sábado, 5 de maio de 2012

TOCANDO EM FRENTE- Projeto Quem Canta seus Males Espanta

Projeto :Quem canta seus Males Espanta


Objetivos: Desenvolver as habilidades de leitura e interpretação de texto poético (letra de música), bem como identificar a ocorrência da linguagem predominantemente figurada. Continuidade ao projeto

TOCANDO EM FRENTE

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada
Eu sou
Estrada eu vou
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso chuva para florir
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora
Um dia a gente chega, e o outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz...


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO POÉTICO (LETRA DE MÚSICA)

E ESTUDO DA LINGUAGEM FIGURADA



(Almir Satter e Renato Teixeira)

1) Cada linha da letra da música recebe o nome de ____________________ .

2) O conjunto de versos, separado por um espaço em branco chama-se _________________ .

3) A identidade de som no final dos versos, como “manhãs” / “maçãs”, e “sorrir”/ “florir”, chama-se ____________________ .

4) Em letra de música, a estrofe que se repete inteira forma o _____________ .

5) A voz que fala no texto em versos é o ______________________________ ou _________________________.

6) Observe as frases:

“Machuquei o pé, por isso estou andando devagar.”

“Ando devagar porque já tive pressa...”

Quando uma palavra ou expressão se encontra empregada no texto no sentido exato do dicionário, dizemos que ela está no sentido ___________________ ou _____________________ .

Quando uma palavra ou expressão se encontra empregada no texto com um novo significado, dizemos que ela está no sentido ____________________________ , __________________________ ou ____________________________ .



7) A maior parte do texto está no sentido denotativo ou conotativo?

_____________________________________________________________________

8) O texto caracteriza o eu-lírico como uma pessoa:

a) desiludida

b) infeliz

c) amadurecida

d) indiferente

e) conformada

10) Da leitura do texto podemos concluir que:

I- A felicidade é inalcançável, pois pouco ou nada sabemos da vida.

II- A estrada da vida é longa e sem sentido.

III- O destino já está traçado, não podemos mudar nada.

IV- A arte de viver é seguir o curso das coisas sem ansiedade.

V- Os versos “Como um velho boiadeiro / Levando a boiada” revelam a mesmice da vida no ambiente rural.

Está(estão) correta(s) :

a) Apenas as afirmativas I e II.

b) Apenas as afirmativas II e III.

c) Apenas as afirmativas III e IV.

d) Apenas as afirmativas IV e V.

e) Apenas a afirmativa IV.



Nenhum comentário: