domingo, 31 de julho de 2011

Compartilhando...( Projeto Quem Canta Seus Males Espanta)




SUGESTAO ATIVIDADE PARA ALUNOS SILABICOS
MÚSICA: O Vira
(Secos & Molhados)
Composição: João Ricardo / Luli
O GATO PRETO CRUZOU A ESTRADA
PASSOU POR DEBAIXO DA ESCADA.
E LÁ NO FUNDO AZUL NA NOITE NA FLORESTA
A LUA ILUMINOU A DANÇA RODA FESTA.
VIRA, VIRA,VIRA
VIRA, VIRA,VIRA HOMEM,VIRA,VIRA
VIRA ,VIRA ,LOBISOMEM
VIRA, VIRA,VIRA HOMEM,VIRA,VIRA
VIRA ,VIRA ,LOBISOMEM
BAILAM CORUJAS E PIRILAMPOS
ENTRE OS SACIS E AS FADAS.
E LA NO FUNDO AZUL NA NOITE DA FLORESTA.
A LUA ILUMINOU A DANÇA , A RODA, FESTA.

TRABALHANDO COM O TEXTO:
1- CIRCULE AS PALAVRAS COM A LETRA S
2- COMPLETE AS FRASES CONFORME O TEXTO:
BAILAM _____________E PIRILAMPOS.
ENTRE OS ________E AS _______.
3-QUEM CRUZOU A ESTRADA?
4-POR ONDE O GATO PRETO PASSOU?
5-QUEM ILUMINOU A FESTA NA FLORESTA?

Quem canta seus males espanta (PROJETO INTERDISCIPLINAR)


O Vira
Secos & Molhados
Composição: João Ricardo / Luli



O gato preto cruzou a estrada
Passou por debaixo da escada.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.

Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira

Bailam corujas e pirilampos
entre os sacis e as fadas.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.

Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira

Bailam corujas e pirilampos
entre os sacis e as fadas.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.

Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira

Explorar o letra da música :
1- Interpretaçao ( leitura Oral e Silenciosa)
2-Pesquisar com ajuda do dicionario o significado da palavra: PIRILAMPO

3-Retire da música:
a- 4 palavras dissilabas
b- 2 trissilabas
c- 1 polissilaba
d- 2 adjetivos
e- 3 verbos

Reuniao de pais E.ELuis Tadeu Facion 3-08-2011


Podemos e Devemos fazer a diferença:

Precisamos fazer com que exista uma válvula propulsora para as reunião de pais e mestres.
Alimentando o interesse dos pais em participar ativamente da vida escolar do seu filho independente dele estar com problemas de aprendizagem ou de comportamento.
Temos que propiciar uma caminhada lado a lado efetivando uma cumplicidade entre pais, alunos e professores.
Há escolas que intimam a presença dos pais nas reuniões vinculando-a a entrega dos boletins. Estão agindo de forma antididática. Os pais não devem ser obrigados a ir, devem ir por vontade própria.
Esse particularmente tem sido o meu proposito.
Respeitar e orientar o modelo de família de hoje, fazer com que percebam que juntos somos melhores somos mais fortes.

O que os pais realmente querem saber quando vão a uma reunião de pais e mestres é como a matéria está sendo ministrada; qual o retorno do seu filho frente à didática utilizada; que recursos o professor está utilizando para ensinar e qual é o olhar do professor para cada um dos seus alunos.
A família não quer mais o ensino massificado. Os alunos não devem ser encarados como uma multidão que caminha sem saber para onde. Cada vez mais necessitamos ser olhados como indivíduos e temos que saber qual a aplicabilidade do que está sendo ensinado.
Esta visão se encaixa tanto para o aluno quanto para os pais.
O pai tem que ter espaço para se manifestar.
Ele tem que ser ouvido, pois sua dúvida pode ser a dúvida de muitos outros pais e é nesta ocasião que deve ser compartilhada.
Ouvir o pai, além de ser muito importante gera uma motivação maior, pois ele se sente participante resultando na troca de idéias e esclarecimentos.
Na verdade sabemos que os pais adoram participar da vida escolar haja vista que ao encerrar a reunião de pais e mestres, muitos ainda continuam nas dependências da escola trocando experiências.
A maioria dos professores reclama que os pais estão cada vez mais transferindo para a escola a formação total de seus filhos. Ocorre que nada está sendo feito para propiciar a mudança desta realidade. Muito pelo contrário, a escola faz questão de manter os procedimentos antigos onde a presença dos pais era requisitada somente em casos de reclamações. Até hoje, se o aluno vai bem, o pai nunca precisa ir à escola.
A bem da verdade, na história das escolas* nunca houve a participação ativa dos pais, resultante, no princípio, da maioria deles serem analfabetos ou terem pouca instrução. Por esta razão o respeito ao professor era imenso tanto por parte do aluno quanto da família, e a sua voz era tida como lei a qual ninguém contrariava.

