domingo, 26 de junho de 2011

Afetividade -Ponto de vista


Cada criança tem características próprias tem aquelas mais tímidas (que demoram interagir com o grupo), essas precisam de estímulos para garantir a interação. Outras são bem agitadas e interagem com mais facilidade.
O professor tem que conhecer a sua turma para saber lidar com todos os tipos de situação, porque o educando necessita na maioria das vezes da intervenção do professor para que ele se sinta seguro para se relacionar com o grupo e assim garantir uma troca de saberes.


A afetividade:
Existe uma grande divergência quanto à conceituação dos fenômenos afetivos. Na literatura encontra-se, eventualmente, a utilização dos termos afeto, emoção e sentimento, aparentemente como sinônimos. Entretanto, na maioria das vezes, o termo emoção encontra-se relacionado ao componente biológico do comportamento humano, referindo-se a uma agitação, uma reação de ordem física. Já a afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas.
A partir da prática docente presente na vida profissional do educador, observa-se que as crianças de aproximadamente 9 anos de idade apresentam comportamentos, atitudes, dificuldades na área cognitiva, intelectual, física e social, pre-relacionados às questões da afetividade.
Para que todas as habilidades que estas crianças possuem na faixa etária de 9 anos, são necessárias um pleno desenvolvimento humano. Contudo, as mesmas necessitam conviver em um ambiente onde as relações afetivas se fazem presente como na escola, em casa, na comunidade e nos demais meios que as cercam.
Segundo pesquisas sobre a teoria de Wallon, entendemos afetividade como uma das etapas pela qual percorre a criança desde a primeira infância. Um recém- nascido, mesmo antes de instituir uma relação no sentido de conhecer e descobrir o mundo físico possui um sentimento de afetividade. Dependendo de sua condição familiar e o ambiente que vive, esta “emoção” gerada o acompanhará pelo resto de sua vida
Afetividade como domínio funcional é uma das etapas que a criança percorre, Segundo WALLON (1981), um recém-nascido antes de instituir uma relação no sentido de conhecer, descobre o mundo físico, permanece por um período voltado a si mesmo, como se estivesse desenvolvendo determinadas habilidades para posteriormente interagir com o mundo.
A afetividade simples se manifesta em expressões motoras, que vai evoluir para o comportamento mais complexo, mais tarde a comunicação se diversifica através da linguagem, suprimindo em parte a sensibilidade orgânica pela sensibilidade oral, e assim a linguagem vai cada vez mais desenvolvendo a sensibilidade da criança, tornando a comunicação oral uma forte relação de negociação consigo mesma.
A afetividade estende-se às etapas evolutivas, sendo a primeira ligada à base orgânica refletida no bem estar ou mal estar, com início no estágio de impulso próprio, nos primeiros dias de vida do bebê. Com influência do meio, a afetividade orgânica se manifesta em gestos simples transformando-se em meios de expressão diferenciados refletidos no período emocional.
Podemos observar que na teoria Waloniana a afetividade é o ponto de partida do desenvolvimento do indivíduo. É a partir da organização do contato com o outro, que a criança cria um vínculo afetivo com a mãe através da amamentação que logo é substituído por uma relação mais estreita de contentamento tanto para a criança quanto para a mãe.

Nesse período, as relações familiares são de extrema importância para o crescimento e o desenvolvimento do homem, pois o meio é uma circunstância de modelagem e significação para o indivíduo. Aos poucos a diferenciação do meio social e suas mudanças passam a formar grupos que vão conquistando a afetividade de maneira diferenciada de si e dos outros, e consequentemente a base do seu próprio “eu”. Mas essa formação de personalidade, segundo WALLON (1981), acontece de forma gradativa passando por um processo que percorrerá os estágios do desenvolvimento.

Também inclui os sentimentos, a afetividade que é subjetiva tendo mais duração e maior significado. As emoções por sua vez são verdadeiros sintomas imediatos como fortemente orgânicos. Segundo WALLON (1981), a emoção deve ser diferenciada de algumas manifestações afetivas. Em sua teoria, verificamos que o relevante seria a emoção refletida na sala de aula, pois a escola muitas vezes só mantém a função de transmissora do conhecimento, ignorando o trabalho paralelo do desenvolvimento humano, relacionado ao aspecto cognitivo, pois na verdade, os aspectos afetivos são considerados como processos distantes da relação do conhecimento.

