quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estagio...


Registro aqui meu profundo respeito por essa pratica torna-se sempre enriquecedora.
Ja atuo no magisterio ha quase 29 anos e volta e meia me pego analisando revendo nao so as minha pratica como as dos colegas pois a reflexao levantada nos estagios devem ser trabalhadas dia dia em sala de aula.
Existe um grande mito no campo educacional, que teoria e prática são totalmente diferentes.
 O professor que é o principal responsável pela prática em sala de aula, é quem muitas vezes cria esta diferença.
Muitos dizem \"a teoria é uma, a prática é outra\", concordamos com esta afirmação em partes, pois com certeza teoria e prática são diferentes, mas são aspectos de uma mesma situação, ou seja, ambas caminham juntas.
Como ter a prática sem um embasamento teórico, sem algo em que se apoiar?

E o que dizer da teoria sem a prática?
Muitos são os que acreditam que ser professor é fácil, que simplesmente é só entrar na sala de aula e dar a sua aula, o que é um grande equívoco, pois para quem faz Pedagogia, a responsabilidade ainda é maior, por trabalhar principalmente com crianças do Ensino Infantil e Fundamental do Ciclo I.
É papel do professor mudar esta imagem tão distorcida da realidade, porque só assim terá seu mérito reconhecido.
Através do estágio o futuro professor tem seus primeiros contatos com o ambiente escolar pela perspectiva da escola e do professor, ali ele pode analisar com base nos conhecimentos adquiridos até o momento, como aplicar a teoria à prática.
Este é o maior benefício do estágio, a possibilidade de analisar diversas situações com embasamentos teóricos, que possibilitem desta forma uma futura prática pedagógica consciente





ORIENTAÇOES GERAIS PARA O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Estudos dos Contextos e Ações Escolares I (ECAE I)

ATIVIDADE 3 – O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (0 – 2 pontos)
Leia antes as orientações gerais para esta atividade:
IMPORTANTE: CASO O ALUNO AINDA NÃO TENHA FEITO O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO DA ATIVIDADE, ESTE DEVERÁ RESPONDER A ATIVIDADE COM APOIO NA TEORIA SOBRE O ASSUNTO (estudo das aulas e busca de autores que tratam sobre o assunto abordado). INDIQUE SEMPRE NO INÍCIO DA ATIVIDADE QUE NÃO ESTÁ FAZENDO O ESTÁGIO, ASSIM A CORREÇÃO SERÁ FEITA DE UMA FORMA MAIS APROPRIADA!

Atenção aos aspectos que devem ser contemplados no relatório. Estes podem ser definidos pelo aluno de acordo com o que achar mais significativo, desde que contemple no mínimo os indicativos abordados em cada uma das atividades:

ATIVIDADE 3- 


Eu aluna Rosane Aparecida Ribeiro por motivos de doença ainda não iniciei meu estagio portanto estou fazendo de acordo com pesquisa bem como a minha experiência pessoal uma vez que atuo no ensino infantil e ensino fundamental.

Considero minha formação precária uma vez que fiz magistério com especialização em educação infantil numa época onde pouco se falava em inclusão e em alfabetização emocional.

Estou na rede publica há quase 29 anos e percebo que muito tem se tentado fazer no sentindo de levar a nós professores a novas praticas a inovação em busca de estratégias que venham garantir a aprendizagem de forma significativa e numa escala maior.

Observo que todos os programas de formação continuada bem como dos HTPCs traduzem a necessidade da auto-avaliaçao constante não so das praticas pedagógicas mas também de como conduzir vida pessoal uma vez que o educador passa a ser visto como exemplo desde dos primeiros anos de vida escolar.

Observo que os programas colocados a disposição dos professores são bem intencionados lembro que participei da primeira etapa educação continuada em 1989 ano que o governo do estado de SP anunciava mudanças nas escolas tidas como padrão e nos programas de classe de aceleração; logo em seguida caiu numa falta credito enorme uma vez que não foi dada continuidade as propostas iniciais bem com o a tal valorização financeira esperada pelo quadro do magistério e assim continuo vendo nas mudanças de governo na briga pelo poder nas jogadas de interesses onde muito se fala e pouco se age.

Sempre brinquei com minhas colegas de trabalho e de fato é verdade : Cabe a nos darmos o melhor oferecer o melhor independente da postura de nossos gestores afinal sempre em questão a quem deve de fato interessar uma educação de qualidade a quem deve interessar a mudança do quadro do magistério?

Vale refletir sempre e que prevaleça o bom senso a paixão de ensinar deve ser maior que a remuneração financeira afinal sempre tive claro que no exercício do magistério a maior remunuraçao que podemos ter vão alem da conta bancaria m nossa remuneração e a certeza da contribuição de uma sociedade melhor.

Ressalto a importância cada vez maior no que se refere a postura ética, muitas vezes tão falada e pouco praticada, lamentavelmente esse é mais um dos fatores que interfere aprimoramento do projeto Político Pedagógico.
Cabe ao professor ser coerente proporcionar harmonia entre todos os funcionários e comunidade afinal; desse profissional digo da postura desse muitos frutos devem ser colhidos como também muitos perdidos.E fundamental que se use uma linguagem clara correta mas que sobretudo transmita segurança que seja firme quando necessário mas que nunca falte a doçura natural (não só alunos os demais funcionários bem como comunidade escolar precisa sentir esse eixo dosar profissionalismo a a afetividade.)

Percebo que promover a interação de alunos bem como a adaptação nada mais é do que compreender as diferenças respeita-las sem medo de mudanças ,e muitas vezes se rendendo-se a pesquisas a troca de experiências com os pares.Particularmente acredito que ser professor e estar em constante estudo em busca de novos recursos e um exercício diário de compreensão e amor.

Quando em refiro ao Amor e a Compreensão deixo claro que essas ferramentas são necessárias diria indispensáveis para que possamos explorar áreas distintas do conhecimento.

O professor respeita as crenças o costume enriquece no âmbito da pluralidade cultural e se utiliza desses para novas aprendizagens para aquisição e ampliação do conhecimento não so no âmbito cognitivo mas também emocional.

Na verdade promover adaptação integração inclui e muito esse valorizar dos detalhes da estória pessoal de cada criança , saber lidar com as habilidades e as dificuldades.

Eu acredito que, só através da educação podemos diminuir a injustiça social só através da educação seja ela emocional ou focada num âmbito cognitivo elas podem construir uma sociedade mais justa oferecendo oportunidades a todos não apenas a um pequeno grupo que já nasce privilegiado.

No referente a avaliação do aluno muito se tem falado, concordo plenamente com a avaliaçao nun todo; envolvendo praticas diárias , mudanças de comportamento enfim o crescimento num todo mas vale lembrar que mais a frente essa pratica passa a ser muito filosófica e pouco aplicada.

Essa mesma avaliação que promove crescimento que valoriza a criança num todo mais tarde tem sido usada como mecanismo de exclusão social.

Por isso novamente me questiono no sentido de dosar nossas praticas a realidade de cada aluno.

De se valorizar profissionalmente independente da política educacional que nos cerca afinal essa a estória nos mostra que há controversas e lamentavelmente porque muitos educadores não dão conta de tal é que ainda caminhamos em passos lentos.
Como educadora não posso deixar de sonhar com a união de todos aqueles que educam com paixão, que promovem a fome do conhecimento aos seus alunos dias melhores dias onde o conhecimento seja mecanismo de união de qualidade de inclusão.Como diria ou melhor como canta Jota Quest :

Vivemos esperando dias melhores.
O dia em que seremos melhores
Melhores no Amor Melhores na Dor
Melhores em Tudo