Foi da metade do século XX em diante que um número grande de pessoas começou a ter acesso à educação e formar famílias com grau de escolaridade, inclusive, de ensino superior. Foi por esta razão que se iniciou um clamor por parte dos professores frente a uma maior participação dos pais junto à escola.

Ocorre que para que isto ocorra os pais têm que ser orientados. É a escola que precisa favorecer esta abertura para que os pais caminhem junto no aprendizado do seu filho. Eles não sabem como devem proceder. Já fui testemunha de pais que querendo ser atuantes na formação educacional do seu filho acabaram atropelando o professor e criando até uma situação de animosidade entre eles. Há pais que ao fazer o trabalho de casa junto com os filhos se acham no direito de cobrar uma nota melhor.

Todas estas atitudes mostram como estão perdidos quanto a melhor maneira de ajudar seus filhos. Ninguém melhor que o professor para dar as coordenadas, e não há ocasião melhor do que a reunião de pais e mestres para orientá-los.

A escola precisa disponibilizar informações que oriente e possibilite o envolvimento dos pais estabelecendo uma relação construtiva com a escola.

A mudança deve começar pela disposição física da sala onde a reunião de pais e mestres será realizada. Assim como nas salas de aula, as carteiras devem ficar dispostas em círculo ou semicírculo, onde todos possam ver uns aos outros. Esta prática irá favorecer um entrosamento maior entre os pais, e dos pais com o professor principalmente, se ao iniciar a reunião estes forem estimulados a falar, cada um o seu nome acrescido de alguma característica sua, quando aluno. Esta apresentação fará com que todos se conheçam propiciando um ambiente descontraído. Em seguida o professor poderá iniciar a reunião tocando nos pontos principais, mas sempre priorizando a participação atuante dos pais.

A reunião deve seguir como um delicioso bate-papo podendo, a qualquer momento, haver manifestações tanto de discordância quanto de dúvidas ou sugestões.

As reuniões tradicionais normalmente iniciam com as regras que devem ser cumpridas pelos pais e alunos. Em seguida há o pedido de uma participação mais ativa dos pais na vida escolar dos filhos sugerindo que acompanhem diariamente a lição de casa bem como orientem em épocas de provas e nos trabalhos sugeridos.

Ocorre que o pai irá atender este pedido provavelmente, durante a primeira semana. Da segunda semana em diante ele não se sentirá mais motivado a fazê-lo e justificará a sua não participação alegando que esta tarefa pertence ao professor.

A motivação dos pais também tem que ser trabalhada constantemente e o professor para isto deverá conhecer muito bem a comunidade que atua escolhendo quais os assuntos que chamam mais a atenção das famílias. É justamente aí que a convivência entra como facilitador deste conhecimento.

Deverá a escola abrir as portas aos pais conferindo valor e respeito à diversidade. Sabe-se de uma maneira geral que o ser humano adora compartilhar os episódios que fizeram parte da sua história. Todas estas contribuições são de uma riqueza imensa e completamente motivadoras para os pais e consequentemente para os filhos.

Então deixo aqui um convite : Vamos professores? vamos trazer os pais para dentro da escola e consolidar esta união de forças, que com certeza, quem sairá ganhando será principalmente o aluno.
Vamos fazer de nossas reuniões de pais e mestres, reuniões onde a empolgação, a cooperação, a participação estejam sempre presentes nos professores, nos pais e nos alunos.
Vale a pena tentar os resultados certamente virao.

