Bom ao tem como ser diferente
Registro aqui meu muuuuito obrigada a essa turminha que tem garantido um momento extremamente prazeroso para alunos e professores.
Hoje em particular a atividade proposta tinha tudo haver como o que sempre defendi :Alegria , Arte enriquecendo e fortalecendo a aprendizagem.
Por isso não tenho como deixar de refletir com as palavras de Paulo Freire:
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não
deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado
sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas.
Transformar a experiência educativa em algo puramente técnico é
amesquinhar o que há de mais fundamentalmente humano no
exercício educativo: o seu caráter formador.
O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as
emoções, a capacidade de conjeturar, de comparar, na busca da
perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser. Um ruído, por
exemplo, pode provocar minha curiosidade.
A razão nos dá a capacidade da análise, enquanto o coração a de
participar.
Coisas tão fundamentais como a felicidade não encontram eco maior
na ciência, mas podem ser realçadas e realizadas pela sensibilidade à
flor da pele, capaz de emprestar ao ser humano dimensão muito mais
ampla e solidária.
Ao mesmo tempo, a arte liga-se à cultura e, como patrimônio histórico,
guarda sempre o sentido profundo do cuidar em torno das identidades
(...)
Arte e cultura são, em si mesmas, provas definitivas da mudança, da
capacidade de aprender, mas não se descolam da história, do lugar, do
c o n t e x t o.
Registro aqui meu muuuuito obrigada a essa turminha que tem garantido um momento extremamente prazeroso para alunos e professores.
Hoje em particular a atividade proposta tinha tudo haver como o que sempre defendi :Alegria , Arte enriquecendo e fortalecendo a aprendizagem.
Por isso não tenho como deixar de refletir com as palavras de Paulo Freire:
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não
deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado
sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas.
Transformar a experiência educativa em algo puramente técnico é
amesquinhar o que há de mais fundamentalmente humano no
exercício educativo: o seu caráter formador.
O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as
emoções, a capacidade de conjeturar, de comparar, na busca da
perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser. Um ruído, por
exemplo, pode provocar minha curiosidade.
A razão nos dá a capacidade da análise, enquanto o coração a de
participar.
Coisas tão fundamentais como a felicidade não encontram eco maior
na ciência, mas podem ser realçadas e realizadas pela sensibilidade à
flor da pele, capaz de emprestar ao ser humano dimensão muito mais
ampla e solidária.
Ao mesmo tempo, a arte liga-se à cultura e, como patrimônio histórico,
guarda sempre o sentido profundo do cuidar em torno das identidades
(...)
Arte e cultura são, em si mesmas, provas definitivas da mudança, da
capacidade de aprender, mas não se descolam da história, do lugar, do
c o n t e x t o.
Mal entendidas, podem puxar parar trás, mas, bem
entendidas, iluminam o futuro e mantêm o humano.
entendidas, iluminam o futuro e mantêm o humano.
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