domingo, 29 de maio de 2011

Roda da Conversa (semana de 23 a 27 de maio)



.

Conversa é um elemento muito importante das aulas.
Nela os alunos e professor interagem, se conhecem e desenvolvem habilidades da língua falada.
A roda pode acontecer todos os dias na primeira semana, nas segundas-feiras, sobre o final de semana, ou no primeiro dia de aula da semana, caso haja feriado.
No início começamos com coisas simples. Fazemos a roda para falar sobre o animal que mais gostamos, sua cor preferida, o nome completo, a idade, o endereço, nome do papai, da mamãe, quantas pessoas mora na sua casa, se tem animal de estimação... Pois assim, adquirimos informações das crianças, vemos o seu conhecimento sobre a própria vida, o que precisamos ajudá-la a melhorar na fala, e ainda promovemos o conhecimento e o entrosamento da turma.
É muito importante que se comece com pequenas perguntas que permitam respostas curtas.
A criança também estará desenvolvendo a capacidade de esperar a vez para falar e ouvir o que o outro está falando. Na segunda semana são permitidas perguntas de umas para as outras, mas só se quiserem. Sempre incentive, mas NUNCA force uma criança a falar.
No decorrer do ano a RODA serve também para resolvermos problemas disciplinares, o que leva toda a turma a decidir juntamente com o professor.
Em situação de desavenças, na qual o professor não pôde ver quem foram os culpados, testemunhas são fundamentais. Além disso, as crianças desenvolvem senso de justiça, certo e errado, ação e reação, causa e consequência, além de adquirirem mais responsabilidade por suas ações. A RODA também ajuda a iniciar um trabalho, projeto ou aula, para verificar conhecimentos e também avaliá-los. Pode-se fazer uma avaliação prévia do que a turma sabe antes de iniciar um conteúdo, e sondar o que aprenderam com o que estudaram.
O mais gostoso da RODA é ver o crescimento dos alunos. Se possível, até para estudo e própria avaliação, grave algumas, intercalando as primeiras, as medianas e as últimas.
Verá como as crianças desenvolvem a língua falada, a argumentação, o questionamento e a articulação. No final os alunos, mesmo os mais tímidos, gostam tanto, que lembram o professor, caso ele tenha esquecido.
É algo que vale a pena investir...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FAZENDO USO DOS RECURSOS TECNOLOGICOS -SEMANA DE 23 a 27 DE MAIO


Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos que atuam no processo educacional no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.
Cada um tem um papel específico e o uso da tecnologia deve atender a todos, para que, juntos possam articular as ações em prol desenvolvimento global do aluno.
Nesse exato momento esse tem sido um desafio pessoal.
Os alunos estão prontos para a multimídia, os professores, em geral, não. Nós professores sentimos cada vez mais claro o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentamos segurar o máximo que podemos, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial.
Já tive medo de revelar minhas dificuldade diante dos alunos. Por isso e pelo hábito mantive uma estrutura repressiva, controlador. Como eu outros colegas professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança.
Hoje tive a oportunidade de dar meus primeiros passos rompendo o medo. Alem de traduzir mudanças significativas nas aulas mas tambem na minha atitude enquanto docente.

Pelo que se observam, os recursos tecnológicos de um modo geral provocaram e provocam grande preocupação para a maioria dos profissionais da educação.

O grande desafio do profissional da educação, mais do que utilizar tal ou qual recurso tecnológico é pautar-se em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista. Se esse é o grande desafio certamente nao posso ter medo nao posso me omitir de forma alguma.
A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e focar sua intensionalidade na aprendizagem de fato. O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos.
E a tecnologia está aí como um instrumento de amplas possibilidades.
Possibilidades essas que pretendo registra-las passo a passo segurando toda anciedade possivel e contando com ajuda de outros colegas que ja estao numa sintonia mais confortavel vivenciando essa fase que eu gosto de denominar como os primeiros passos para a revolucao educacional.