DINAMICA PARA OS PAIS (REUNIAO DIA 3 AS 13HORAS)

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida

Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre, para trás e não poderá ser usada. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Quando a maioria conseguir (se a estiver demorando demais deixe que abram usando a mão esquerda) dê a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, mão esquerda atrás, direita segurando o pirulito e esticado sem poder dobrá-lo, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser o pirulito que lhe foi oferecido.

Observaçao: Fiz o comparativo da dinâmica com a vida escolar:
O PIRULITO é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família.
Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.

Atividades diversificadas Semana de 1 a 5 de Agosto













RESPONDA COM ATENÇAO:
1- QUANTOS DIAS TEM A ULTIMA SEMANA DO MÊS DE AGOSTO?
2- QUANTAS SEMANA COMPLETA TEM O MÊS DE AGOSTO?
3- E M QUE DIA DA SEMANA É O DECIMO DIA DO MÊS?
4- QUANTOS DIAS TÊM A PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO?
5- QUANTOS DIAS TÊM UM ANO?
6- QUANTOS MESES TÊM UM SEMESTRE?
7- QUANTOS MESES TEM UM BIMESTRE?
8- UM ANO TEM QUANTOS SEMESTRES?
9- EM QUE MÊS E ANO VOCE NASCEU?

Imagens da Semana de 26 á 29 de julho

E.E. Professor Luis Tadeu Facion
4 ano B
Leitura diaria:
Texto Informativo:
a- Porque as aranhas fazem teias
b-O tataravó do computador
Música : Sopa (palavra cantanda)
O vira ( secos e molhados)

Portugues e Matematica:
1- Interpretação oral e escrita
2- Ditado
3- Correção atividades de casa.
4-Trabalhando gramatica:
Revisão atividades no texto destacando conhecimento:
Plural
Verbos
Substantivos próprios
Diminutivo
Frases interrogativas
************************************
Exercícios de fixação: Adição Multiplicação e tempo
1-Tabuada
2-Laboratório Informática (trabalhando com as tabuadas PPS )
1-Tempo: dias , semanas, meses,semestre, bimestre e anosAtividades de fixação:
a - Dobro ,triplo, quádruplo
b - Revendo os ordinais

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de contribuir na formaçao de tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me faz crescer e evoluir constantemente.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação.
Nao permita que eu me perca muitas vezes voltada a pequenas vaidades as imaturidades emocionais .
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Faça de mim Senhor uma pessoa sempre melhor que ontem e menor que amanha.


Após recesso, volta às aulas com todo vapor!
Sejam bem vindos espero que esse semestre seja ainda melhor que o anterior.
Que possamos dar continuidade a esse processo maravilhoso da aprendizagem.

"Não se pode falar de educação sem Amor" Paulo Freire
Amo meus alunos
carinhosamente professora Rosane

Aconteceu : Boa tarde


DIA 29-07
Show de talentos

Aconteceu...25-07-2011 Replanejamento (continuaçao)





Momento de confraternizaçao, e reflexao .
Rever metas e estrategias.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articuA Importância do Planejamento no Contexto Educacional

O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que o indivíduo está inserido, buscando sempre "uma educação que, pelo processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não limite, mas que liberte, que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional" (OLIVEIRA. 2007, p.27).


Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/18166/1/O-ATO-DE-PLANEJAR-E-A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO-NA-EDUCACAO-DO-CAMPO/pagina1.html#ixzz1TgsMRb13lando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Trabalhando e refletindo sobre a reescrita ...


A expressão escrita possui a sua importância e finalidades sociais. Essa se faz imprescindível nas necessidades básicas atuais. O dever da escola é formar cidadãos conscientes e críticos. A missão da língua portuguesa aparece nesse contexto como a maior responsável nessa tarefa. A visão crítica e o pensamento sobre o mundo se irão inserir na vida intelectual do aluno através da comunicação escrita e oral, por meio de argumentações, exposições e leituras sobre a realidade. Quando levamos o ensino gramatical e de análises lingüísticas à sala de aula será por meio dessas modalidades. A atividade oportuna para o aperfeiçoamento da habilidade escrita é a reescrita, através de um planejamento didático que preveja o acompanhamento do professor, além disso, também são condicionantes a socialização de textos para a realização da análise lingüística e a auto-correção.