Assim é desconsiderada também a relação entre a afetividade e a inteligência, enquanto que os dois aspectos são concomitantes entre si, pois ao mesmo tempo em que a afetividade se estende ao desenvolvimento do indivíduo, a inteligência caminha paralelamente, a esse processo de desenvolvimento integrado.

O aspecto motor fica como uma ação que altera o desempenho cognitivo e intelectual, associando à falta de atenção e compreensão as regras na sala de aula.

A comunicação na relação educativa tende a eliminar esse aspecto, considerado uma ameaça no desenvolvimento da aprendizagem, concentração das crianças, interpretando a disciplina. De acordo com WALLON (1981), os movimentos podem gerar emoções e ser representados neles, facilitando sua aprendizagem.

A criança pode indicar estados emocionais, partindo dos movimentos por elas executados, e que devem ser levados em consideração no contexto da sala de aula.
Na verdade, as atitudes dos professores diante da alegria, do medo ou da tristeza são variadas, procurando mostrar ao aluno que o seu comportamento foi inoportuno naquele momento, e que o desagradou.
Por esse motivo, os professores necessitam ter acesso a mecanismos que reduzam a emoção, ou que ao menos os deixem menos vulneráveis a ela.
A representação é uma forma de reduzir uma crise emocional, algumas técnicas como dramatização, desenho, relato oral, podem ser usados com o intuito de resolver os conflitos que surgiram e proporciona a estabilidade emocional a todos.
Na teoria Walloniana o meio, tanto físico como social em que a criança vive é muito importante, exercendo uma grande influência no desenvolvimento da mesma.
Nas relações humanas, os estímulos cognitivos e afetivos são extremamente importantes na construção do sujeito.
Todo trabalho desenvolvido pelo professor na escola depende de envolvimento afetivo, por parte do trabalhador.
Esta relação afetiva trará enorme contribuição para a educação.

sábado, 25 de junho de 2011

ATIVIDADES...









SUGESTOES DE ATIVIDADES ...




E. E. PROFESSOR LUIS TADEU FACION
CAMPINAS, ____ DE JUNHO DE ______
NOME:____________________________________________________
PROFESSORA:_________________________________________SÉRIE:____________
AVALIAÇAO DE MATEMÁTICA:
1 - ANOTE NOS ESPAÇOS OS NÚMEROS QUE A PROFESSORA DITAR:


PRODUTOS PRECOS
SUCO R$1,50
MACA DO AMOR R$1,80
PASTEL R$2,50
DOCE R$0,50
PIPOCA R$1,00
2 - ESTES SÃO OS PREÇOS DA BARRACA MAIS SABOROSA DA FESTA JUNINA ; CALCULE COMO QUISER PARA CHEGAR AO RESULTADO:


3-LARISSA COMPROU UM PASTEL,UM DOCE E DUAS PIPOCAS.


QUANTO ELA GASTOU?________________


4 - CARLOS COMPROU UM PASTEL, UMA MAÇA DO AMOR E DOIS DOCES.
ELE GASTOU ______________________________________


5 - MARCIO COMPROU UM PRODUTO DE CADA. PAGOU COM UMA NOTA DE R$10,00.
QUANTO RECEBEU DE TROCO? _________________________________________________________________________

ELE GASTOU_____________________________________________________




7 - ORGANIZE OS NUMEROS ABAIXO EM ORDEM CRESCENTE:
178 90 250 56 80 300 100 165 87 680


8 - COMPLETE O CALENDÁRIO DO MÊS DE JUNHO:






INDIQUE:
A- O QUINTO DIA DO MÊS=______________________
B- DIA DA SEMANA QUE INICIA O MÊS_________________
C- QUANTAS SEMANAS COMPLETAS HÁ NO MÊS DE JUNHO?___________
D- QUANTOS DIAS TEVE A PRIMEIRA SEMANA DO MÊS?________________
E- QUANTOS MESES TÊM UM BIMESTRE?_________________


9- COMPLETE:
UM DIA TEM_____HORAS
QUATRO DIAS TEM_____HORAS.
UM ANO TEM ____DIAS.
DOIS ANOS TEM ____DIAS.

10.

11 – RESOLVA AS OPERAÇÕES:

25 X 4 = _______ 125 X 6 = _______ 12 X 10 = _______



1.260 – 345 = _______ 1.247 + 289 = _______ 1.000 – 699 = _______


E. E.PROFESSOR LUIS TADEU FACION

DATA:__/__/__ SÉRIE_________ PROFESSORA:_________________________
NOME: _________________________________________________

Produção de texto :


1) O QUE ELES ESTAO FESTEJANDO?