Agradeco aqui todo apoio da direcao da Unidade escolar onde estou inserida, (EEProfessor Luis Tadeu Facion )que num gesto de credibilidade tem proporcionado minha participacao no projeto Aula Fundação Telefônica (AFT) um projeto cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade educativa e para a igualdade de oportunidades em entornos onde há trabalho infantil. Sua realização é uma colaboração entre os programas EducaRede e Pró-Menino, da Fundação Telefônica. Portanto nao tenho outra alternativa que nao seja a do inovar a do crescimento a busca por novas e melhores estrategias, afinal todos os recursos tecnologicos passam a ser o 'aliados' , propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.














“A alma não tem segredo que o comportamento não revele.”

(Lao-Tsé)


Atividades da semana de 23 á 27 de maio de 2011


 

Avaliando conhecimentos de Língua Portuguesa


 


 

Escola Estadual Professor _______________________Profª ____________4º ano B

Campinas _________________de 2011.

Nome : ___________________________________________________________________________

O rio


 

Era uma vez uma aldeia à beira de um rio: era o rio mais bonito que se possa imaginar, com margens cobertas de verdura, línguas de areia clara e uma água brilhante que refletia o céu e o arvoredo.

Toda a gente da aldeia precisava do rio. As lavadeiras iam ali lavar a roupa, os pescadores sentavam-se na margem e apanhavam bom peixe, os lavradores montavam as picotas e assim regavam as suas terras da beira-rio, os moleiros aproveitavam a força da corrente para fazer andar à roda as azenhas e até os meninos pequenos precisavam do rio para tomarem grandes banhos e deitarem os seus barquinhos de papel ou de cortiça. A aldeia vivia do rio.

E o rio corria tranquilamente entre as margens verdes, corria, murmurando baixinho... As pessoas alegres diziam que o rio cantava e as pessoas tristes diziam que o rio chorava: ao certo, ninguém sabia.

Esteves de Lemos, "A Menina de Ferro" (adaptado)


 


 

Responda com atencao


 

  1. Onde ficava a aldeia desta história?

____________________________________________________________


 

  1. Como era o rio?


 

____________________________________________________________


 

____________________________________________________________


 

  1. A expressão: "E o rio corria tranquilamente (...)" significa:


 

Que o rio andava depressa  

¨

Que o rio corria devagar 

¨

Que o rio fazia barulho

¨


 

  1. O que pensavam as pessoas alegres acerca do rio?


 

____________________________________________________________

  1. "Toda a gente precisava do rio.

Complete as frases que se seguem, dizendo qual o proveito que cada personagem tirava do rio.


 

As lavadeiras 

__________________________________________________ 

Os pescadores 

__________________________________________________ 

Os lavradores 

__________________________________________________ 

Os moleiros 

__________________________________________________

Os meninos 

__________________________________________________ 


 

  1. Procure com ajuda do dicionario o significado das expressoes:


 

Azenhas

Murmurando

Cortica


 

 
 


 

  1. A partir da frase: O rio corria tranquilamente entre as margens verdes. reescreva essa frase transformando a em uma frase interrogativa.

_______________________________________________________________


 

  1. Complete a cruzadinha


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

    

sábado, 21 de maio de 2011

Semana de:16á 20 de Maio de 2011


 

Matemática:


 

1-Trabalhando com operações:

Adição, Subtração, e Multiplicação

Dobro, Triplo,Quádruplo,Quíntuplo

2- Problemas envolvendo calculo mental e raciocínio lógico

Atividades para fixação:

A - Exercícios diversificados caderno

B Atividades em folhas avulsas

C-Atividade do livro Compreendendo a Matemática ( pagina169 a 174)


 

Português:

1-Leitura diária:

  1. Lei Aurea
  2. Não esqueça o Principal (conto)
  3. Regras de convivência


     

3-Atividades:

  1. Reescrita de palavras
  2. Ditado( palavras exploradas na oralidade)
  3. Musica: (Quem canta seus males espanta) rever as letras já trabalhadas.
  4. Exercícios para fixação e revisão das habilidades: Plural e singular

    Frases: Negativas e Afirmativas

    Gênero, masculino e feminino


     

  5. Reconhecendo os diferentes tipo de texto( Jornal, convite de casamento)


     


     


 

4-Sala de leitura:

Dia da liberdade total

Visando dar continuidade a atividade da semana anterior.