2 O ATO DE ESCREVER

A escrita acontece quando produzimos um texto que nos servirá para um rascunho inicial. Uma boa redação vem de um rascunho, e nunca de uma primeira versão, pois será por meio de sucessivas versões que o texto será aperfeiçoado e assim obteremos um bom produto final. Com esse intuito os Parâmetros Curriculares Nacionais nos indicam o planejamento e a coordenação dos aspectos que regem uma boa redação e que o aluno provavelmente não o saberá sozinho. Essa atividade primordial já será fruto de um trabalho anterior de estudo do gênero de texto em questão. Como diz os Parâmetros Curriculares Nacionais:

[...]a refacção faz parte do processo de escrita: durante a elaboração de um texto, se relêem trechos para prosseguir a redação, se reformulam passagens. Um texto pronto será quase sempre produto de sucessivas versões. Tais procedimentos devem ser ensinados e podem ser aprendidos. (PCNS, 1998, p. 77).

Para que o alunado saiba produzir certo tipo de texto se faz necessário propiciar-lhes ferramentas para a sua elaboração. Devemos oportunizar um estudo prévio acerca da estrutura do texto. Também é importante usarmos textos que sirvam de parâmetros para confeccioná-lo. Como nos sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais: "Para uma boa parte das crianças e jovens brasileiros, a escola é o único espaço que pode proporcionar acesso a textos escritos, textos estes que se converterão, inevitavelmente, em modelos para a produção." (PCNS, 1998, p. 25).

Esclarecer os objetivos didáticos da escrita é uma alternativa conveniente à prática pedagógica. Esses objetivos terão maior alcance se houver uma finalidade concreta, por exemplo, uma exposição dos trabalhos, elaboração de um livro, jornais etc. Isso facilita o interesse da classe em realizar a atividade. A missão do professor é incentivar e não inibir, como expôs Irandé Antunes: "O professor, normalmente, tem inibido o uso da rasura, deixando passar a falsa idéia de que a palavra certa já está na primeira tentativa." (ANTUNES, 2003, p.59). O ensino de português nos dias atuais está mais voltado para a aparência da escrita, do que ensinar a escrever. Para saber escrever é preciso ter motivação. O professor, no início, pode fazer um levantamento da situação lingüística do alunado, e o que representa escrever para eles. Manter o cuidado em propiciar um ambiente acolhedor, sem preconceitos e constrangimentos; e também ser responsável quanto à familiaridade dos alunos com os conteúdos.

3 A ANÁLISE LINGÜÍSTICA E A AUTO-CORREÇÃO

Após a entrega dos trabalhos, o professor faz o papel mediador da correção e não será o único a corrigir. Para tanto é interessante marcar nos textos dos alunos pistas para a análise e a organização das idéias, sugerir o uso do dicionário e rever a estrutura do texto. Não apenas destacar erros de desvios ortográficos, pois essa tarefa resulta esquecível na maior parte dos casos se o aluno não for levado a refletir sobre ela. A ortografia será revista em plano secundário quando seguida essa proposta pedagógica. O docente pode valer-se da ação de anotar os problemas de desencadeamento de idéias, mais freqüentes nos textos da classe. Sugere-se expô-las em lâminas de retro-projetor, cartazes e ou passadas no quadro. Dessa forma, a ação levará aos alunos a visualizar pendências da suas escritas. Cabe lembrar que aqui o conteúdo figura no plano principal do ato de escrever.

No momento seguinte, a classe discute como melhorar as passagens apresentadas, a fim de melhorar a estrutura dos seus textos, visto que já existiu um estudo anterior sobre isto. A autora Irandé Antunes na sua recente obra nos comprova:

Reescrita [...] corresponde ao momento de análise do que foi escrito, para aquele que escreve confirmar se os objetivos foram cumpridos, se conseguiu a concentração temática desejada, se há coerência e clareza no desenvolvimento das idéias, se há encadeamento entre os vários segmentos do texto (ANTUNES, 2003, p.56).