2) QUAL É O NOME DO MENINO E DA MENINA?


3) COMO ELES ESTAO VESTIDOS?


4) O QUE ELES ESTAO FAZENDO?


5) QUE TIPO DE COMIDAS E BEBIDAS TEM NESSAS FESTAS?


6) COMO ESTA ENFEITADA A FESTA?




DE UM TITULO E ELABORE UM TEXTO.?

SUGESTOES DE ATIVIDADES PARA AVALIACAO BIMESTRAL:

E.E.Professor Luis Tadeu Facion
Data:__/__/__ série_________ professora:_________________________
Nome ______________________________________________no.___

Avaliação de Português:
A lenda do surgimento da fogueira de São João


Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar- se.
Uma tarde, Santa Isabel foi ,a casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
___Como poderei saber do nascimento da criança
___Vou acender uma fogueira bem grande ; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu.Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas.
Foi a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica, isso se deu no dia 24 de junho.

Interpretação do texto:


1) De que assunto o texto trata?



2) Quais são as personagens que aparecem no texto?


3) Como Santa Isabel comunicou a Nossa Senhora o nascimento de seu filho?




4) Que dia e qual o nome do menino que nasceu e o que ele se tornaria mais tarde?



5) Em que mês ocorre as festas Juninas?



6) Quais são os Santos homenageados nas festas a Juninas?



7) Quais são atrações que as festas juninas costumam ter?



8) Quais são os trajes adequados para ocasião?


9) Leia e responda:
Instrução: Como fazer bandeirinhas
Material
Você vai precisar de:
- Folhas coloridas de papel de seda (para festas em apartamento) ou plásticas (para pendurar em lugares onde há risco de tomar chuva)
- Barbante
- Cola e tesoura
Modo de fazer
1- Pegue uma folha de papel de seda e dobre ao meio duas ou três vezes, dependendo do tamanho que você quer que elas tenham.
2- Corte as duas laterais onde estão as dobras
3- Corte um triângulo na base inferior
4- Passe cola na base superior da bandeira, coloque um barbante e dobre o papel, de modo que cubra o fio. Dê um espaço de cerca de 15 cm e repita o processo.
5- Depois, é só pendurar as bandeiras de uma parede a outra. Você pode fixar o fio com fita adesiva ou pregos.

10) Esse texto é do tipo:
A- Informativo
B- Instrucional
C- Narrativo
D- Jornalístico

11) Copie do texto uma frase:

A- Afirmativa -_____________________________________________________________________

B-Interrogativa-
____________________________________________________________________




12)Leia o texto e escreva o adjetivo que aparece para as palavras abaixo:

Chamas__________________________
Fogueira__________________________
Santos___________________________

12) Retire do texto uma palavra :
Monossílaba_________________
Dissílaba____________________
Trissílaba____________________
Polissílaba___________________

13)Retire do texto duas palavras que estejam no plural :
_________________________
________________________

14)Retire do texto um substantivo :

Próprio
Comum
Feminino
Masculino


15)Complete as frases com utilizando os verbos:

a- Isabel ________a promessa.
b-______ que Santa Isabel ____ muito de Nossa Senhora.
c-____________Também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto Quem Canta Seus Males Espanta( dedicamos a VICE DIRETORA PROFESSORA MAGDA


ouça suas músicas no letras.com.br

>PROJETO QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
MÚSICA: BELO


(AUTORIA DESCONHECIDA)
Belo pra mim é criança a brincar, é ouvir mil canções numa concha do mar...
É chuva caindo, é campo em flor e, acima de tudo, é o amor...
Belo pra mim quando estou a sofrer e a treva na alma e eu começo a crescer
É lembrar com alegria que além, muito além, à espera de mim existe alguém.


Atividades Diversificadas:

1- Retirem da letra três verbos
2- Três palavras dissílabas.
3- Pesquise no dicionário o significado da palavra: treva
4- Reescreva a letra da musica fazendo substituições que não alterem o significado do texto.

quarta-feira, 15 de junho de 2011



Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:

"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).
Wallon fez inúmeros comentários onde evidenciava o caráter emocional em que os jogos se desenvolvem, e seus aspectos relativos à socialização.