 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aconteceu...



Reuniao de pais
dia 19 de maio de 2011 as 13:30

A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar

Objetivos:

• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.

• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças, enfatizando um trabalho voltado aos projetos e ao uso dos recursos tecnológicos .

• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).

• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
Estaremos fazendo uso dos recursos tecnológicos e para o sucesso do mesmo precisamos cada vez mais enfatizar o trabalho coletivo a organização a disciplina.

• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.

• Favorecer momentos de integração onde o pai possa perceber o que de fato é o principal.

• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.

“Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos.”
(Particularmente gostei muito dessa reuniao contei com o respaldo da professora Coordenadora mas percebi que ja dei os primeiros passos para de fato tentar fazer a diferenca afinal eu sem o amor eu nada seria...)
Finalizei nao so agradecendo-os pela presenca mas tambem com um texto o qual pedi a reflexao constante das nossas atitudes.







NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:

"Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...."

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente:
"Você só tem oito minutos."
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...
Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
O mesmo acontece, às vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte:
"Não se esqueça do principal!"
E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial:
"Os tesouros da alma!"
Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.
Portanto, que jamais esqueçamos do principal!

(Autor desconhecido)

Aconteceu...


Dia 17 de Maio 2011
Primeira Oficina Centralizada do projeto AFT
(Campinas e Hortolandia)
E.E.Professor Luis Tadeu Facion
Responsáveis : MIRANDA TONARELLI
RENATA MANDELBAUM

Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).

Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
Agradeço a todos pela acolhida.
Mãos a obra!

segunda-feira, 16 de maio de 2011



Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano.
Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades.
As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes.
Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.
Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc.
O campo é muito amplo.
Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade.
Registro meus sincero agradecimento a professora Cassia ( EE.Professor Luis Tadeu)profissional que sem duvida tem feito a diferença.
(Imagens da ultima aula do dia 16-05-2011)

Ponto de vista :Afetividade é fundamental

A afetividade
implica em relação com o outro, em afinidades profundas, atua biologicamente no ser e resulta da integração córtico-diencefálica. Tem duração (freqüência) no tempo e gera inteligência relacional que se expressa por meio de sentimentos como amor, amizade, empatia, solidariedade, altruísmo, ternura, compaixão.

Estudos recentes concluem que a afetividade é a fonte de todos os tipos de inteligência: cinestésico-corporal, verbal, intrapessoal, interpessoal, lógico-matemática, visual, auditiva, semântica, musical, espacial, social, naturalista, religiosa, etc...

Na sala de aula, muitas vezes, alguns
professores têm privilegiado os conteúdos escolares esquecendo-se de que, ali
estão seres humanos em busca de um espaço ou um olhar que possibilite a
construção de uma aprendizagem.
A minha proposta enquanto, profissional da
educação, é refletir sobre a importância de uma tomada de consciência do nosso
papel para possibilitarmos ao aluno, um desenvolvimento afetivo sadio, que o leve à
construção de uma personalidade autônoma, atuando como sujeito de si mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia; Afeto; Autoridade; Aprendizagem.

Hoje dia 16 de maio de 2011 aproveito para registrar imagens da Professora Dora ( nossa diretora) na entrada da tarde, onde recebeu de todos nós um alegre feliz PARABÉNS!
Que Deus a abençoe sempre.

sábado, 14 de maio de 2011

Show de talentos EE Professor Luis Tadeu Facion

Atividade proposta na semana de 9 á 13 de maio de 2011.


Ficha de Língua Portuguesa 3º- Ano


Nome:___________________________________________________________


Data:_____________________________________________________________





Os Direitos da Natureza





A Natureza é importante para os animais, porque eles vivem lá e foi onde eles foram criados, por isso deve ser lá que devem ficar.

Os Homens que fazem mal à Natureza deviam pensar antes de fazer alguma maldade.

Eu, quando for grande, vou tentar não destruir as plantas, as árvores, não matar os animais.

Eu gosto do campo, porque posso de brincar, saltar e correr. O ar é puro, há pouca poluição, não há carros que me possam atropelar. Gosto de ouvir o piu-piu dos passarinhos, gosto também de ver o campo todo florido e muitos espaços verdes. A Natureza é também a água por isso eu gosto de ver os peixes a saltar, no rio ou no mar, com a água limpa, para que eles não morram.