Para que a prática de produção de textos escritos nessa nova perspectiva obtenha bons frutos, é imprescindível que o professor liberte-se da maneira tradicional de avaliar um texto. Marcos Bagno nos aponta em sua obra Preconceito Lingüístico (2003) uma reflexão sobre o olhar avaliativo do professor de português em relação ao texto: "É uma preocupação quase exclusiva com a forma, pouco importando o que haja ali de conteúdo" (BAGNO, 2003, p.131). Isto ocorre em atividades escolares de redação em que o aluno é inibido de expressar-se com criatividade, sem perceber que está lhe sendo tirado o poder da palavra, da argumentação e da criticidade, pois as normas da escrita se sobressaem acima do conteúdo, enquanto deveriam servir de apoio à boa escrita. Um texto impecável na forma não quer dizer que seja excelente em conteúdo e desencadeamento de idéias que são a espinha dorsal da redação. Esse autor nos conclui: "Isso que é educar: dar voz ao outro, encorajá-lo a manifestar-se... Sem isso, não é de admirar que a atividade de redação seja tão problemática na escola." (BAGNO, 2003, p.139).

4 A REESCRITA

A reescrita é o momento final do trabalho. Após todas as etapas anteriores cumpridas finalmente o texto é passado a limpo. A auto-correção deve ser observada nessa etapa, isto é, reescrever com as devidas correções e aperfeiçoamentos, por meio da elaboração de atividades que ofereçam instrumentos lingüísticos (questões lingüísticas e discursivas) para o aluno revisar o texto. Aqui entrarão os conteúdos metalingüísticos que devem ser estudados na respectiva série, mostrando as suas finalidades, e de que eles são um meio para a qualificação e não o todo descontextualizado, como ocorre tradicionalmente através de frases soltas, as quais só possuem finalidades didáticas e não comunicativas e sociais.

Como afirmam os autores Guedes e Souza no seu artigo:

Finalmente, é preciso que o professor seja professor e examine esses textos para orientar minuciosamente as reescritas que vão qualificá-los. Orientar a reescrita não é apenas adequar o conteúdo às verdades estabelecidas da ciência nem a forma do texto ao modo consagrado de escrever [...], é principalmente levar o autor a repensar a pertinência dos dados com que está lidando [...] perguntar-se para que vai servir o que está escrevendo. (GUEDES E SOUZA, 2001, p. 149).

Os objetivos que foram prometidos no início da tarefa, nesse momento devem ser concretizados, isto é, o livro de autoria dos alunos, a feira do livro, o jornal da turma etc. Nesse instante podemos afirmar que a disciplina de língua portuguesa cumpriu a sua missão social. Como escreveu Paulo Freire um importante referencial pedagógico brasileiro:

[...] somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. [...] Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito. (FREIRE, 2002, 77)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após na reflexão proporcionada pela presente pesquisa, constatamos que há muito a ser feito em prol da autonomia intelectual dos nossos alunos, os quais não estão acostumados a interpretarem e criticarem sozinhos. Isso se deve ao fato de passarem uma vida escolar afora aprendendo disciplinas e conteúdos descontextualizados. A língua portuguesa perpassa por todos os campos do conhecimento das nossas escolas. Saber argumentar na disciplina de português é a chave do raciocínio para argumentar nas demais leituras necessárias na vida. A reescrita é uma proposta que pretende auxiliar na busca dessa autonomia. Através da análise do seu próprio texto, separação dos objetos a serem questionados, resolução desses problemas, registros dos resultados e a socialização dos mesmos.

Vivemos em uma sociedade, na qual as informações são dinâmicas. Portanto devemos adequar o perfil da classe a essa perspectiva. Os alunos não podem ser mais meros agentes passivos dos conhecimentos, devem contestar, auto-avaliar, e ler sobre o mundo com compreensão autônoma.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Aulas de Português: encontros & interação. São Paulo: Parábola, 2003

sábado, 9 de julho de 2011

Atividades para as Férias


FAZER UMA LIÇAO POR DIA NO CADERNO DE CLASSE.
NÃO ESQUEÇA :TENHA ATENÇAO


EE.PROFESSOR LUIS________________________________________
PROFESSORA_______________________________________________
NOME_______________________________________________________

1. Pesquise com ajuda do dicionário o significado das palavras:


a) NOME DO NOSSO PLANETA_________________________________.
b) NOSSA CIDADE ________________ FICA NO ESTADO DE _________.
c) O QUE SIGNIFICA CEP ______________.
d) O QUE SIGNIFICA IBEGE: ____________________.

