segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto para interpretaçao:


A incapacidade de ser verdadeiro


Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Dona Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro.
Interpretando:

1. Quando Paulo chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas, a mãe:
(a) colocou-o de castigo.
(b) deixou-o sem sobremesa.
(c) levou-o ao médico.
(d) proibiu-o de jogar futebol.

2. A mãe de Paulo ficou preocupada com o filho porque ele:
(a) machucou-se no pátio da escola.
(b) contava histórias criativas.
(c) desistiu de jogar futebol.
(d) queixou-se do médico.

3. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se à:
(a) fábula dos dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
(b) história do pedaço de lua, cheio de queijo no pátio da escola.
(c) passagem das borboletas pela chácara de dona Elpídia formando um tapete voador.
(d) imaginação do menino ao criar suas histórias fantasiosas.

4. O parecer do médico “este menino é mesmo um caso de poesia”, sugere que Paulo:
(a) agia dessa forma pelo excesso de castigo.
(b) brincava com coisas verdadeiras.
(c) era um menino imaginativo e criativo.
(d) estava precisando do carinho familiar.

5. Dona Coló castigava o filho porque acreditava que ele estivesse:
(a) brincando.
(b) sonhando.
(c) mentindo.
(d) teimando.

6. O texto sugere que :
(a) mentira e teimosia andam juntos.
(b) mentira e fantasia são sinônimos.
(c) mentira e sonho parecem brincadeiras.
(d) mentira e imaginação são diferentes.


Fonte: Grupo Professores Solidários

domingo, 25 de setembro de 2011








São tantas lições...
O conhecimento nunca deve ser entregue pronto, é a construção dele, o fazer e refazer que dará o verdadeiro significado ao que é aprendido.
A persistência é fundamental para aquisição do conhecimento.
O mestre é aquele que indica o caminho, mas não fornece o mapa completo, acompanha, mas permite que se aprenda com os erros.
Ninguém nasceu pronto, ninguém aprende só...



Que todos que por aqui passarem,
tenham uma semana de muita Paz e Luz!
Beijocas
professora Ro

Trabalhando com as quatro operaçoes:









sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sempre bom lembrar e multiplicar as recomendaçoes bem sucedidas:



Algumas recomendações para a família que tem filhos no ensino fundamental e médio. Confira:

•Cultive o hábito da leitura em casa.

•Ajude seu filho a conservar o livro didático.

•Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

•Visite a escola de seus filhos sempre que puder.
•Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.
•Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.
•Observe a qualidade da merenda escolar.

•Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.
•Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.
•Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho.
•Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.
•Acompanhe as lições de casa.
•Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

Modelo autorizaçao ( ordem da semana )

AUTORIZAÇÃO PARA VEICULAÇÃO DE IMAGENS / DEPOIMENTOS
Eu, ____________________________________________, portador do RG nº ___________________,
Autorizo a publicação de imagens e depoimentos de meu (minha)filho (a) ______________________, que serão utilizadas para a publicação na Internet, no Site/Blogger ou informativo impresso oficial da Escola, para fins didáticos e pedagógicos, de pesquisa e divulgação de conhecimentos e de rotinas desenvolvidas nesta Unidade Escolar, sem quaisquer ônus e restrições.


Campinas , ___ de _________ de 200__.
Assinatura do Responsável Legal: _____________________________

Observaçao: estou enviando hoje para que a partir da semana que vem eu possa apresenta-los aqui apresentar meus novos alunos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atividade para verificar os estagios de aprendizagem da classe


LÍNGUA PORTUGUESA

* Leia o texto com atenção.

O VELHO BURRINHO


Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:
- Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...
E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.
Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho! Pedro Bandeira.

1. Responda de acordo com o texto.

a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

c. O que este texto pode ensinar de positivo para as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________


2. Circule no texto:

a) verde duas palavras trissílabas - _________________________

b)de azul duas palavras no plural- _________________________

c)de vermelho 4 palavras dissílabas - _________________________

d)de amarelo 4 palavras monossílabas - _________________________

e)de preto uma frase exclamativa; _________________________


3. Acentue as palavras corretamente.

lampada cafe palacio

parabens agua açucar

ambulancia tambem chao