educar é um ato de amor
domingo, 19 de agosto de 2012
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Volta ás aulas
Meus queridos alunos ; meus bichinhos lindos que eu adoro.
Tive que atrasar minha volta mas garanto, logo passe a tempestade estarei de volta .
E muito bom saber que voces ja estao de volta , uau teremos muita coisa para aprender .
E por falar em aprender ja estou cobrando kkk
Quero saber tudo tudo sobre as férias de voces heimm e mais quero tudo por escrito com direito a uma bela ilustraçao certo??
beijaooo
Professora Rosane
( quase maluca rs )
Assinar:
Postagens (Atom)