2. RECORTE DO JORNAL 10 SUBSTANTIVOS PROPRIOS E 5 COMUNS.

3. FACA UMA LISTA DE ADJETIVOS PARA CADA UMA DAS FIGURAS ABAIXO:




4- COMPLETE COM AS PALAVRAS SOLICITADAS:
POLISSILABA MONOSSILABA DISSILABA



5. RECORTE DO JORNAL OU DE REVISTA UMA MATERIA QUE TENHA ACHADO INTERESANTE E EM SEGUIDA FACA UMA REESCRITA DESSA MATERIA.


6- ESCREVA O NOME DA SUA ESCOLA , SEU NOME SEU ENDEREÇO E SUA FILIAÇAO.
7-- FALE SOBRE SEU JOGO PREFERIDO.

8- FACA UMA LISTA DOS LUGARES ONDE VOCE GOSTARIA DE CONHECER.

9- FAÇA UMA LISTA DOS AUTORES QUE VOCE CONHECE E APONTE SUA PREFERENCIA.

10- ESCREVA POR EXTENSO DE 10 EM 10 OS NÚMEROS DO 10 AO 1000.

11- ESTUDE AS TABUADAS DO 0 AO 10

12-RESOLVA COMO QUISER:

12X10= 45X5=

1235-456= 23X4=

123-99= 18X7=

12X7= 2448-99=

14X8= 28X8=

152X6= 123+67+345=

11- SE UM ANEL CUSTA C$2,50 QUANTO CUSTARÁ 9 ANEIS?

12- TENHO 680 FIGURINHAS MEU PRIMO TEM O TRIPLO.
QUANTAS FIGUIRINHAS MEU PRIMO TEM?
QUANTAS FIGURINHAS TEMOS JUNTOS?



A VIDA TEM A COR QUE VOCE PINTA.
NÃO ESQUEÇA !!!
BEIJAOOO
PROFESSORA ROSANE




http://educadorarosane.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Avaliaçao de Ciencias ( Sugestões)



E.E.PROFESSOR LUIS TADEU FACION
AVALIAÇÃO DE CIENCIAS – 2º BIMESTRE DE 2011
NOME_____________________ Nº______
DATA ___/___/___



1- Acompanhe a música abaixo e reflita sobre a importância da água.
Música: Terra-Planeta Água (autor Guilherme Arantes)

“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água”


2-Agora responda:
a) A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?

__________________________________________________________________________
b) A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Você observou isso? Então numere corretamente como isso ocorre:

( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.
c) O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la a vontade? Justifique:
_________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________
3) O autor apresenta diversas situações onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade no planeta Terra: a água doce ou salgada?

_________________________________________________________________________________________________________________
4) Cite duas medidas que podemos adotar para utilizarmos a água com mais responsabilidade:

1-__________________________________________________________________________________________________________________
2_________________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Quem canta seus males espanta

Planeta Agua
Guilherme Arantes


Água que nasce na fonte
Serena do mundo e que abre
Um profundo grotão.
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam
a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias e
Matam a sede da população.
Águas que caem das pedras, do véu das cascatas,
Ronco de trovão.
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos,
no leito dos lagos.
Água dos igarapés onde Iara mãe d’água
É misteriosa canção.
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água na chuva alegre arco-íris sobre a plantação, gotas de água da chuva,tão triste
São lágrima na inundação.
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão.
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, planeta Água.(3 vezes)
Água que nasce na fonte
serena do mundo e que abre
um profundo grotão,
água que faz inocente riacho
e deságua na corrente do ribeirão,
águas escuras dos rios que levam
a fertilidade ao sertão,
águas que banham aldeias e
matam a sede da população
águas que movem moinhos
são as mesmas águas que
encharcam o chão e sempre
voltam humildes pro fundo da terra,.
Pro fundo da terra
Terra, planeta água(3 vezes)
Guilherme Arantes


1.Quais as utilidades da água citadas na música?

