quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Matemática ao alcance das mãos


Agradecimento a Coordenadora Pedagógica da EE Professor Luis Tadeu Facion, Professora Roseli que proporcionou a todos nós , alunos e professora um espaço enriquecedor.

Eu professora Rosane registro aqui meu sincero agradecimento , pois a troca alem de necessária e sempre muito gratificante .







O uso do Material Dourado na aplicação das técnicas operatórias das operações
fundamentais é importante porque as relações numéricas abstratas passam a ter uma
imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e um
aprendizado bem mais agradável.
Com esse material, os alunos conseguem entender
melhor as operações de adição com trocas e a subtração com agrupamento.
Pois, esses alunos ainda tem uma certa dificuldade de entender a passagem do abstrato para o
concreto e o uso de material manipulativo possibilita uma aprendizagem com mais
compreensão e com mais eficácia. Este trabalho tem por objetivo possibilitar aos
participantes maior compreensibilidade na aplicação do algoritmo das operações
fundamentais, utilizando o Material Dourado, além de compartilharmos experiências
pedagógicas no processo ensino-aprendizagem.

Palavras Chaves: aprendizagem, desenvolvimento, compreensão e material concreto.


O uso de Material Dourado nas operações fundamentais

O Material Dourado é uma criação da médica e educadora italiana Maria
Montessori, para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática, junto às crianças que
apresentavam dificuldades de aprendizagem. Diante do sucesso que teve esse material
didático pedagógico, os professores começaram a utilizá-lo em sala de aula para trabalhar
as estruturas do Sistema de Numeração Decimal, os algoritmos das quatro operações
fundamentais, conceitos geométricos, frações, números decimais, porcentagem, áreas e
volumes.
Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como “Material das Contas
Douradas” e sua forma permitia que as próprias crianças produzissem as dezenas e
centenas. A imprecisão das medidas dos quadrados e cubos se constituía em um problema
ao realizar atividades com números decimais. Por isso, Lubienska de Lenval fez uma
modificação, construindo em madeira, na forma que encontramos hoje.
O primeiro contato da criança com o material dourado deve acontecer de forma
lúdica para que ela perceba a forma, a constituição, os tipos de peças do material e as
relações que se podem estabelecer entre elas.
Ao desenvolver atividades com material dourado, o professor pode solicitar aos
alunos que atribuam nomes aos diferentes tipos de peças desse material e criem uma forma
própria de registro, como uma maneira de incentivar o aluno a criar seus próprios métodos
de resolver problemas com materiais concretos. Após esse encaminhamento, o professor
deverá dizer o nome convencional das peças para que todos usem a mesma nomenclatura
quando estiverem resolvendo situações-problema e usando o referido material.
O trabalho, de agrupamentos e reagrupamentos, deve acontecer de modo gradativo,
iniciando pelas unidades (cubinhos), passando para as dezenas (barras), depois pelas
centenas (placas) e por último pela milhar (cubo).
A passagem de uma ordem para outra só deve acontecer quando a criança tiver compreendido o significado desses agrupamentos no Sistema de Numeração Decimal para depois aplicá-lo nas técnicas operatórias das operações fundamentais.
O uso do Material Dourado é importante porque as relações numéricas abstratas
passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do
raciocínio lógico e um aprendizado bem mais agradável. Com sua utilização em sala de
aula, os alunos dos anos/séries iniciais do ensino fundamental conseguem entender melhor
as operações de adição com trocas e a subtração com agrupamento. Pois, esses alunos
ainda tem uma certa dificuldade de entender a passagem do abstrato para o concreto e o
uso desse material possibilita uma aprendizagem com compreensão e mais eficaz.

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