Eu gosto da praia quando ela tem areia e as águas limpas, pois, assim, os meus pais deixam-me tomar banho e brincar.



João Gonçalo – 8 anos

E.B.1 n.º 14 de Lisboa

1. Responde às seguintes questões.

1.1- Quem escreveu a carta sobre os Direitos da Natureza?

R:__________________________________________________________


1.2- Quem é que polui a Natureza?

R:__________________________________________________________


1.3- Quem é que respira com dificuldades?

R:__________________________________________________________


1.4- Quem é que enfeita a Natureza?

R:__________________________________________________________


2- Lê a carta que o João nos enviou e completa.

Eu vivo numa localidade___________________ poluída.

Para ______________ esta situação torna-se necessário.


3- Ordena as palavras por ordem alfabética:

Natureza; destruir; respirar; limpas; ar; poluída; carta;

____________ _____________ ____________ _____________


____________ _____________ ____________


4- Procura no dicionário os significados das seguintes palavras:

atropelar __________________________________________________;

destruir ___________________________________________________;

maldade ___________________________________________________;


Bom trabalho!

Só desperta paixão de aprender, quem tem Paixão de Ensinar"

Semana de:

9 á 13 de Maio de 2011


 

Matemática:

( Material Dourado)

1-Trabalhando com operações:

Adição, Subtração, e Multiplicação

Dobro, Triplo e Metade,Quádruplo,Quíntuplo

2- Problemas envolvendo calculo mental e raciocínio lógico

3- Revendo gráficos:


 

Atividades para fixação:

a - Jogo Nunca dez

b-Exercícios diversificados caderno

c-Atividades

d-Ler e aprender ( atividades do livro)


 

Português:

1-Leitura diária:

  1. Lugares Magicos
  2. Rir é o melhor remédio
  3. O saco de carvao (conto)


     

  4. A abolição da escravatura 13 de maio ( proposta interdisciplinar Historia)


2-Produção de texto:


Lista coletiva


Texto Instrucional

Refletir sobre a atividade apresentada pela Coordenadora Pedagógica professora Roseli.

Jogando e aprendendo: Nunca Dez

Montar texto coletivo enfatizando passo a passo do que já foi vivenciado em sala.


 

3-Atividades:

  1. Reescrita de palavras
  2. Ditado( palavras exploradas na oralidade)
  3. Musica: (Quem canta seus males espanta) rever as letras já trabalhadas.
  4. Reescrita do conto O saco de carvão.

4- Exercícios para fixação e revisão das habilidades:

  1. Adjetivo
  2. Singular e Plural
  3. Loteca legal ( trabalhando com o M e o N)

4-Sala de leitura:

Dia da liberdade total

Visando a formação num todo e nas diferentes áreas deixarei a classe livre para que possam escolher a leitura que mais o agradar.

Importante ressaltar as regras: Comportamento, postura, tempo a escolha para que esse momento seja de fato enriquecedor e muito prazeroso.


 

Observação: Farei uma verificação sobre as possibilidades as preferências como ponto de partida para as próximas atividades não só na sala de leitura mas também em sala de aula.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Matemática ao alcance das mãos


Agradecimento a Coordenadora Pedagógica da EE Professor Luis Tadeu Facion, Professora Roseli que proporcionou a todos nós , alunos e professora um espaço enriquecedor.

Eu professora Rosane registro aqui meu sincero agradecimento , pois a troca alem de necessária e sempre muito gratificante .







O uso do Material Dourado na aplicação das técnicas operatórias das operações
fundamentais é importante porque as relações numéricas abstratas passam a ter uma
imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e um
aprendizado bem mais agradável.
Com esse material, os alunos conseguem entender
melhor as operações de adição com trocas e a subtração com agrupamento.
Pois, esses alunos ainda tem uma certa dificuldade de entender a passagem do abstrato para o
concreto e o uso de material manipulativo possibilita uma aprendizagem com mais
compreensão e com mais eficácia. Este trabalho tem por objetivo possibilitar aos
participantes maior compreensibilidade na aplicação do algoritmo das operações
fundamentais, utilizando o Material Dourado, além de compartilharmos experiências
pedagógicas no processo ensino-aprendizagem.