.............................................................................

.............................................................................

2.Que outras utilidades a água possui?

.............................................................................

.............................................................................

3.Imagine como seria a vida na Terra sem a água. Faça um desenho para ilustrar essa situação:


4.Quem alimenta os rios?

.............................................................................

5.Quais as utilidades do rio?

.............................................................................


6.Como podemos comparar um rio com o corpo humano?

.............................................................................

Você sabia...
...que 97% de toda a água é salgada, imprópria para beber e para ser utilizada na agricultura?
...que a água doce não está distribuída igualmente no planeta?
...que a América do Sul possui o maior estoque de água fluvial do mundo?
...que a Ásia, o maior dos continentes e o mais populoso, possui menos recursos hídricos que o continente sul- americano?


.O Brasil é um país favorecido pela presença de água. Tem um amplo litoral, banhado pelo Oceano Atlântico, e abriga 20% de toda a água do planeta.
Você sabia...
...que entre todos os países do mundo, o Brasil é o que possui mais rios?

O território brasileiro apresenta muitos rios. Esse fato pode ser considerado uma vantagem? Explique.

.............................................................................

.............................................................................

8.A palavra fonte é uma palavra dissílaba, porque possui duas sílabas. Retire do texto outras palavras dissílabas para completar os quadros abaixo:



9.Classifique as palavras abaixo de acordo com o número de sílabas usando os números:
( 1 ) monossílaba ( 2 ) dissílaba
( 3 ) trissílaba ( 4 ) polissílaba

( ) água ( ) nasce ( ) serena

( ) mãe ( ) inocente ( ) tranqüilas

( ) evapora ( ) fundo ( ) encharcam

( ) plantação ( ) algodão ( ) céu

( ) moinho ( ) terra ( ) sol



10.As palavras mundo e profundo, são palavras que rimam. O texto possui outras palavras que rimam. Procure esses pares e escreva abaixo:

............................................................................

............................................................................

............................................................................

11.Circule a sílaba tônica das palavras abaixo:

Água – profundo – lagos – humildes – virar

12. A sílaba tônica de cada palavra já está sublinhada, classifique as palavras quanto à tonicidade usando os numerais:
( 1 ) oxítona ( 2 ) paroxítona ( 3 ) proparoxítona

( ) lágrima ( ) água ( ) igarapés

( ) canção ( ) cascatas ( ) inocente

( ) grotão ( ) planeta ( ) população.

( ) evapora ( ) fontes ( ) profundos

13. Pesquise no dicionário o que significa a palavra grotão:

............................................................................

14.Circule no texto todos os verbos.

15. Complete as palavras com M ou N:

fo....te mu.....do profu.....do

inoce....te corre.....te banha......

mata....... tra....quilas o.....de

nuve.....s pla....tação inu....dação

16.No texto existem várias palavras com AO, pesquise e escreva abaixo:

............................................................................

............................................................................

17. Troque o que estiver sublinhado por pronomes:
A água nasce na fonte.

............................................................................

A água move moinhos.

............................................................................

Iara é misteriosa canção.

............................................................................

O sol evaporou a água.

............................................................................
18.A palavra águas está no plural. Classifique as palavras abaixo em ( s ) singular ou ( p ) plural:

( ) água ( ) riachos ( ) lagos

( ) chuva ( ) moinhos ( ) terra

( ) fontes ( ) cascatas ( ) trovão

19.Reescreva as frases passando-as para o plural:

A água banha a aldeia.

.............................................................................

Dorme tranqüila no leito do lago.

.............................................................................

20.Complete cada frase acrescentando um adjetivo:

A água do lago é.......................................

A água do rio estava ................, por isso não nadei.

A água da piscina era..................................

21.Em que tempo verbal está a frase?

A água abriu um profundo grotão.

.............................................................................

A água da fonte será limpa pela prefeitura.

.............................................................................

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.”
Paulo Freire

Para pensar...
“... nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.”
Paulo Freire

As imagens falam por si ....



“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
Paulo Freire

Um show de alegria garantido no boa tarde escola!!