Referindo-se a faixa etária dos sete anos, Wallon (1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos de jogo:

"A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas".(Wallon p.210)


segunda-feira, 13 de junho de 2011


A avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação, essa, que nos impulsiona a novas reflexões.
Reflexões permanente do educador sobre sua
realidade, e acompanhamento passo a passo, do
educando, na sua trajetória de construção do
conhecimento.”

Jussara Hoffmann

domingo, 12 de junho de 2011


Ter acesso a novas tecnologias na educação e em um muno onde a comunicação dá-se pela leitura e interpretação de materiais didáticos textuais, pela leitura escrita do pensamento do outro, pela expressão do próprio pensamento por meio da escrita.
Significa conviver com a diversidade e a singularidade, trocar idéias e experiências realizar simulações, testar hipóteses, resolver problemas e criar novas situações engajando-se na construção coletiva de uma ecologia da informação na qual valores, motivações, hábitos e práticas são compartilhados.

Fazendo dos Recursos Tecnologicos um grande aliado.

As atividades didáticas que contemplam a tecnologia da informação permitem ao aluno ir além da tarefa proposta, em ritmos próprios e estilo de aprendizagem.
Os alunos são dotados de inteligência múltipla e podem ser despertados para colocar sua habilidades e competências a serviço da produção do conhecimento individual e coletivo.


Assim, a educação com recursos como rádio, televisão, correios e interativos permite romper com as distâncias espaço-temporais é uma interação que permita ao aprendiz apresentar as próprias idéias e participar de um processo construtivo.

Nós educadores precisamos de tempo e apoio para compreendermos essa nova cultura e expandirmos nossos projetos educacionais.

O manuseio dos equipamentos precisa ser assimilado, mas é o seu uso pedagógico que apresenta os maiores desafios.
Incorporar a tecnologia no cotidiano da sala de aula, desde prever uma infra-estrutura pouco visível (como fios, tomadas, etc) até transformações nos espaços físicos de uma outra cultura educacional, de novos modos de trabalhar, e a discussão de aspectos técnicos e estéticos muitas vezes novos para os educadores.

Quem incorpora uma inovação alcança níveis mais elevados de realização profissional e passa a exigir uma nova agenda de realizações.
Vencidas as resistências à incorporação da tecnologia ao cotidiano do trabalho pedagógico, assimiladas novas linguagens, procedimentos e técnicas, os educadores e seus alunos passam a buscar outros patamares.

Essa semana finalizei algumas atividades extremante frutíferas entre elas a leitura da Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho. ( agradeço a vice diretora Professora Magda pela indicação pelo respaldo foi uma excelente leitura e com muitas atividades a explorar)
Devo postar ainda essa semana o pps com as atividades desenvolvidas e a que ainda devem ser trabalhadas no decorrer desta semana.

Contudo, devemos estar sempre atentos pois os equipamentos sozinhos não fazem milagres.
O importante são as idéias, a capacidade de inovar, de explorar bem todos os recursos para construir uma educação alegre, dinâmica, moderna, autônoma, comprometida com uma oferta de qualidade para todo cidadão brasileiro.

Apropriando-se ...


Precisamos aprender a gerenciar vários espaços e participar de forma aberta, com equilíbrio e uma inovação para bagagem curricular.

Preparativos para o Arraia Luis Tadeu Facion



As imagens falam por si:

domingo, 5 de junho de 2011

Fazendo uso dos recursos tecnologicos( RESUMO SEMANA DE 30 A 3 DE JUNHO)


Na sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando
seus modos de comunicação e de interação.
Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e
aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.
Nós, educadores, devemos propor cuidados especiais para, de forma integral e harmônica, desenvolver personalidades equilibradas, propiciando oportunidades para as competências e habilidades, que,muitas vezes, a própria família não tem condições de proporcionar.
Assim, uma das formas de inovação é o uso dos recursos digitais que as tecnologias oferecem para o processo ensino e aprendizagem, os quais visam a uma forma mais pluralista diversificada, porque oferecem aos professores estratégias didático-pedagógicas adicionais no ensino.
A inserção do computador no ensino contribui e facilita a aprendizagem, fascinando o aluno e os professores em novas descobertas, tornando inovadoras as atividades propostas, possibilitando a transformação de velhos paradigmas de educação, por isso deve ser utilizado pelos professores, em especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de que a Educação caminhe em busca de uma pedagogia interessante e mais de acordo com a realidade do aluno.