Palavras Chaves: aprendizagem, desenvolvimento, compreensão e material concreto.


O uso de Material Dourado nas operações fundamentais

O Material Dourado é uma criação da médica e educadora italiana Maria
Montessori, para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática, junto às crianças que
apresentavam dificuldades de aprendizagem. Diante do sucesso que teve esse material
didático pedagógico, os professores começaram a utilizá-lo em sala de aula para trabalhar
as estruturas do Sistema de Numeração Decimal, os algoritmos das quatro operações
fundamentais, conceitos geométricos, frações, números decimais, porcentagem, áreas e
volumes.
Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como “Material das Contas
Douradas” e sua forma permitia que as próprias crianças produzissem as dezenas e
centenas. A imprecisão das medidas dos quadrados e cubos se constituía em um problema
ao realizar atividades com números decimais. Por isso, Lubienska de Lenval fez uma
modificação, construindo em madeira, na forma que encontramos hoje.
O primeiro contato da criança com o material dourado deve acontecer de forma
lúdica para que ela perceba a forma, a constituição, os tipos de peças do material e as
relações que se podem estabelecer entre elas.
Ao desenvolver atividades com material dourado, o professor pode solicitar aos
alunos que atribuam nomes aos diferentes tipos de peças desse material e criem uma forma
própria de registro, como uma maneira de incentivar o aluno a criar seus próprios métodos
de resolver problemas com materiais concretos. Após esse encaminhamento, o professor
deverá dizer o nome convencional das peças para que todos usem a mesma nomenclatura
quando estiverem resolvendo situações-problema e usando o referido material.
O trabalho, de agrupamentos e reagrupamentos, deve acontecer de modo gradativo,
iniciando pelas unidades (cubinhos), passando para as dezenas (barras), depois pelas
centenas (placas) e por último pela milhar (cubo).
A passagem de uma ordem para outra só deve acontecer quando a criança tiver compreendido o significado desses agrupamentos no Sistema de Numeração Decimal para depois aplicá-lo nas técnicas operatórias das operações fundamentais.
O uso do Material Dourado é importante porque as relações numéricas abstratas
passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do
raciocínio lógico e um aprendizado bem mais agradável. Com sua utilização em sala de
aula, os alunos dos anos/séries iniciais do ensino fundamental conseguem entender melhor
as operações de adição com trocas e a subtração com agrupamento. Pois, esses alunos
ainda tem uma certa dificuldade de entender a passagem do abstrato para o concreto e o
uso desse material possibilita uma aprendizagem com compreensão e mais eficaz.

domingo, 8 de maio de 2011

Rotina de 2 a 6 de maio 2011-05-08




Semana de:
2 á 6 de Maio de 2011


Matemática:

1-Trabalhando com operações:
Adição, Subtração, e Multiplicação
Dobro, Triplo e Metade
2- Tempo:
Horas, dias semanas, meses, anos
Atividades para fixação:
a- Exercícios diversificados caderno
b- Atividades em folhas avulsas
c- Ler e aprender páginas

Português:
1-Leitura diária:
a- Os três rs ( coleção aprendendo sempre ciências pg. 103)
b- Um bicho bem porcalhão ( \Ler e escrever pg.155 Fernando Bonassi)
c- Mamãe I Love You
Amor I Love You

Marisa Monte
Composição : João Higino Filho


Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão

É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui

Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão

É o espelho sem razão
Quer amor, fique aqui

Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui

d - Poesia
Maezinha querida a ti toda gratidao pelo bem que me tens feito
Teras o meu culto respeito.



2-Produção de texto;

Refletir sobre a maternidade e as diferentes formas de ser mae
Rever e compartilhar as carcteristicas da sua mae.
Atividade organizada individualmente


Historia: (datas Comemorativas)
1- Primeiro de maio
2 Dia das Maes
Desenvolvimento:
Texto e interpretação
Caca palavras, cruzadinhas,confeccao de cartao para as maes.